CEST e APAE realizam desfile inclusivo com temática étnica

A Faculdade CEST, por meio da Coordenação do Curso de Tecnologia em Estética e Cosmética, e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Luís – APAE de São Luís, promoveram um desfile inclusivo com temática étnica, no dia 2 de junho, na área de vivência do CEST.

O evento, que se integrou às festividades alusivas ao aniversário de 25 anos do CEST, contou com a participação de alunos do CAEE Eney Santana, da APAE de São Luís, que se vestiram com roupas típicas de diferentes culturas e países, e toda a produção de maquiagem e seleção de vestimentas foi planejada e executada pelas alunas do Curso de Tecnologia em Estética e Cosmética.

O projeto foi desenvolvido pelo Professor Adelson Junior e pela Coordenadora do Curso, a Professora Lenir Rocha, e o objetivo do desfile foi valorizar a diversidade e a inclusão social, além de estimular a autoestima e a criatividade dos envolvidos.

A Professora Maria de Nazareth Mendes, Diretora Geral do CEST, que prestigiou o desfile, reforçou a importância do mesmo: “Quando falamos em inclusão, não pode ser delimitada à inclusão na escola, no mercado de trabalho ou no esporte, esse processo deve ser ampliado. Sabemos que isso é uma quebra de paradigma para as pessoas com deficiência, é garantir-lhes poder dizer ‘que eu posso estar em todos os lugares que eu quiser participar’.

Sobre a dimensão pedagógica do evento, completa a Diretora: “Foi muito interessante essa prática desenvolvida entre os alunos do curso de Estética e Cosmética do CEST e os alunos do CAEE da APAE, que culminou com o desfile, mas, antecedendo o desfile, a construção para se chegar a ele: o convite, o diálogo entre os alunos, a definição dos temas e toda a preparação com a questão do embelezamento, que culminou com essa possibilidade de apresentação de um desfile de moda, acredito que trouxe um grande aprendizado a todos. Foi um momento ímpar para os alunos do CAEE, e percebemos isso na preciosidade que foi o desfile, na desenvoltura e no processo de superação dos alunos. A grande lição desse desfile é dizer que a pessoa com deficiência não só tem o direito, ela precisa ter a oportunidade de estar em diferentes lugares e, a partir desses diferentes lugares, as diferentes vivências que ela consegue atribuir à sua experiência de vida.”

O desfile foi animado por músicas e danças típicas e contou com a presença de alunos, professores, colaboradores e gestores da instituição. Todos elogiaram a iniciativa e parabenizaram os organizadores e os participantes pelo belo espetáculo.

Parabenizamos todos os alunos do Curso de Tecnologia em Estética Cosmética do CEST e do CAEE Eney Santana, os professores e demais envolvidos nessa brilhante iniciativa.

CEST, há 25 anos construindo novas histórias a cada dia!