RELATO INSTITUCIONAL
Faculdade Santa Terezinha - CEST

RELATO INSTITUCIONAL

Síntese histórica – A história da Faculdade Santa Terezinha – CEST está associada ao amadurecimento da sua Mantenedora, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de São Luís, entidade assistencial e educacional, filantrópica e sem fins lucrativos fundada em 1971, constituída com o objetivo de propiciar assistência e integração social a pessoas com deficiência quanto à sua saúde, educação e defesa de seus direitos.

A presença da APAE no ensino superior do Maranhão inicia-se em 1998, com a criação da Faculdade Santa Terezinha – CEST, empenhada que estava em encontrar solução definitiva para a absorção de profissionais para integrar equipes multidisciplinares de saúde, devido à falta local destes, uma vez que lhe era requerido prestar assistência voltada para a habilitação, reabilitação e integração social de pessoas com deficiência.

Necessitava-se, portanto, do concurso de profissionais da área da saúde com formação específica, tais como terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e fisioterapeutas. Dada sua escassa disponibilidade no mercado local, pois todos eram oriundos de outros Estados, tentou-se inicialmente sensibilizar as universidades públicas locais, Universidade Federal do Maranhão e Universidade Estadual do Maranhão, para que aqui implantassem aqueles cursos. Não sendo bem sucedida mesmo após várias tentativas, a APAE de São Luís partiu ela própria, pioneiramente, para criar tais cursos, instituindo a Faculdade Santa Terezinha – CEST. 
Ler mais…

Pular para o conteúdo