O que é a Iniciação Científica

A Iniciação Científica é constituída por Projetos de Pesquisa direcionados para permitir aos alunos de graduação a primeira experiência com a pesquisa científica, mediante sua participação nesses projetos, sob a orientação de pesquisador qualificado e experiente.

 

A Iniciação Científica no CEST

O CEST possui Programa específico de Iniciação Cientifica, com o objetivo de propiciar a seus alunos vivenciamento na prática da pesquisa.

O desenvolvimento do Programa de Iniciação Cientifica do CEST estimula o surgimento de talentos potenciais entre os alunos, a partir da sua primeira experiência com a pesquisa cientifica, mediante sua participação em Projetos de Pesquisa sob orientação de pesquisadores qualificados.

 

Objetivos do Programa de Iniciação Científica

O Programa de Iniciação Cientifica da Faculdade Santa Terezinha tem como principais objetivos:

  • Promover a participação de alunos dos seus cursos de graduação no processo de investigação científica, seus métodos e técnicas, estimulando o desenvolvimento de habilidades, competências e talentos na (re)construção do conhecimento científico, em articulação com o ensino e a extensão, numa perspectiva de transformação social.
  • Ampliar as oportunidades de aprendizagem para seus alunos da graduação, por meio de sua participação em projetos de pesquisa científica, sob orientação de professores/pesquisadores qualificados, possibilitando o surgimento de talentos potenciais.
  • Estimular o desenvolvimento do pensamento científico no aluno participante.
 

Incentivo à produção científica e sua difusão

A produção científica dos alunos da Iniciação Cientifica decorrente das pesquisas desenvolvidas terá sua difusão apoiada pela Faculdade Santa Terezinha, por meio dos canais apropriados.

 

Bolsas de Iniciação Científica

Projetos de Iniciação Científica do Programa do CEST

Projetos em andamento

COORDENADORA DO PROJETO: Profa. Dra. Janaina Maiana Abreu Barbosa

DOCENTES PARTICIPANTES: Profa. Esp. Liana Raquel Rodrigues Braga, Profa. Esp. Pâmara Silva Loura Franco, Profa. MSc. Elizangela França Teixeira, Profa. Dra. Allanne Pereira Araújo

ALUNOS PARTICIPANTES: 2 alunos, do curso de Nutrição

PERÍODO: novembro de 2022 a novembro de 2024

Projetos executados

COORDENADORA DO PROJETO: Profa. Dra. Janaina Maiana Abreu Barbosa

ALUNOS PARTICIPANTES: 6 alunos, dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição

PERÍODO: agosto de 2021 a agosto de 2022

COORDENADORA DO PROJETO: Profa. MSc. Luciana Cavalcante Costa

DOCENTE PARTICIPANTE: Profa. Esp. Maria da Consolação Rios da Silva

ALUNOS PARTICIPANTES: 3 alunos, do curso de Fisioterapia

PERÍODO: agosto de 2021 a novembro de 2022

Editais do programa

Editais em aberto

  • Editais de Seleção de Projetos de Iniciação Científica

EDITAL DE PRORROGAÇÃO 046/2023/CEST – Torna público que PRORRGOU o edital 044/2023 que trata da Seleção de Projetos de Pesquisa para o Programa Institucional de Iniciação  Científica – Edição 2024, na forma e condições a seguir estabelecidas.

RETIFICAÇÃO do 044/2023/CEST – Torna público a presente Retificação no Edital Nº 044/2023 para Seleção de Projetos de Pesquisa para o Programa Institucional de Iniciação  Científica – Edição 2024, na forma e condições a seguir estabelecidas.

EDITAL 044/2023/CEST – torna público o presente Edital para seleção de projetos de pesquisa para o Programa Institucional de Iniciação Científica – Edição 2024, na forma e condições a seguir estabelecidas.

EDITAL 060/2022/CEST – Torna público que prorrogou o Edital nº 054/2022/CEST que trata da Seleção de Projetos de Pesquisa para o Programa Institucional de Iniciação Científica.

EDITAL 054/2022/CEST – Torna público o presente edital para seleção de projetos de pesquisa para o Programa Institucional de Iniciação Científica, na forma e condições deste edital..

  • Editais de Seleção de alunos para a Iniciação Científica

EDITAL 004/2023/CEST – Faz saber aos(às) interessados(as) que se encontram abertas as inscrições ao Processo Seletivo para Bolsas de Iniciação Científica – Ano Letivo 2023, objetivando preencher 14 (quatorze) vagas disponíveis para alunos(as) dos Cursos de Administração, Direito, Fisioterapia, Nutrição e Tecnologia em Estética e Cosmética, que têm interesse em participar dos Projetos de Iniciação Científica selecionados por meio do Edital 054/2022.

Resultados dos Editais

Editais encerrados

Editais de Seleção de Projetos

Editais de Seleção de alunos para a Iniciação Científica

Jornadas de Iniciação Científica – JORNICs

Jornada 2024 de Iniciação Científica

Regulamento da Iniciação Científica

Aconteceu na Iniciação Científica

CONTATO

Iniciação Científica

E-mail: iniciacao.cientifica@cest.edu.br

Fone: (98) 3213-8010

Pular para o conteúdo