Notícias

Professores do Curso de Fisioterapia do CEST obtêm título de Especialista pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – COFFITO aplicou, recentemente, a prova para obtenção de Título de Especialista, na qual um grupo de professores do CEST obteve êxito, com aprovação em diferentes especialidades. Esse título é de extrema importância, pois reforça o comprometimento com o desenvolvimento da ciência e com a prática da fisioterapia nas mais diversas áreas.

Confira abaixo a lista de professores aprovados e suas especializações.

– ⁠Aíla Maria Castro Dias – Fisioterapia neurofuncional na criança e no adolescente;

– ⁠Érica Silva Martins – Fisioterapia na Saúde da Mulher;

– ⁠Evelyn Cristinny Viana Julião – Fisioterapia na Saúde da Mulher;

– ⁠Junia Moreira Macedo – Fisioterapia em Gerontologia;

– ⁠Marcelo Eduardo Assunção da Silva – Fisioterapia Aquática;

– Najala Borges de Sousa- Fisioterapia em Oncologia;

– Rute Pires Costa – Fisioterapia Esportiva;

– ⁠Samira Kemmer Pereira – Fisioterapia Dermatofuncional;

– Thaynara Pereira da Silva – Fisioterapia na Saúde da Mulher;

– ⁠Thiago Correia da Silva Rezzo – Fisioterapia Esportiva;

– ⁠Victor Hugo Souza Lustosa- Fisioterapia Aquática;

– ⁠Vinício dos Santos Barros – Fisioterapia Terapia Intensiva Adulto;

O Centro Universitário Santa Terezinha – Cest parabeniza os(as) docentes pela conquista do título, assim como pelo compartilhamento do conhecimento acadêmico, prioridade na Instituição, e deseja sucesso em suas carreiras.

Avaliação Institucional On-line do CEST começa nesta terça-feira

Começa nesta terça-feira, 21/05, o período da “Avaliação Institucional On-line 2024.2” do CEST, coordenado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA). A avaliação estará disponível no site do CEST até o dia 20 de junho.

Por meio da Avaliação Institucional On-line, os alunos e professores, assim como os Coordenadores de Curso, irão avaliar diversos aspectos da Instituição, como a atuação dos professores, infraestrutura, as coordenações de curso, e os serviços e outros aspectos do CEST.

O objetivo da Avaliação Institucional é identificar os pontos fortes e as potencialidades, bem como as fragilidades das condições de ensino, buscando assim a melhoria contínua da formação dos alunos. Com a participação de todos será possível identificar as oportunidades de melhoria nas várias áreas de atuação do Centro Universitário.

Como vem ocorrendo há vários anos, a partir da Avaliação Institucional são adotadas medidas para que a Instituição aprimore seus processos continuamente, tendo em vista a melhor formação para os alunos.

O acesso a avaliação é feito pelo Portal do Aluno. Clique aqui e faça a sua avaliação!

Docente do CEST desenvolve estudo sobre Fitoterapia com espécies da Flora da Amazônia para tratamentos de infertilidade

A Professora Silmara Ribeiro Batista Rodrigues, do Curso de Enfermagem do CEST, acaba de ser aprovada para o Mestrado em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Maranhão. O projeto de pesquisa apresentado pela professora objetiva identificar espécies da Flora da Amazônia Oriental Maranhense como alternativa para tratamentos de infertilidade.

O Estudo intitulado “Espécies da Flora da Amazônia Oriental Maranhense como alternativa e/ou complemento terapêutico para infertilidade: a etnofarmacologia como ferramenta para a bioprospecção e Farmacovigilância em Fitoterapia”, busca o registro e documentação de dados etnofarmacológicos do uso popular de plantas para casos de infertilidade, apontando eventos adversos relacionados ao uso popular local de plantas e a contribuição efetiva no uso sustentável da biodiversidade da Amazônia Legal e Oriental.

Dessa forma, a identificação de espécies para desenvolvimento de novos bioprodutos será útil para o uso das mesmas como alternativa e/ou complemento terapêutico na infertilidade, bem como espécies com riscos associados ao uso irracional, o que exigirá ações de Farmacovigilância

O Centro Universitário Santa Terezinha parabeniza a docente pela aprovação para o Mestrado, assim como pela importante temática e contribuição que resultará do desenvolvimento do seu trabalho, desejando sucesso em sua pesquisa.

Curso de Direito do CEST participa de Congresso Internacional sobre Clínicas Jurídicas promovido pela Universidade Continental do Peru

No último sábado, 4, docentes e alunos(as) do Curso de Direito do Centro Universitário Santa Terezinha – Cest, em conjunto com a Coordenação do Curso e a Coordenação do Escritório-Escola Prof. Expedito Alves de Melo, apresentaram trabalho no “I Conversatorio Internacional: Impacto de las Clínicas Jurídicas en Latinoamérica”, evento promovido pela Universidade Continental do Peru.

Intitulado “Entre sobrados, reggae y acentos: el acceso a la justicia – La experiencia del Escritorio Escuela Prof. Expedito Alves de Melo como instrumento garante de los derechos humanos y la ciudadanía de la población hiper vulnerable de São Luís-MA”, o artigo demonstra como o trabalho realizado pelo Escritório-escola é referência no atendimento à comunidade carente de São Luís.

O artigo foi desenvolvido pelos docentes: Glaucia Martins Batalha, Coordenadora do Curso de Direito; Joana Damasceno, Coordenadora do Escritório-Escola; Alexandre Luiz Freire Marques, Coordenador do Núcleo de Prática Jurídica. A elaboração contou com a participação dos alunos: Iarley Alencar e Fábio França Silva.

Dos países latino-americanos, o CEST participou como único representante da experiência da Clínica Jurídica no Brasil.

Glaucia Martins, Coordenadora do Curso, afirma que a participação no evento é motivo de imenso orgulho: “A participação do Escritório-Escola Prof. Expedito Alves de Melo, como a única clínica jurídica do Brasil, é um atestado claro da qualidade da prática jurídica oferecida pela nossa instituição, além de ratificar nosso compromisso com a inovação, a excelência acadêmica e a preparação dos nossos alunos para os desafios regionais e globais do mundo jurídico”.

A Profa. Gláucia ressalta ainda que “Ter o CEST num importante diálogo acadêmico internacional, é um reconhecimento que valida o trabalho árduo e de excelência de todos que integram o Curso de Direito e o Escritório-Escola, reforçando nossa posição como uma instituição de ensino jurídico de destaque não apenas em nível regional, mas que transcende fronteiras quando o assunto é qualidade, inclusão e efetivação de direitos humanos”.

Já o aluno Fábio França nos fala que “Participar como expositor em um congresso internacional durante o 8º período do curso de Direito proporcionou um ensejo único de compartilhar conhecimentos adquiridos em sala de aula, em especial o conhecimento vivenciado no Escritório-Escola Professor Expedito Alves de Melo. Estagiar no Escritório-Escola foi uma oportunidade de materializar todo conhecimento adquirido em sala de aula em situações reais e de poder ver o Direito Constitucional de acesso à justiça ser efetivado. Mas, o primordial foi tornar-me mais humanizado diante da vivência e da busca da efetivação dos direitos dos vulneráveis da nossa sociedade”.

O CEST parabeniza os(as) docentes e alunos(as) pela participação e apresentação no evento, e pelo envolvimento com a pesquisa e compartilhamento do conhecimento acadêmico, prioridade na Instituição.

CEST e APAE prestigiam eventos de Posse da Mesa Diretora do Tribunal de Justiça do Maranhão e do Tribunal Regional Eleitoral

O Centro Universitário Santa Terezinha – Cest, representado pela Vice-Reitora e Assessora Jurídica, Dra. Maria da Conceição Lima Melo Rolim, e a APAE de São Luís, por meio do Conselheiro Executivo, Sr. Vanderlaan Rolim, prestigiaram a Cerimônia de Posse da nova Mesa Diretora do Tribunal de Justiça do Maranhão e a Solenidade de Posse do Desembargador Paulo Sérgio Velten Pereira como membro efetivo do TRE/MA.

O Curso de Direito do CEST também esteve presente no evento, representado pela sua Coordenadora, Professora Glaucia Martins Batalha, pela Coordenadora do Escritório-Escola Prof. Expedito Alves de Melo, Dra. Joana Damasceno, e pela Professora Rossana Barros, Docente do Curso.

O CEST externa felicitações ao Desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho pela posse como novo Presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, e ao Desembargador Paulo Sérgio Velten Pereira, como novo Vice-Presidente e Corregedor Regional do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão.

Curso de Fisioterapia do CEST promove a 2ª Ação MovimentaFisio

Após o sucesso de sua primeira edição, o Curso de Fisioterapia do CEST promoverá a 2ª Ação MovimentaFisio. O evento acontecerá no Ginásio Poliesportivo da Associação de Pais e Amigos do Excepcionais – APAE de São Luís, no dia 25 de maio, das 8h às 12h, e promete uma manhã repleta de diversão e desafios.

A Ação MovimentaFisio tem como objetivo principal promover a integração entre os alunos e docentes do Curso de Fisioterapia. Esta iniciativa busca celebrar o Dia do Fisioterapeuta, ao mesmo tempo em que incentiva a participação em atividades de equipe, seja em um contexto formativo ou recreativo.

O evento busca ainda estimular o espirito competitivo, impulsionando a construção também do sentimento de coletividade.

A realização da 2ª Ação MovimentaFisio seguirá as seguintes orientações:

a) Formação de 3 (três) equipes: os participantes serão divididos em 3 (três) equipes, cada uma composta por alunos dos turnos matutino, vespertino e noturno. Cada equipe, ainda que tenha alunos de cada turno, terá a missão de representar um turno apenas, definido por sorteio.

b) Gincana com tarefas variadas: serão apresentadas tarefas com temas diversos e cada equipe terá um tempo pré-determinado para resolver as tarefas. A avaliação será feita por uma comissão de julgadores, composta por professores do curso.

c) Ao final da gincana haverá a premiação das equipes, cujas colocações dar-se-ão por ordem de pontuação, tornando a competição ainda mais emocionante. É uma excelente oportunidade de se envolver em uma manhã divertida, desafiadora e educativa.

As inscrições para a 2ª Ação MovimentaFisio estarão abertas no período de 02 a 22 de maio, mediante a doação de 1kg de leite em pó, por aluno, que serão repassados às famílias assistidas pela APAE de São Luís. Os interessados podem se inscrever pelo link do sympla em: https://www.sympla.com.br/evento/ii-acao-movimentafisio/2438441

Participe da 2ª Ação MovimentaFisio e vivencie esta experiência diferenciada!

Pular para o conteúdo