Notícias

Avaliação Institucional On-line do CEST começou nesta quinta

Começou nesta quinta-feira, 18/11, o período de “Avaliação Institucional On-line 2021.2” da Faculdade Santa Terezinha (CEST), coordenado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA). A avaliação estará disponível no site do CEST até o dia 30 de novembro.

Por meio da Avaliação Institucional On-line, os alunos e professores, assim como os Coordenadores de Curso, irão avaliar diversos aspectos referentes à Instituição, tais como: a atuação do corpo docente, corpo administrativo, infraestrutura, as coordenações de cursos, os serviços e outros elementos importantes.

O objetivo da Avaliação é identificar os pontos fortes e as potencialidades, bem como as fragilidades das condições de ensino, buscando assim a melhoria contínua da formação dos alunos. Com a colaboração de todos será possível identificar as oportunidades de melhoria nas diversas áreas de atuação da Faculdade.

Como vem ocorrendo há vários anos, a partir da Avaliação institucional são adotadas medidas para que a Instituição aprimore seus processos continuamente, em busca da excelência.

Clique aqui e participe da Avaliação On-line.

Nota sobre obrigatoriedade do uso de máscara

Caríssimos(as) alunos(as), docentes, gestores(as) e colaboradores(as),

Considerando o disposto no Decreto nº 37.176, de 10 de novembro de 2021, que flexibiliza a utilização de máscaras em locais públicos e em locais de uso coletivo, ainda que privados, mas determina, em seu artigo 14, in verbis:


Art. 14. A realização de aulas presenciais nas escolas e instituições de ensino superior,
bem como das instituições de idiomas, de educação complementar e similares
localizadas no Estado do Maranhão, que pertençam à rede privada, dar-se-á de acordo
com o Decreto nº 35.897, de 30 de junho de 2020, e respectivo protocolo sanitário.
(grifo nosso).


A Faculdade Santa Terezinha – CEST informa à comunidade acadêmica que o uso da máscara de proteção continua obrigatório em todas as dependências da instituição, sendo imprescindível à entrada e devendo ser mantido durante a permanência de qualquer pessoa, seja discente, colaborador(a) ou visitante, na faculdade, enquanto não houver determinação legal contrária.

O CEST ratifica que mantém a observância, por meio do seu Plano de Contingência, dos protocolos produzidos pelas autoridades sanitárias, educacionais e governamentais, com todas as medidas recomendadas à proteção da saúde, segurança e bem-estar físico, mental e social do corpo discente e dos(as) professores(as), colaboradores(as) e público em geral, para a
realização de aulas e demais atividades presenciais, no sentido de contribuir para mitigar os riscos de contaminação e outros decorrentes da pandemia de COVID-19 no âmbito da instituição.

A Faculdade agradece a compreensão, a colaboração e o esforço coletivo empreendidos diariamente para a tão esperada vitória sobre esse invisível e maléfico inimigo, pois a saúde de todos é prioridade institucional.

A DIRETORIA

Abertas as inscrições para a XVI Jornada de Fisioterapia do CEST

Estão abertas, até o dia 18 de novembro, as inscrições para a XVI Jornada de Fisioterapia do CEST, promovida pelo Curso de Fisioterapia da Faculdade, que neste ano terá como tema “Fisioterapia do futuro: inovação, autonomia e competência”.

O evento será realizado nos dias 18 e 19 de novembro de 2021, via Google Meet. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo link encurtador.com.br/aosvU

A Jornada tem como objetivo situar os ouvintes acerca da atuação do Fisioterapeuta no que existe de novo e moderno no tratamento de indivíduos, assim como apresentar as competências, inovações e autonomia do mercado do futuro.

Confira a Programação da Jornada:

18 de novembro

18h – 18h30: Aceite na Plataforma Google Meet

18h30  – 19h: Abertura do evento: Diretoria Geral, Diretoria Acadêmica,  COFISIO e NDE

19h00 – 19h40: Palestra de abertura: Fisioterapia do futuro: inovação,  autonomia e competência – Dra. Nájala Borges de Sousa

19h50 – 20h10: discussão e agradecimento

20h10 – 21h: Visão do Fisioterapeuta em eventos esportivos: Atuação e  Responsabilidades – Dr. Thiago Correia da Silva Rezzo

20h20 – 21h10: Agradecimentos e encerramento do dia

19 de novembro

17h30 – 18h: A importância do ensino, pesquisa e extensão na  Fisioterapia – Palestrante: Dra. Rute Pires Costa

INTERVALO

18h30 – 19h: Fisioterapia Complexa Descongestiva – Dra. Amanda Estevão da Silva

19h -19h30: Autonomia Profissional do Fisioterapeuta – Palestrante:  Dr. Abidiel Pereira Dias

19h30 – 20h: Prescrição de Exercícios Terapêuticos na UTI – Dr Bruno Prata Martinez

20h – 20h30: Como se preparar para a Residência de Fisioterapia – Palestrante: Dra. Mylla Rhayna Santos da Silva

20h30 – 21h: Classificação Brasileira de Diagnóstico Fisioterapêutico – Dr. Fernando Mauro Muniz Ferreira

21h – 21h30: O que faz o Fisioterapeuta Moderno na UTI? – Dr. Daniel Lago Borges

Alunos do Curso de Enfermagem do CEST são recebidos para Práticas Assistidas no Hospital Dr. Genésio Rêgo

O Hospital Dr. Genésio Rêgo, na Vila Palmeira, após vários meses dedicados ao atendimento a pacientes com Covid-19, considerando o controle da pandemia no nosso estado, suspendeu esses atendimentos e voltou a receber alunos para realização de práticas assistidas, sendo que o primeiro grupo autorizado a realizar essas atividades é composto por alunos do Curso de Enfermagem da Faculdade Santa Terezinha – CEST.

Durante a pandemia de Covid-19, o Hospital Dr. Genésio Rêgo se voltou exclusivamente ao atendimento dos pacientes infectados com o Coronavírus, razão pela qual não pôde receber alunos para práticas assistidas e/ou estágios. Agora, com a melhoria do cenário epidêmico, o Hospital reabre as portas para acadêmicos com a retomada do atendimento geral ao público, e os primeiros alunos recebidos são da Faculdade CEST; essa retomada está sendo feita a partir do cumprimento de todos os protocolos e recomendações sanitárias de segurança para evitar o contágio pela Covid-19, para profissionais, alunos, professores/supervisores, pacientes e acompanhantes. 

O Hospital é administrado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) e disponibiliza atendimento em mais de 10 especialidades, estre as quais estão: Ginecologia, Mastologia, Pneumologia, Nutrição, Exame de ultrassom. O Hospital é também uma das unidades de saúde com referência no atendimento a casos de hanseníase.

Os alunos do 8º período foram recebidos para desenvolvimento das Práticas Assistidas e estão sendo orientados pelos professores do CEST, Sara Costa Serra e Joelson Medeiros.

O CEST parabeniza o Hospital pela grande contribuição ao processo formativo dos acadêmicos da área de saúde e deseja aos alunos um intenso aprendizado.

Curso de Direito do CEST promove o II Encontro Internacional “Direito e Humanidades: uma perspectiva interdisciplinar”

Será realizado nos dias 16 e 17 de novembro, o II Encontro Internacional “Direito e Humanidades: uma perspectiva interdisciplinar”, promovido pelo curso de Direito da Faculdade Santa Terezinha – CEST. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por meio do link: even3.com.br/direitosehumanidades/

O Encontro tem como objetivos abordar o Direito numa perspectiva interdisciplinar, aliando tal lógica à visão humanística, evidenciar aos discentes a importância do Direito Comparado e da Interdisciplinaridade como permissa garantidora da formação jurídica crítico-reflexiva, além de discutir temas jurídicos atuais com grande repercussão nos âmbitos acadêmico, profissional e social.

O evento contará com a participação de importantes juristas de âmbito internacional e de nomes de destaque no cenário nacional jurídico e das Ciências Sociais, a exemplo de Rui Tavares Lanceiro, Professor da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa; Sandra Lurine Guimarães, Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará; Marcelo Sampaio Carneiro, Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Ruan Didier Bruzaca, Doutor em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal da Paraíba; e de Dinamam Arfer Jurum Tuxá, militante social indígena e Mestre em Desenvolvimento Sustentável.

Confira a Programação: 

DATA: 16 de novembro de 2021

Manhã – 11h as 12h30
Palestra: “CRISE DEMOCRÁTICA NAS REPÚBLICAS CONTEMPORÂNEAS”
Palestrante: Professor Dr. Rui Tavares Lanceiro
Moderação e Perguntas: Prof. Esp. Marcos Caminha

Noite – 19h as 20h30
Palestra: “INTERSECCIONALIDADE E SISTEMA DE JUSTIÇA”
Palestrante: Professora Dra. Sandra Lurine Guimarães
Moderação e Perguntas: Profa. Me. Rossana Barros

DATA: 17 de novembro de 2021

Manhã – 11h as 12h30
Palestra: “A TEORIA DA LUTA PELO RECONHECIMENTO E A QUESTÃO DA MOBILIZAÇÃO COLETIVA”
Palestrante: Professor Dr. Marcelo Sampaio Carneiro
Moderação e Perguntas: Profa. Esp. Glenda Moreira

Noite – 18h30 as 20h00
Palestra: “POVOS INDÍGENAS: TERRA E DIREITOS EM DEBATE”
Palestrantes: Ruan Didier Bruzaca e Dinamam Afer Jurum Tuxá
Moderação e Perguntas: Prof. Me. Leandro Costa

Inscrições abertas para desenvolvimento do Projeto “Avaliação Clínica, Nutricional e Física de Indivíduos Diagnosticados com Covid-19”

Estão abertas as inscrições para desenvolvimento do Projeto de Avaliação Clínica, Nutricional e Física de Indivíduos Diagnosticados com Covid-19, com o objetivo de captar alunos(as) voluntários(as) dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem e Nutrição que queiram participar das atividades do Projeto de Reabilitação Pós-Covid-19.

Com a pandemia da COVID-19, a Faculdade CEST e sua mantenedora, a APAE de São Luís, desenvolvem, desde julho de 2020, um projeto pioneiro e inovador no Maranhão, o Projeto de Reabilitação Pós-COVID-19, a fim de minimizar as sequelas ocasionadas pelo Coronavírus e proporcionar uma melhor qualidade de vida aos pacientes.

O tratamento é realizado por uma equipe multiprofissional formada por docentes e alunos(as) dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição da Faculdade, além do serviço de Psicologia do CER. Os atendimentos são realizados na Clínica-Escola Santa Edwiges, uma extensão da área de saúde do CEST, que fica localizada na APAE de São Luís.

As inscrições serão presenciais na Central de Atendimento da Faculdade Santa Terezinha – CEST, do dia 04 ao dia 09 de novembro, no horário das 8h às 12h e das 14h às 21h, de segunda a sexta-feira.

Para mais informações acesse o Edital ou ligue para 3213-8008.