A CLÍNICA-ESCOLA SANTA EDWIGES

A Clínica-Escola Santa Edwiges foi construída pelo CEST em 2003, para servir de campo de realização de práticas assistidas, de estágios curriculares, de projetos de iniciação científica, de projetos de extensão dos seus  Cursos.

Desse modo, o CEST e sua Mantenedora, APAE de São Luís, por meio da Clínica-Escola, vêm contribuindo para a inclusão social, a promoção da cidadania e a interação com a sociedade, nas áreas da educação, da educação em saúde e da promoção da saúde e cidadania, a partir das atividades realizadas na Clínica  e dos serviços que oferecidos à população, cumprindo, desse modo, o compromisso de integrar os seus cursos ao Sistema Único de Saúde (SUS) e à comunidade.

GESTÃO E FUNCIONAMENTO

Coordenadora: Profa. Esp. Emanuele Garcia Costa Marques de Paulo

Coordenadora Adjunta: Profa. Ma. Ana Cleide Vasconcelos

Funcionamento: 7h30 às 18h – segunda a sexta-feira 
Fone: 
(98)3216-4220
Endereço: 
Granja Barreto s/n – Outeiro da Cruz – CEP: 65040-620
Email: 
clinicaescola@cest.edu.br

ESTRUTURA FÍSICA

A Clínica-Escola possui estrutura própria e estacionamento, com ampla área construída, distribuída em dois pavimentos. No primeiro,  funciona o setor de Fisioterapia e, no segundo pavimento, funcionam os  setores de Enfermagem , Nutrição. A Clínica-Escola dispõe de salas amplas, utilizadas as diversas atividades, bem como de salas de observação, que favorecem o processo de aprendizagem e interação dos alunos, além de salas de supervisão, espaços de estudos e produção científica. Os dois pavimentos possuem uma ampla área de vivência para acolhimento dos usuários.

A estrutura da Clínica também é utilizada para a prestação de serviços do Centro Especializado em Reabilitação- CERIII, nas áreas física, auditiva e intelectual, habilitado pelo Ministério da Saúde- Sistema Único de Saúde- SUS.

AÇÕES DESENVOLVIDAS NA CLÍNICA-ESCOLA

Com a participação dos alunos e docentes dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem e Nutrição, a Clínica-Escola realiza cerca de 5.000 atendimentos mensais, integrados ao Sistema Único de Saúde- SUS, através do convênio com a Secretaria Municipal de Saúde- SEMUS, beneficiando pessoas com deficiência e a comunidade em geral, da capital e do interior do Estado.

CAMPOS DE PRÁTICAS ASSISTIDAS E ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS

Fisioterapia: Atendimentos nas áreas de reumatologia, traumatologia, neurologia adulto, fisioterapia respiratória e cardiorrespiratória, pediatria, neuropediatria, fisioterapia em urogineco obstetrícia e fisioterapia aquática, para crianças, adolescentes, adultos e idosos;  

Enfermagem: Atendimentos com ênfase nos programas de saúde da mulher, saúde da criança e adolescentes, saúde coletiva, saúde mental e ações de educação em saúde, à população em geral;

Nutrição: Atendimentos nas áreas de nutrição clínica e nutrição social para gestantes, crianças, adolescentes, adultos e idosos, desenvolvendo programas específicos, avaliações, orientação e acompanhamento;

Todos os setores trabalham articulados com as demais áreas da Apae de São Luís, com programas específicos voltados para patologias, como Síndrome de Down, fenilcetonúria, anemia falciforme, síndromes raras, transtorno do espectro autista, doenças e agravos não transmissíveis e reabilitação pós-covid, além da assistência a grupos específicos de diabéticos, hipertensos.

FISIOTERAPIA

ENFERMAGEM

NUTRIÇÃO

INICIAÇÃO CIENTÍFICA, PESQUISA E EXTENSÃO

A Clínica- Escola é espaço que propicia o desenvolvimento de projetos de iniciação científica, pesquisa e extensão, disponível para alunos, professores e pesquisadores das diversas áreas.

PESQUISAS RELATIVAS A TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO

A Clínica-Escola está disponibilizada  para o desenvolvimento de projetos de pesquisa relacionados a trabalhos de conclusão de curso- TCC,  dos cursos de graduação e pós-graduação do CEST. Os projetos de pesquisa relativos aos TCC’s, após chancela da Coordenação de Curso, são encaminhados a Clínica-Escola e acompanhados pelos respectivos orientadores.

PROJETO DE EXTENSÃO APRENDER FAZENDO

O projeto, realizado nos meses de julho e janeiro de cada ano, envolve diferentes disciplinas e promove espaço importante de aprimoramento acadêmico dos alunos. Seu objetivo é proporcionar aos estudantes aprendizado teórico-prático, bem como provocar análises e reflexões sobre as diferentes realidades vivenciadas na Clínica-Escola.

PRINCIPAIS ATIVIDADES DOS SETORES DA CLÍNICA-ESCOLA

A Clínica-Escola, através dos seus setores de Fisioterapia, Enfermagem e Nutrição, executa procedimentos especializados, de acordo com a demanda apresentada, a partir do encaminhamento feito por profissionais da saúde ou por serviços de saúde externos. A assistência aos usuários na Clínica-Escola é prestada pelos alunos, sob supervisão docente, em níveis diferentes de complexidade, tanto por ocasião das práticas assistidas das disciplinas como principalmente por meio dos estágios supervisionados.

SETOR DE FISIOTERAPIA

Fisioterapia neuro-trauma-ortopedia adulto

Fisioterapia aquática

Fisioterapia uroginecológica

Fisioterapia cardiorrespiratória

Fisioterapia Therasuit

Pediatria e Neuropediatria

SETOR DE ENFERMAGEM

SETOR DE NUTRIÇÃO

Pular para o conteúdo