CEST e Mackenzie lançam Mestrado Interinstitucional em Direito

A Faculdade Santa Terezinha e a Universidade Presbiteriana Mackenzie uniram-se em parceria para oferecer o Mestrado em Direito Político e Econômico, Interinstitucional, destinado a graduados em Direito, que tem como objetivo estimular e consolidar a reflexão crítica a respeito do impacto que as principais mudanças de paradigma da sociedade contemporânea têm causado na esfera jurídica, criando novas relações entre o Direito, a Economia e a Política.

O Mestrado tem como área de concentração o Direito Político e Econômico, trazendo uma reflexão crítica a respeito de dois grandes aspectos contraditórios da atualidade: a democracia de massas e a concentração do poder econômico. São justamente as tensas relações entre esses dois elementos que contribuem para a ampliação dos espaços democráticos de participação popular nas decisões e nos resultados do processo econômico.

Tal embate acaba forçando, ainda, a estruturação de instrumentos políticos e jurídicos para controlar a influência do poder econômico privado no processo de tomada de decisões político-estatais e na esfera dos direitos fundamentais dos cidadãos, gerando, assim, um maior equilíbrio entre o Direito, a Política e a Economia.

As linhas de pesquisa do Mestrado são “A Cidadania Modelando o Estado”, trazendo uma reflexão acerca do conceito de cidadania, para integrá-lo aos fundamentos e princípios do Estado Social e Democrático de Direito, especialmente no que se refere ao dever de promover a justiça social e a participação política efetiva, e “O Poder Econômico e seus Limites Jurídicos”, que aborda as relações entre o fenômeno jurídico e o modo de produção capitalista. O objetivo desta linha de pesquisa é identificar, fundamentar e justificar os limites jurídicos do poder e econômico, relacionando-os com o papel do Estado no domínio econômico.

Serão ofertadas 25 vagas, e o Processo Seletivo se dará por meio de entrevista, análise de pré-projeto. As inscrições estão abertas, e para mais informações sobre o Mestrado acesse: cest.edu.br/mestradoemdireito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *