Notícias

XVII Jornada de Fisioterapia do CEST acontecerá nos dias 06 e 07 de outubro

A XVII Jornada de Fisioterapia do CEST ocorrerá nos 06 e 07 de outubro, no Auditório da Faculdade, tendo como tema “Fisioterapia 4.0 – na Era da Experiência”.O evento é promovido pela Coordenação do Curso de Fisioterapia, em parceria com docentes e alunos, e está voltado para acadêmicos e profissionais de Fisioterapia.

Clique aqui e faça a sua inscrição. O investimento na Jornada é de R$50,00.

A Jornada tem como objetivo integrar comunidade acadêmica e profissionais de fisioterapia por meio de abordagens científicas e intercâmbios de experiências, despertando a compreensão sobre o atual processo de transformação da sociedade e as novas oportunidades profissionais.

O evento também pretende situar os ouvintes acerca da atuação do fisioterapeuta no que existe de novo e moderno no tratamento de indivíduos, apresentando novos olhares e visões para o fisioterapeuta que deseja impactar o mercado de trabalho.

Consulte aqui as normas para submissão de trabalhos científicos na modalidade de Pôster e Tema Livre.

Os resumos dos trabalhos devem ser enviados para o e-mail: jornadafisioterapiacest@gmail.com. O prazo para submissão se encerra no dia 30/09.

Confira a Programação da Jornada:

PROGRAMAÇÃO 06/10/2022

14hCredenciamento
14h30Abertura Oficial do evento
15h10Palestra de abertura:  A Era do Valor em Saúde Palestrante: Profa. Dra. Laura Severo da Cunha
16h – 16h30Palestra: A Investigação da Etiologia pela Microfisioterapia Palestrante: Prof. Esp. Marcelo Muniz
16h30Mesa Redonda: Assistência à Saúde frente à População de Vulneráveis Palestra 1: Direito da população vulnerável à Saúde Palestrante: Profa. Ma. Glaucia Batalha  Palestra 2: Cuidado do Fisioterapeuta na população LGBTQIA+ Palestrante: Profa. Esp. Érica Martins Palestra 3: Modelando sua Carreira para o Sucesso Palestrante: Profa. Ma Nájala Borges de Sousa
18h30 – 19h COFFEE BREAK
19hApresentação de Temas Livres e Pôsteres
20hPalestra: Prática baseada em Evidência: Atualidades no Tratamento Fisioterapêutico na dor lombar crônica Palestrante: Prof. Dr. Almir Vieira Dibai Filho
20h40Palestra: Cenário atual e projeções da Fisioterapia Palestrante: Prof. Me. Abidiel Dias
21h20Encerramento com apresentação cultural

PROGRAMAÇÃO 07/10/2022

14h30Palestra:  A fisioterapia na assistência humanizada em recém-nascidos prematuros- Método Canguru Palestrante: Profa. Ma. Patrícia Rodrigues
15h10Mesa Redonda: Fisioterapia no Pós-Covid Palestra 1: Reabilitação cardiorrespiratória na COVID longa Palestrante: Profa. Dra. Daniela Bassi Dibai (das 15h10 às 15h50) Palestra 2: Fisioterapia aquática no Pós-COVID baseada no Método PBE: um novo olhar para vida. (das 15h50 às 16h30) Palestrante: Profa. Ma. Rute Pires
16h30Palestra: Avaliação da Qualidade da assistência prestada ao paciente oncológico Palestrante: Prof. Me. Vinício dos Santos Barros
17h10 Apresentação de Temas Livres e Pôsteres
18h10 – 18h30COFFEE BREAK
18h30Palestra: Ventilador mecânico como recurso terapêutico? Palestrante: Prof. Dr. Daniel Lago
19h10Palestra: Desafios e novas perspectivas na neuropediatria Palestrante: Profa Ma. Aíla Dias
20hPalestra: Inovação e Tecnologia em Reabilitação Palestrante: Profa. Dra. Laura Severo da Cunha
20h40Premiação dos Temas Livres e Posteres
21hEncerramento com apresentação cultural

Faculdade CEST lança App “Meu EduConnect” para acesso aos serviços acadêmicos

Já está disponível para download o aplicativo “Meu EduConnect”, desenvolvido pela TOTVS, empresa de tecnologia mundialmente conhecida, em parceria com o Núcleo de Tecnologia da Informação do CEST. 

O app funcionará como um canal de comunicação mais ágil, proporcionando maior facilidade aos alunos para o acesso aos serviços acadêmicos e financeiros da Instituição, como: horários de aula, calendário acadêmico, boletos, entre outros já disponíveis no Portal do Aluno. 

Além disso, o aplicativo permitirá maior agilidade ao envio das informações pela Faculdade e trará outras funcionalidades, como:

  • Notificações: mensagens enviadas pela instituição (Avisos, Vencimentos de Boletos, Eventos Institucionais etc.);
  • Mensagens: sala de atendimento virtual;
  • Acadêmico: acesso a Agenda, Avisos, Disciplinas, Financeiro, Histórico, Horários, Notas/Faltas, Solicitações, Relatórios (Informe de Rendimentos, Boletim de Notas, Declaração, Histórico);
  • Perfil: usuário, privacidade, alterar senha e sair.

O app está disponível para iOS e Android; para fazer o download, siga os passos abaixo:

  1. acesse sua loja de app oficial (Play Store ou App Store) e procure por Meu eduCONNECT;
  2. após a instalação, abra o aplicativo; na tela de boas-vindas, toque no ícone (conforme a imagem abaixo) e aponte para o QRCode fornecido pelo CEST;

OBS: Será necessário dar permissão para que o aplicativo acesse a câmera para a leitura do QRCode.

  1. Após a leitura do QRCode, você será redirecionado (a) para a tela de login do Portal do CEST; basta colocar sua matrícula e senha para efetuar o login.

Efetuado o login surgirão, no menu inferior, as seguintes opções:

 Notificações

 Mensagens

 Acadêmico

 Perfil

Acesse o assunto do seu interesse, navegue à vontade. O “Meu EduConnect” é seu!

“Comunicação Inclusiva e Diversidade nas Organizações” será tema da VII Jornada Interdisciplinar dos Cursos de Administração, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos e Tecnologia em Logística do CEST

Com o objetivo de ampliar as discussões sobre a comunicação inclusiva e a diversidade nas organizações como caminho que conduz a importantes mudanças na cultura das organizações acontecerá, nos dias 23 de setembro e 10 de outubro, a VII Jornada Interdisciplinar dos Cursos de Administração, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos e de Tecnologia em Logística do CEST.

A jornada abordará a comunicação inclusiva e a diversidade como elementos contribuidores para elevar o capital humano das organizações, destacando seus benefícios e exemplos como premissas para uma cultura organizacional mais humanizada, além dos impactos dos comportamentos positivos nas relações de trabalho, e de aspectos relacionados à inserção profissional dos estudantes de graduação.

Toda a programação da Jornada acontecerá no Auditório da Faculdade, a partir das 18h, e a inscrição será realizada na recepção do próprio evento mediante a doação de 1 (um) pacote de leite, que será destinado à APAE de São Luís.

Confira a programação:

Dia 23 de setembro de 2022 – Abertura

19h: Recepção dos participantes 

19h30: Palestra: “Comportamentos Positivos para Elevar a Empregabilidade”
Palestrante: Prof.ª e Adm. Jurema Pereira Franco

20h30: Palestra: “Comunicação Inclusiva e Diversidade nas Organizações: um caminho de transformação da cultura organizacional”
Palestrante: Prof.ª e Adm. Christiane Silva Sousa Diniz
Mediação: Prof.ª Dayane Arruda

Dia 10 de outubro de 2022 

8h20: Abertura da 2ª etapa do evento

8h30: Palestra: “A Contribuição do IEL para a Inserção Profissional dos Estudantes de Graduação”
Palestrante: Psicóloga Ana Sanyele Campos Sousa
Mediação: Prof.ª Dayane Arruda

Nota de Pesar

Com grande pesar, a Faculdade Santa Terezinha (CEST) comunica à comunidade acadêmica o falecimento de Thiago Araújo Batalha, aluno do 6º período do Curso de Administração noturno do CEST.

A família CEST lamenta profundamente a partida do aluno, externando agradecimentos pela confiança em nosso compromisso educacional, e manifesta sentimentos de conforto aos familiares e amigos.

Egressos do Curso de Enfermagem do CEST publicam artigo em periódico internacional

Artigo elaborado por egressos do Curso de Enfermagem do CEST é publicado no periódico International Journal Of Health Science. A pesquisa foi desenvolvida pelos egressos Thiago de Souza Reis, Kássia Cristhine Nogueira Gusmão, Raissa Câmara Carvalho e Renato Ribas Mendes Cruz.

O artigo intitulado “Complicações relacionadas à oxigenação extracorpórea (ECMO): Diagnósticos de Enfermagem baseados na taxonomia Nanda 2021 – 2023″ buscou apresentar diagnósticos de enfermagem ante as complicações do paciente em ECMO, fornecendo especialmente aos Enfermeiros de cuidados críticos, um raciocínio clínico a respeito dos agravos do paciente submetido a ECMO.

“Os achados desta pesquisa fornecem especialmente aos Enfermeiros de cuidados críticos, um raciocínio clínico a respeito das complicações do paciente em ECMO, com vistas a práticas baseadas em evidências, ao passo que pode subsidiar Enfermeiros e futuros Enfermeiros na elaboração e implementação de um plano de cuidados sistematizado. Além disso, este estudo trouxe uma reflexão sobre o protagonismo do enfermeiro no contexto do paciente em ECMO, uma vez que o mesmo se encontra na linha de frente no manejo desses pacientes”, declarou o Enfermeiro Thiago de Souza.

O artigo completo está disponível em: https://www.atenaeditora.com.br/post-artigo/67024


O CEST parabeniza seus egressos pela relevante publicação, pelo incentivo à pesquisa e compartilhamento do conhecimento acadêmico, prioridade na Instituição.

Faculdade CEST firma convênio para descontos com o SINFUSP/SL

A Faculdade Santa Terezinha firmou um novo convênio de descontos em mensalidades de seus cursos com o Sindicato dos Servidores e Funcionários Públicos Municipais de São Luís – SINFUSP/SL. O objetivo da parceria é oferecer aos conveniados benefícios em forma de desconto nas mensalidades dos cursos de graduação e pós-graduação do CEST.

O SINFUSP/SL representa os interesses dos sindicalizados que trabalham com órgãos públicos, de todos os níveis e graus, da cidade de São Luís.

A parceria proporcionará aos membros da SINFUSP/SL desconto de 10% nas mensalidades, podendo ser cumulativo com as Bolsas de Estudo. O desconto abrange ainda os familiares dos conveniados, com desconto adicional ao segundo integrante da família que tiver interesse em ingressar na Faculdade.

Para ter acesso ao benefício basta apresentar em nosso setor financeiro documento que comprove filiação à instituição parceira, como contracheque. Em caso de desconto para membro da família, é necessário apresentar documento que comprove o parentesco.

Os novos convênios ora celebrados fazem parte do Projeto de Parcerias Institucionais, que visa ampliar o número de empresas conveniadas e estreitar o relacionamento do CEST com as Instituições Parceiras, estendendo mais benefícios aos colaboradores daquelas instituições e seus familiares.

Acesse a lista completa de instituições conveniadas em cest.edu.br/convenios

Skip to content