Instituto Brasileiro de Direito da Família e Faculdade Santa Terezinha promoverão seminário sobre Direito das Famílias

O Instituto Brasileiro de Direito da Família – IBDFAM e a Faculdade Santa Terezinha – CEST realizarão, no dia 19 de março, no auditório da faculdade, o 9º Seminário Diálogos do IBDFAM com o tema “A mulher no Direito das Famílias”.

De acordo com o projeto do IBDFAM, o evento tem como objetivo propor aos participantes o debate sobre temas atuais e polêmicos no que se refere à proteção das categorias juridicamente consideradas vulneráveis no âmbito do direito das famílias, prestigiando a experiência profissional interdisciplinar aliada à teorização das matérias.

As inscrições podem ser feitas na Central de atendimento do CEST (alunos do CEST) ou através do e-mail: direito_matutino@cest.edu.br (para público externo). No corpo do e-mail devem constar os seguintes dados: Nome completo, telefone e comprovante de depósito da taxa simbólica de inscrição (R$16,00).

Dados para depósito:

Banco do Brasil

Ag 0020-5

CC 87251-2

ASS PAI AMI EXC S L/FIES

CNPJ: 06.048.565/0001-25

Palestrantes

Josédla Fraga Costa: Doutora em Ciências Sociais [UFMA – 2012/2016]; Mestre em Ciências Sociais [UFMA -2009]; Especialista em Magistério Superior [UNICEUMA – 2008]; Bacharel em Direito [UNICEUMA – 2005]; Bacharel em Ciências Sociais [UFMA – 2005]; Licenciada em Ciências Sociais [UFMA – 2005] e Graduanda em Filosofia [UFMA]. Atualmente compõe o quadro de docentes da UNIVERSIDADE CEUMA e FACAM. Experiência na área de Sociologia e Direito, ênfase em estudos Afro-Brasileiros e Direito Civil, com atuação nas temáticas: Ações Afirmativas, Relações étnico-raciais, Gênero, Direito de Família e Sucessões. Associada à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS), ao Conselho Nacional em Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (CONPEDI) e ao Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM).

Karla Adriana Holanda Farias Vieira: Promotora de Justiça Titular da 15ª Promotoria Cível de São Luís/MA, 5ª Promotor de Justiça das Famílias de São Luís/MA, Mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza, Doutora em Direitos Humanos pela Universidade de Salamanca/Espanha, Membro do Centro de Estudios de la Mujer da Universidad de Salamanca, Investigadora do Programa Interdisciplinar de Doutorado “Pasado y presente de los Derechos Humanos”.

Maíra Lopes de Castro: Advogada. Conciliadora e Mediadora Judicial formada pelo Conselho Nacional de Justiça. Instrutora em mediação judicial em formação pelo Conselho Nacional de Justiça. Instrutora de Oficina de Parentalidade pelo Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão. Presidente da Comissão de Mediação do IBDFAM/MA. Mestra em Direito pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Pós-graduada em Direito de Família e Sucessões pela Damásio Educacional. Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Dom BoscoUNDB. Sócia fundadora da DIALOG – Centro especializado em meios adequados de solução dos conflitos. Atua como conciliadora no 6º Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania – CEJUSC, em São Luís/MA. Professora universitária do Centro Universitário Dom Bosco (UNDB).

Bruna Barbieri Waquim: Doutoranda em Direito pelo Centro Universitário de Brasília. Mestre em Direito e Instituições do Sistema da Justiça pela Universidade Federal do Maranhão. Especialista em Direito Civil e Processo Civil e em Direito de Família e Sucessões. Coordenadora da Especialização em Direito de Família, da Infância e Juventude da UNDB. Assessora Jurídica no Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão. Palestrante e autora de diversos artigos jurídicos e dos livros “Relações Simultâneas Conjugais: o lugar da Outra no Direito de Família” e “Alienação Familiar Induzida: aprofundando o estudo da Alienação Parental”.

Anna Valeria de Miranda Araújo: Graduada em Direito pela Universidade Católica do Salvador (1988). Mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2001). Docente da Unidade de Ensino Dom Bosco (UNDB) pertencendo ao seu Núcleo Docente Estruturante do Curso de Direito. Foi docente do Centro Universitário do Maranhão – UniCeuma, tendo sido Coordenadora, Assessora da Coordenação, Presidente e Membro Docente do Conselho do Curso de Direito, Presidente e Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Direito, Presidente da Comissão de Ética do UniCeuma, Professora de Cursos de Pós-Graduação e Membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Instituição. Membro da Comissão de Estágio e Exame de Ordem – Ordem dos Advogados do Maranhão (OAB-MA),2010/2012. Assessora Jurídica da Procuradoria Geral de Justiça do Estado do Maranhão. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito de Família e Sucessões, Direito Civil, Estágio, Atividades Complementares e Monografia.

Teresinha de Fátima Marques Vale: Presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família – Seção do Estado do Maranhão. Advogada e Presidente da Comissão de Direito das Famílias da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Maranhão.

Heliane Sousa Fernandes: Mestranda em Direito pela Universidade de Coimbra (2016-2018). Especialista em Direito Civil e Processo Civil pelo Instituto Superior de Administração e Negócios – Fundação Getúlio Vargas (ISAN-FGV – 2011). Doutoranda em Ciências Sociais e Jurídicas pela Universidade del Museo Argentino – Buenos Aires (2011-2012). Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (2007). Professora Especialista do curso de Direito na Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (UNDB). Advogada-sócia do Fernandes Pinheiro Roma e Garrido Advogados em São Luís – MA. Advogada núcleo de prática jurídica da UNDB

Flavia Valeria Nava Silva: Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (1997) Pós-Graduada em Direitos Difusos, Coletivos e Gestão Fiscal. Atualmente é Promotora de Justiça do MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO MARANHÃO. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público e na tutela coletiva, desenvolve pesquisas no combate a corrupção. Participou do curso LUTA CONTRA A CORRUPÇÃO, na cidade de Roma/Itália, promovido pela universidade Tor Vergata. É integrante do Movimento inter institucional Maranhão Contra a Corrupção, que congrega membros do ministério público, juízes, e procuradores de contas, congregando esforços para combater a corrupção no Estado. Idealizadora do projeto “Combate a corrupção, capacitando o cidadão”, aplicado no Município de Itapecuru-Mirim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *