Alunos do curso de Enfermagem do CEST iniciam atendimento em Força-Tarefa de combate à COVID – 19

Alunos do 9° e 10° períodos do Curso de Enfermagem do CEST iniciaram nesta semana o trabalho junto à Força-Tarefa Discente, projeto criado pelo Governo Estadual em parceria com a FAPEMA e com Instituições de Ensino Superior, para ajudar no combate à COVID – 19. Ao todo, 22 estudantes da Faculdade Santa Terezinha foram selecionados.

Os alunos serão responsáveis por auxiliar no acolhimento e aconselhamento, além de auxiliar na estratificação de risco de pacientes com síndromes gripais agudas, e dessa forma desafogar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de São Luís.

Serão três frentes de trabalho: um Call Center, onde os alunos poderão auxiliar a população via telefone sobre medidas de prevenção e demais informações sobre a COVID_19; no atendimento em UPAs, auxiliando no acolhimento e triagem de pacientes com sintomas gripais; e no atendimento on-line, via aplicativo desenvolvido pelo Governo, para pacientes com sintomas gripais e para o acompanhamento de pacientes já diagnosticados.

Médicos e Enfermeiros da Força Estadual de Saúde do Maranhão (FESMA) atuarão como tutores dos alunos, e o trabalho no atendimento será contabilizado como estágio extracurricular de 20h semanais. Além disso, os alunos receberão uma bolsa-auxílio concedida pela FAPEMA.

Dena Dias, aluna do 10° período do Curso de Enfermagem do CEST, que trabalhará na Força-Tarefa, diz que “jamais imaginei que pudéssemos fazer um diferencial tão grande como o que estamos fazendo. É tão gratificante saber que a nossa Faculdade CEST nos preparou tão bem para esse momento ímpar da história! Estamos preparados! Estou segura disso! E através de todo conhecimento científico que tivemos, agora estamos colocando em pratica o cuidado através de ações. O futuro é promissor, só temos a colher os frutos da experiência, ajudando vidas através da Ação aliada ao conhecimento acadêmico, assim nos tornaremos Enfermeiros singulares e com um diferencial no mercado! ”.

Já Marília Graziele Barros, aluna do 9º período do Curso de Enfermagem do CEST, fala que “o projeto agrega a experiência com a oportunidade de atuar num momento de crise na saúde mundial. Nesse sentido, a Faculdade Santa Terezinha tem papel fundamental ao oportunizar ao aluno experimentar a prática profissional humanizada sendo incentivado às atividades de extensão.”.

A Faculdade Santa Terezinha parabeniza todos aqueles que atuarão nesta Força-Tarefa, especialmente os alunos do CEST. Seu trabalho será muito importante no combate à COVID-19.