O curso de Sistemas de Informação do Centro Universitário Santa Terezinha – CEST segue conquistando destaque no cenário acadêmico nacional. Um artigo científico produzido por alunos e professores da instituição foi publicado na Revista DELOS (Curitiba), periódico com classificação Qualis A pela CAPES, reafirmando o compromisso institucional com a inovação e a excelência na produção científica.

Intitulado “Aplicação de Inteligência Artificial na Análise de Similaridade de Ementas Acadêmicas”, o trabalho foi desenvolvido pelos estudantes Zaina Valeska Rodrigues da Silva e Samuel Santos Silva, sob orientação do Prof. Dr. Thiago Nelson Faria Reis e coorientação da Prof.ª Esp. Juliany Pereira Costa.
A pesquisa propõe uma solução inovadora para um desafio recorrente nas instituições de ensino superior: a análise de equivalência curricular entre disciplinas. Tradicionalmente realizada de forma manual, essa análise pode ser demorada e suscetível a erros. Por isso, o artigo apresenta o desenvolvimento de um sistema automatizado baseado em Inteligência Artificial e Processamento de Linguagem Natural (PLN), capaz de identificar padrões semânticos entre ementas acadêmicas e tornar o processo mais ágil e preciso.
O estudo utilizou abordagens de aprendizado de máquina e aprendizado por reforço, sendo testado no próprio curso de Sistemas de Informação do CEST. A implementação de um Web Service possibilitou a redução do tempo de análise de dias para segundos, além de permitir que o modelo fosse continuamente aprimorado a partir do feedback dos usuários.
Os resultados reforçam o potencial da aplicação da IA na gestão acadêmica, trazendo mais eficiência, acessibilidade e transparência para os processos internos das instituições. A pesquisa também abre caminhos para futuros estudos com técnicas avançadas de PLN e bases de dados mais robustas.
Essa importante publicação não apenas fortalece a atuação científica do curso, como também comprova o protagonismo dos alunos e professores do CEST na busca por soluções tecnológicas de impacto.
Parabenizamos os autores e orientadores pelo excelente trabalho desenvolvido e pela conquista de uma publicação em periódico de alto nível, que honra o nome do CEST e contribui para a inovação no ensino superior.