Professora do Curso de Fisioterapia do CEST desenvolve projeto para assistência a idosos em isolamento social

A Professora Dra. Adriana Rego, docente do Curso de Fisioterapia do CEST, está executando um projeto de assistência remota aos idosos atendidos pela Faculdade Santa Terezinha que, devido à pandemia da COVID-19, estão em isolamento social e não podem ser atendidos presencialmente.

O Projeto, intitulado “Idosos Ativos”, é parte da disciplina Fisioterapia em Saúde Coletiva, do 7º período do Curso. São atendidos mais de 25 idosos com foco no tratamento da Gonartrose, ou artrose do joelho. Gonartrose é o termo usado para se referir ao desgaste da cartilagem do joelho, que ocorre com o avanço da idade ou pode ser causado pelo excesso de peso, que altera o centro da articulação, podendo levar ao traumatismo.

Baseado em exercícios de alongamento e fortalecimento muscular dos membros inferiores, o Projeto tem como objetivo manter os pacientes ativos mesmo em isolamento social, colaborando assim para sua saúde física e mental durante este período.

O acompanhamento das atividades dos idosos é feito pelos alunos da disciplina, que também elaboram palestras e cartilhas educativas, e promovem rodas de conversa, além de coordenar atividades de alongamento e relaxamento em grupo e a produção de eBook sobre a disciplina.

Segundo a prof. Adriana Rego, “as práticas acontecem na comunidade da Cidade Olímpica na União de Moradores do Jardim América do Norte (UMJAN).  Além do projeto com idosos, existem grupos com gestantes e com crianças. No grupo das gestantes são oferecidas palestras com temas como “cuidado com a gestante e com criança”. Já no projeto com crianças, as palestras abordam temas como “postura corporal e atividade física”, incluindo a postura adotada em vários ambientes (escola, casa, lazer), como carregar as mochilas, entre outros. ”.

O Projeto reforça o caráter social da Faculdade Santa Terezinha e a formação de referência nos alunos. No atendimento à comunidade e na formação de profissionais capacitados para o mercado de trabalho, sos alunos da Faculdade sempre são orientados pelos mais capacitados professores. O CEST parabeniza a Profa. Adriana Rego e seus alunos pela excelente iniciativa.

Confira abaixo a galeria sobre o Projeto: