18 Anos do Escritório-Escola do CEST é comemorado com palestra ministrada pelo Presidente da OAB-MA

O Escritório-Escola Prof. Expedito Alves de Melo, do curso de Direito do Centro Universitário Santa Terezinha – Cest, celebra uma trajetória de 18 anos de contribuições significativas para a comunidade acadêmica e a sociedade em geral.

Para comemorar tão relevante data, um dos destaques da programação foi a palestra proferida pelo Dr. Kaio Saraiva, Presidente da OAB-MA, intitulada “A Concretização do Direito ao Acesso à Justiça e Advocacia Social”.

O evento, realizado no auditório Dra. Maria da Conceição Lima Melo Rolim, reuniu docentes, estagiários e alunos para uma discussão profunda sobre os desafios enfrentados pelo sistema judiciário brasileiro.

A palestra foi aberta pela Dra. Conceição Rolim, Vice-Reitora do Cest, e mediada pela Dra. Glaucia Batalha, Professora e Coordenadora do Curso de Direito do Cest.

O Dr. Kaio Saraiva, com sua vasta experiência, enfatizou a necessidade de uma advocacia mais inclusiva e socialmente engajada, capaz de servir como ponte entre o cidadão e a justiça, destacando a importância do acesso à justiça e o papel vital que os advogados desempenham nesse processo.

A Vice-Reitora do CEST, Dra. Conceição Rolim, ressaltou a importância da visita do Presidente da OAB-MA e o reconhecimento recente do Tribunal de Justiça quanto à excelência da estrutura do Escritório-Escola. Ela parabenizou a equipe do Curso de Direito e do Núcleo de Prática Jurídica pela dedicação e pelo sucesso alcançado.

Durante o evento, a Dra. Joana Damasceno, Coordenadora do Escritório-Escola, foi agraciada com uma placa em reconhecimento à sua trajetória e ao seu trabalho exemplar à frente do Escritório.

A Dra. Joana Damasceno, Coordenadora do Escritório-Escola Prof. Expedito Alves de Melo, agradeceu a presença e contribuição do Dr. Kaio Saraiva, destacando a relevância da palestra para os estagiários e para a população atendida pelo escritório e o compromisso da instituição com a prestação de serviços jurídicos à comunidade carente, especialmente na área do Direito de Família.

Após a palestra, o presidente da OAB/MA participou de uma visita guiada às instalações do Escritório-Escola, onde conheceu a estrutura física, como salas de atendimento, salas de audiência e outros setores.

“O evento no Escritório-Escola Prof. Expedito Alves de Melo foi essencial e primordial para o desenvolvimento acadêmico, em especial no âmbito do Direito, da Justiça e da Advocacia Social, nos levando a aprender sobre a valorização do advogado e a importância do seu papel na sociedade”, declarou Adriana Soares, aluna do 7º período do curso de Direito noturno.

O Escritório-Escola do CEST desempenha um papel fundamental na formação dos futuros advogados, proporcionando-lhes experiência prática e oferecendo assistência jurídica gratuita à população carente. Com um histórico impressionante de mais de 17 mil ações ajuizadas em benefício da coletividade, o escritório se destaca como um modelo exemplar de compromisso social e acadêmico.

A celebração dos 18 anos do Escritório-Escola Prof. Expedito Alves de Melo reflete o compromisso contínuo do CEST com a excelência acadêmica e o serviço à comunidade.

Veja as fotos.