Alunas do Curso de Enfermagem publicam artigo na Revista Brazilian Journal of Health Review

Artigo com resultados de pesquisa desenvolvida por alunas do 9º período do Curso de Enfermagem do CEST foi publicado no periódico internacional “Brazilian Journal of Health Review”, classificado como Qualis B3 pela Capes.

A pesquisa foi desenvolvida pelas alunas Rhayssa dy Kassya dos Santos de Oliveira, Nathália da Silva Licar, Camila Karoline Souza Moreno e Miria Andréia Araújo Vieira Lopes, sob orientação das professoras Nayana de Paiva Fontenelle Xerez e Ana Patrícia Barros Câmara.

Com o título “Associação da Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica e a Covid-19”, a pesquisa teve como objetivo analisar relações entre a associação da Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P) e a Covid-19, e como o aumento de registros de SIM-P pode estar ligado aos casos de crianças que foram acometidas pela Covid-19.

Como conta a Profa. Nayana Fontenelle, “A construção desse trabalho se deu a partir motivação das alunas com a conclusão da disciplina optativa de Pesquisa em Enfermagem. Nessa disciplina, foram apresentados durante as aulas exemplos de pesquisas na área da Enfermagem, ocasião em que discutimos a construção de artigos científicos para publicação. Acredito que foi um momento de grande impulso para o início das publicações na vida acadêmica delas. Como docente da disciplina fico muito feliz com o desempenho das alunas e essa conquista”.

Já a Profa. Ana Patrícia Câmara afirma queEstamos vivenciando um período de nossas vidas em que compartilhar o conhecimento nunca foi tão importante. Me senti realizada por observar o interesse das acadêmicas pela pesquisa e participar do nascimento de enfermeiras pesquisadoras. Tenho convicção que esse artigo é apenas o início de uma engrandecedora trajetória de pesquisas e publicações”.

O grupo de alunas coautoras do artigo completa dizendo que “A idealização deste artigo é uma das nossas pequenas conquistas durante a graduação, pensamos em abordar uma temática inovadora que somasse em conhecimento diante do cenário atual da pandemia. Ressaltamos ainda sobre a grande contribuição que a Faculdade Santa Terezinha-CEST tem neste passo, pois a mesma sempre motiva seus alunos a desenvolver habilidades relacionadas à pesquisa”.

O artigo completo está disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/article/view/30671

A Faculdade Santa Terezinha parabeniza as discentes e professoras orientadoras pela relevante publicação e pelo incentivo à pesquisa e ao compartilhamento do conhecimento acadêmico, prioridade na Instituição.