Curso de Direito do CEST promove o I Encontro Internacional “Direito e Humanidades”

Será realizado, no dia 19 de novembro, o “I Encontro Internacional Direito e Humanidades: uma perspectiva interdisciplinar”, promovido pelo Curso de Direito da Faculdade Santa Terezinha. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através do link https://forms.gle/gjaP1Biew4uHeDVe8

O Encontro tem como objetivo, além de abordar o Direito numa perspectiva interdisciplinar e aliar tal lógica à visão humanística, evidenciar aos alunos do Curso de Direito a importância do Direito Comparado e da Interdisciplinaridade como permissa garantidora da formação jurídica crítico-reflexiva, além de discutir temas jurídicos atuais com grande repercussão nos âmbitos acadêmico, profissional e social.

O evento contará com a participação de importantes juristas de âmbito internacional, com destaque para as palestras do Professor Dr. Ricardo Rabinovich-Berkman, Diretor do Departamento de Ciências Sociais da Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires e professor do Doutorado da mesma instituição; e do Professor Dr. Sandro Alex de Souza Simões, da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, nas disciplinas de Direito Romano e História do Direito Português, e professor do Centro Universitário do Estado do Pará-CESUPA.

Também participarão do Encontro a Prof.ª Ma. Glaucia Fernanda Oliveira Martins Batalha, Coordenadora do Curso de Direito; o Prof. Me. Alcides Coelho Júnior, Docente e Membro do NDE do Curso de Direito; e o Prof. Esp. Nelson Basile Neto, Presidente da UBAIJ (União Brasileiro – Argentina para Integração Jurídica), especialista em Direito Público e Eleitoral.

O evento será transmitido no canal da Faculdade CEST no Youtube. A inscrição é gratuita e alunos do CEST terão 6 horas de carga horária como atividade complementar (as horas serão registradas a partir da frequência no evento via inscrição do Google Forms).

Confira abaixo a programação do evento:

17h00 as 18h00:
Palestra: “DE LOUCOS, CEGOS E CORCUNDAS: UMA DIFÍCIL HISTÓRIA DE INCLUSÃO.
Participante: Ricardo Rabinovich-Berkman: Advogado (UBA); Doutor pela Universidade de Buenos Aires (Área: Filosofia do Direito). Professor do Doutorado da Faculdade de Direito (UBA). Professor da UBA (História do Direito; Princípios Gerais do Direito Latino-Americano), do Universidade Nacional de Lomas de Zamora (Direito Civil, Parte Geral) e da Universidade de Belgrano (Direitos Humanos). Diretor do Departamento de Ciência Ciências Sociais da Faculdade de Direito (UBA) desde 2012. Diretor do Programa do Curso para o Doutorado (Faculdade de Direito da UBA) desde 2008. Co-Diretor do Mestrado em Cultura Jurídica (Universidade de Girona, Catalunha) desde 2014. Secretário do Conselho Acadêmico de Ética em Medicina (Academia Nacional de Medicina, Argentina), de 2016. Primeiro Diretor Geral da Escola de Magistratura do MERCOSUL (2012- 2014).
18h00: Mediação e Perguntas

19h00 as 20h00:
Palestra: “DA “NATUREZA CONCEITO” PARA A “NATUREZA-HISTÓRIA: UMA DISCUSSÃO HERMENÊUTICA DO DIREITO AMBIENTAL”.
Participante: Sandro Alex de Souza Simões: : Doutor (Dottore di Ricerca) pela Università Del Salento/Lecce (2009). Possui mestrado em Direito pela Universidade Federal do Pará (2004) e graduação em Direito pela Universidade Federal do Pará (1995). É especialista em Bioética pela Università Del Sacro Cuore -Roma (2006). É professor efetivo de História do Direito e do Pensamento Jurídico (Gradução) desde agosto de 2000 e de História do Direito Público (mestrado) do Centro Universitário do Estado do Pará-CESUPA, no qual foi Coordenador do curso de graduação em direito (2002-2006 e 2009-2016). É Professor assistente convidado da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa nas disciplinas de Direito Romano e História do Direito Português. Investigador do Centro de Investigação em Teoria e História do Direito -THD- da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa desde 2016. É sócio fundador e foi Vice-Presidente do Centro de Bioética da Amazônia-CBAm (2011-2012), membro fundador e ex-diretor da Associação Brasileira de Ensino do Direito-ABEDI (2006-2010) e ex-membro da Comissão de Especialistas de Supervisão dos cursos de Direito -MEC/SESu/DESUP/CGSUP(2007-2010). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em História do Direito e do Pensamento Jurídico, filosofia do direito e bioética, atuando principalmente nos seguintes temas: História do Pensamento jurídico; Escola Ibérica no século XVI, filosofia do direito e história do Direito Romano
20h00: Mediação e Perguntas

MEDIADORES:
Prof.ª Ma. Glaucia Fernanda Oliveira Martins Batalha: Coordenadora do Curso de Direito do CEST, Mestre em Direito, UFPA (2010), Especialista em Direito Administrativo e Administração Pública, UNAMA (2008)

Prof.ºMe. Alcides Coelho Júnior: Mestre Profissional em Administração, FEAD (2014), Especialista em Direito do Estado, UNIDERP, (2010), Especialista Direito Processual Civil, UNISUL/LFG (2009), Especialista Direito Processual: Grandes Transformações, UNISUL/LFG (2008).

Prof. Esp. Nelson Januário Costato Basile Neto: Presidente da Ubaij (União brasileiro Argentina para Integração Jurídica). Advogado, membro da comissão de direito eleitoral da OAB/SP, especialista em Direito Público e Eleitoral. Mestrando em cultura jurídica pela Universidade de girona, e doutorando em direito constitucional pela Universidade de Buenos Aires.Professor universitário, autor de publicações e expositor em diversas instituições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *