Tese de Doutorado de Docente do Curso de Enfermagem do CEST apresenta alternativa ao tratamento da Endometriose

A Professora Isabela Bastos Jacome de Souza, do Curso de Enfermagem do CEST, conquistou o título de Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Maranhão com a tese intitulada “Efeitos da talidomida no tratamento da endometriose experimental em ratas”.

A endometriose é uma doença crônica e debilitante associada à dor pélvica e diversas estratégias têm sido pesquisadas para o controle da dor, como a utilização de substâncias anti-inflamatórias. Nesta perspectiva, a talidomida surge como opção no controle álgico por sua propriedade imunomoduladora utilizada no tratamento de diversas condições clínicas. 

O objetivo da pesquisa foi avaliar o efeito analgésico e anti-inflamatório da talidomida no tratamento de endometriose experimental. Foram utilizadas 36 ratas da linhagem Wistar e separadas aleatoriamente em 06 grupos: CONTROLE (-), LEUPROLIDA, SHAM e grupos T25, T50 e T100 com administração via oral respectivamente de 25, 50, e 100mg/kg/dia de talidomida.

A pesquisadora realizou testes comportamentais para avaliação da dor, avaliação dos níveis séricos das citocinas, aferições dos volumes dos implantes antes e ao final do protocolo de tratamento e estudo histopatológico das áreas de implante. Foi possível constatar que a talidomida teve uma ação analgésica, anti-inflamatória e reduziu o tamanho dos implantes, mais expressiva com doses a partir de 50mg/kg/dia, podendo ser sugerida como uma opção no tratamento da dor da endometriose.

Graduada em Enfermagem pela Faculdade CEST, Professora das disciplinas Enfermagem em Saúde Coletiva e Doenças Transmissíveis, do Curso de Enfermagem, Isabela Bastos também é Enfermeira da Estratégia Saúde da Família pela Secretaria Municipal de Saúde de São Luís.

A Faculdade Santa Terezinha parabeniza a docente pela conquista do título, assim como pelo compartilhamento do conhecimento acadêmico e pela importante contribuição como resultado do seu trabalho, e deseja sucesso em sua carreira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *