Alunos do Curso de Direito do CEST realizam visita ao Programa de Pós-Graduação em Direito da UFMA

O Programa de Pós-Graduação em Direito da UFMA recebeu na tarde da terça-feira (30/05) os alunos do 1º Período noturno do Curso de Direito da Faculdade CEST, da Disciplina História do Direito, ministrada pela Profa. Dra. Bruna Feitosa Serra de Araújo, Pós-Doutoranda no PPGDIR para visita técnica institucional.

Os acadêmicos do Curso de Direito foram acolhidos pelo Prof. Titular Dr. Paulo Roberto Barbosa Ramos, Coordenador do Programa e Professor da Disciplina História das Instituições do Sistema de Justiça e pelos mestrandos do Programa, os quais recepcionaram os alunos na sala de congregação e compartilharam suas experiências acadêmicas.

Durante a visitação o Prof. Paulo Ramos resgatou a historicidade do prédio secular da Faculdade de Direito que desde 1924 iniciou suas atividades. Explicou, igualmente, os objetivos do Programa, as linhas de pesquisa e o processo anual de seleção de mestrandos. Finalizou convidando os alunos do CEST a participarem dos cursos de aperfeiçoamento que o Programa irá brevemente oferecer à comunidade acadêmica.

Para a professora e pesquisadora Bruna Feitosa, que acompanhou o grupo de estudantes pelas dependências do Programa, percorrendo vários ambientes como a Sala de Congregação, Salas de Aulas, Biblioteca com mais de 10 mil títulos, Sala de Defesa e Auditório, a visita técnica contribuiu com o processo formativo de construção do perfil acadêmico dos alunos do CEST, os quais desde o 1o período estão tendo a oportunidade de vivenciar a rotina dos estudos avançados dos pesquisadores da ciência jurídica, aprimorando assim o processo de ensino e aprendizagem.

Ressalta-se que disciplina História do Direito busca apresentar e discutir o significado dos institutos fundamentais do processo evolutivo do Direito, compreendendo-o como reflexo de fatores socioeconômicos e culturais, percebendo os acontecimentos históricos com densidade própria, a fim de proporcionar instrumentos para a formação de uma consciência crítica, desmistificando o estudo dogmático do Direito, observando-o como fenômeno social, político e ideológico inserido dentro de uma realidade e sociedade específica.