COMUNICADO SOBRE PROCESSO AVALIATIVO

Caríssimos (as) Alunos(as) e Professores(as),

Estamos juntos comungando da mesma experiência: a de vivenciar tempos “difíceis e estranhos”! A humanidade, periodicamente, se depara com um complexo de adversidades como numa espécie de ciclo, testando nossa capacidade de superação e resiliência.

Este ano tem se configurado como um bom exemplo disso; jamais antes, em nossa Instituição, planejaríamos o desenvolvimento de aulas, atividades e demais componentes do processo pedagógico que implicasse em tanto distanciamento entre os sujeitos (discentes e docentes, principalmente), ainda mais um processo avaliativo que ocorresse mediado por tanta tecnologia, logo aqui, na Faculdade Santa Terezinha – CEST, em que o olho no olho e o acolhimento sempre nos foram muito caros, características das quais cuidamos com esmero.

Sempre primamos por promover, no CEST, um processo formativo que objetiva contribuir para a formação de cidadãs e cidadãos que conhecem e exercem os seus direitos e deveres em diálogo e no respeito pelo outro, portanto, nesses tempos tão inusitados, nós, como cremos ocorrer também em outras instituições, estamos a refletir e buscar os melhores caminhos para não nos afastarmos desse objetivo, zelando por uma educação de qualidade, que entregue à sociedade e ao mercado de trabalho pessoas socialmente responsáveis e comprometidas e, sobretudo, profissionais competentes e éticos.

Nessa trajetória os desafios são imensos e, dentre eles, destacamos o processo avaliativo justamente porque, se se alteram as estruturas das aulas e atividades para atender a um período de ensino remoto/híbrido, consequentemente a avaliação precisa ser adaptada, a construção das notas deve ser feita com prudência e seriedade, pois se trata de diagnosticar, com critérios, o quão os objetivos da aprendizagem foram efetivamente alcançados e seus reflexos no desenvolvimento das habilidades por parte dos(as) alunos(as), tarefa nada fácil aos(às) professores(as) e às Coordenações de Cursos, profissionais incansáveis que absorvem, diariamente, centenas de demandas advindas das mais diversas origens.

Nessa perspectiva e sempre procurando inovar e se adequar à nova realidade, o CEST alterou sua forma de avaliar desde o primeiro semestre letivo de 2020 e, recentemente, adquiriu a “Plataforma Mestre GR”, no intuito de facilitar a realização de provas, simulados, redações e outros instrumentos de sondagem e estimulação de aprendizagens dos conteúdos acadêmicos para o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias à profissão escolhida. Estamos em fase de implantação da Plataforma e treinamento dos (as) professores(as) e alunos(as) para o seu uso, estes últimos iniciarão no dia 10 de novembro de 2020 os primeiros contatos com a mesma.

O uso sistemático da Plataforma para aplicação de uma das Avaliações Parciais dar-se-á a partir do primeiro semestre letivo de 2021, caso a situação de pandemia se mantenha e as instituições continuem autorizadas a realizar aulas e atividades por meios digitais; no entanto, mesmo retornando-se ao presencial, poderá ser usada para diversificação das atividades avaliativas por parte dos (as) docentes em suas turmas como mais uma ferramenta pedagógica.

Para o segundo semestre letivo de 2020, a Plataforma será usada parcialmente em caráter de adaptação e todas as turmas terão a oportunidade desse exercício, cuja realização só ocorrerá mediante cronograma estabelecido e divulgado pelas Coordenações de Cursos juntamente com a Diretoria Acadêmica; esse exercício, no entanto, será aproveitado na proporção de 30% (trinta por cento) para construção da 2ª Nota Parcial (2ª avaliação) e as normas/instruções para sua aplicação estarão disponíveis na própria Plataforma; os demais 70% (setenta por cento) resultarão de uma avaliação qualitativa definida pelos professores, conforme o estabelecido na Resolução nº 015/2020 – CEPE, que “Dispõe sobre as alterações no processo de avaliação da aprendizagem dos alunos de todos os cursos de graduação da Faculdade Santa Terezinha – CEST, no segundo semestre letivo de 2020 ou enquanto durar a situação de pandemia da COVID-19.”

O CEST ratifica que calma, serenidade e sabedoria são imprescindíveis a toda a comunidade acadêmica; as dificuldades e os problemas se intensificaram para todos, sendo um momento propício à colaboração entre as pessoas.

Como este é um processo novo e de aprendizados para todos e estamos aos poucos nos adaptando a tais inovações, solicitamos aos (às) alunos (as) e aos (às) docentes que precisarem esclarecer alguma dúvida em relação ao processo avaliativo e ao funcionamento da Plataforma, que devem fazê-lo com seus(suas) Coordenadores(as) de Cursos, pois estes(as) saberão encaminhá-los(as) adequadamente às soluções das mesmas.

A Faculdade mantém-se vigilante e à disposição, num pacto coletivo pela manutenção da realização dos sonhos daqueles (as) que acreditam no seu trabalho e na sua missão.

São Luís (MA), 06 de novembro de 2020.

Prof.ª Rosanna Maria Couto de Sá Monteiro
Diretora Acadêmica