Acadêmicos do CEST apresentam trabalho em evento internacional

Alunos do Cursos de Nutrição, Enfermagem, Direito e Fisioterapia do CEST participaram  do   II Simpósio Internacional e V Nacional de Tecnologias Digitais na Educação (SNTDE 2020), promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Tecnologias Digitais na Educação (GEP – TDE) da Universidade Federal do Maranhão.

Com o tema “Leitura e escrita no mundo digital”, o evento teve como objetivo estimular a discussão sobre o uso pedagógico das tecnologias na educação.

Os alunos do CEST participaram do evento virtual sob a modalidade Comunicação Oral,oportunidade em que relataram suas experiências na Faculdade com o uso das ferramentas tecnológicas nas aulas remotas do primeiro semestre de 2020.

Os artigos apresentados no Simpósio são resultado dos trabalhos apresentados no Café Filosófico e Seminários Temáticos, organizados pela Professora Isabel Freire (orientadora) e Gabriella Barbosa (coorientadora), juntamente com os demais professores dos primeiros períodos, Assessor Pedagógico e os Coordenadores de Cursos.

Para o aluno Rodrigo Alves, do 2º período de Enfermagem, a experiência no evento foi muito gratificante e enriquecedora:

“Participar do projeto Café Filosófico Virtual e apresentá-lo no II Simpósio Internacional e V Nacional de Tecnologias Digitais na Educação foi muito gratificante e enriquecedor. Esse simpósio estimula discussões sobre o uso pedagógico das tecnologias na educação com vários minicursos, palestras e apresentações de artigos relacionados com o tema. (…) Enfim, foi uma experiência muito gratificante e um momento ótimo para compartilharmos nossas ideias sobre metodologias ativas no ensino superior. Gostaria de agradecer à professora Isabel Freire pela oportunidade e a todos os participantes do projeto Café Filosófico Virtual”.

O aluno Gerson Carvalho, do 2º período de Direito, ressaltou que participar do evento contribuiu muito com seu aprendizado, além de ser uma experiência nova:

“Nos tempos de pandemia o ensino remoto foi uma ferramenta utilizada para dar continuidade ao processo de aprendizagem e desenvolvimento acadêmico. Apresentar trabalhos e assistir aulas foi e ainda é uma experiência nova, assim como a apresentação de um artigo acadêmico. Uma nova experiência que de certa forma contribui para nosso aprendizado, em parceria com os professores, o desenvolvimento do trabalho e a apresentação demonstram a importância de se continuar melhorando a cada dia para a continuidade do processo de aprendizagem. Sendo assim, participar de uma apresentação desse porte foi algo que contribuiu muito para o aprendizado e desenvolvimento da vida acadêmica e também mostra o potencial da Faculdade Santa Terezinha e dos professores, que tanto contribuem para o nosso crescimento acadêmico.”

Os alunos apresentaram os seguintes artigos:

APLICATIVOS UTILIZADOS NA AULA REMOTA NO ENSINO DA FILOSOFIA no curso de nutrição: relato de experiência numa IES em São Luís – Ma.”

• Miria de Fátima Araújo Martins  (4ºperíodo de Nutrição)
  • Kiema Victória Padilha Taty  (4ºperíodo de Nutrição)
  • Isabella Fernanda Ferreira Pereira  (4ºperíodo de Nutrição)

A PRODUÇÃO DE VÍDEO COMO FERRAMENTA TECNOLÓGICA AVALIATIVA DA DISCIPLINA DE PATOLOGIA DO CURSO DE FISIOTERAPIA DE UMA IES PRIVADA EM SÃO LUÍS-MA;

• Saint-Clair Asafe Araújo Neves (4º período de Fisioterapia)

SEMINÁRIO TEMÁTICO NA GRADUAÇÃO EM DIREITO EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA DISCUSSÃO SOBRE O ACESSO À JUSTIÇA NA DISCIPLINA FILOSOFIA COMO FIO CONDUTOR DO PROJETO

• Ana Luísa Bogéa Almeida (2º período de Direito)
  • Gerson Carvalho de Morais (2º período de Direito)
  • Israel William Beckman Nascimento (2º período de Direito)
  • Lettycia Kelly Gomes Colins (2º período de Direito)

“A METODOLOGIA ATIVA COMO FERRAMENTA PARA LEITURA CRÍTICA NO ENSINO REMOTO NO CURSO DE ENFERMAGEM: relato de experiência das aulas de filosofia numa IES em São Luís-Ma”

• Lissandra de Jesus Abreu Moraes (2º período de Enfermagem)
  • Rodrigo Alves Marques (2º período de Enfermagem)

A Faculdade Santa Terezinha parabeniza os alunos e professores pelo incentivo à pesquisa e ao compartilhamento do conhecimento acadêmico, prioridade na Instituição.