Notícias

Escritório-Escola Prof. Expedito Alves de Melo recebe visita de representantes e discentes da UFMA para troca de experiências

Na última quarta-feira, 25 de março, o Escritório-Escola Prof. Expedito Alves de Melo recebeu a visita de estagiários do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) e de alunos da Residência Jurídica em Acesso à Justiça da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), além de representantes daquela instituição: o Prof. Ruan Didier, Coordenador do Curso de Direito e da Clínica de Acesso à Justiça e o Prof. Vitor Hugo Souza Moraes, Coordenador do Núcleo de Prática Jurídica. Também esteve presente o Prof. Daniel Formiga, Secretário Adjunto dos Direitos Humanos na SEDIHPOP e Professor da Residência Jurídica.

O objetivo da visita consistiu em conhecer de perto a experiência bem-sucedida do Escritório-Escola do CEST, além de explorar oportunidades de parcerias e intercâmbio de conhecimento entre as instituições. A iniciativa foi motivada pela criação da Clínica de Direitos Humanos e pela expansão do Núcleo de Prática Jurídica da UFMA.

O Prof. Vitor Hugo Moraes, Coordenador do NPJ da UFMA, destacou a relevância da visita e ressaltou que a intenção era absorver o conhecimento e a experiência do CEST, especialmente em relação ao papel do Escritório-Escola como meio de acesso à justiça. O encontro ainda proporcionou uma oportunidade única para discutir possíveis parcerias entre as instituições.

Durante a visita, os estagiários e professores da UFMA puderam conhecer a estrutura física do Escritório-Escola e imergir na sua rotina, explorando os fluxos de trabalho, a dinâmica de atendimento e a gestão dos processos.

Os visitantes foram recebidos pela Profa. Nazareth Mendes, Reitora do Centro Universitário Santa Terezinha – Cest; Dra. Conceição Rolim, Vice-Reitora do Cest; Profa. Glaucia Batalha, Coordenadora do Curso de Direito; Dra. Joana Damasceno, Coordenadora do Escritório-Escola Prof. Expedito Alves de Melo; Prof. Alexandre Marques, Coordenador do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) e pelos Supervisores Docentes do Escritório-Escola do Cest.

A visita dos discentes e docentes da UFMA ao Escritório-Escola Prof. Expedito Alves de Melo foi um marco significativo na luta por uma formação jurídica mais abrangente e comprometida com a justiça social. A troca de experiências e o diálogo entre as instituições representam passos importantes para a construção de um ambiente acadêmico mais colaborativo e engajado com as demandas da sociedade.

18 Anos do Escritório-Escola do CEST é comemorado com palestra ministrada pelo Presidente da OAB-MA

O Escritório-Escola Prof. Expedito Alves de Melo, do curso de Direito do Centro Universitário Santa Terezinha – Cest, celebra uma trajetória de 18 anos de contribuições significativas para a comunidade acadêmica e a sociedade em geral.

Para comemorar tão relevante data, um dos destaques da programação foi a palestra proferida pelo Dr. Kaio Saraiva, Presidente da OAB-MA, intitulada “A Concretização do Direito ao Acesso à Justiça e Advocacia Social”.

O evento, realizado no auditório Dra. Maria da Conceição Lima Melo Rolim, reuniu docentes, estagiários e alunos para uma discussão profunda sobre os desafios enfrentados pelo sistema judiciário brasileiro.

A palestra foi aberta pela Dra. Conceição Rolim, Vice-Reitora do Cest, e mediada pela Dra. Glaucia Batalha, Professora e Coordenadora do Curso de Direito do Cest.

O Dr. Kaio Saraiva, com sua vasta experiência, enfatizou a necessidade de uma advocacia mais inclusiva e socialmente engajada, capaz de servir como ponte entre o cidadão e a justiça, destacando a importância do acesso à justiça e o papel vital que os advogados desempenham nesse processo.

A Vice-Reitora do CEST, Dra. Conceição Rolim, ressaltou a importância da visita do Presidente da OAB-MA e o reconhecimento recente do Tribunal de Justiça quanto à excelência da estrutura do Escritório-Escola. Ela parabenizou a equipe do Curso de Direito e do Núcleo de Prática Jurídica pela dedicação e pelo sucesso alcançado.

Durante o evento, a Dra. Joana Damasceno, Coordenadora do Escritório-Escola, foi agraciada com uma placa em reconhecimento à sua trajetória e ao seu trabalho exemplar à frente do Escritório.

A Dra. Joana Damasceno, Coordenadora do Escritório-Escola Prof. Expedito Alves de Melo, agradeceu a presença e contribuição do Dr. Kaio Saraiva, destacando a relevância da palestra para os estagiários e para a população atendida pelo escritório e o compromisso da instituição com a prestação de serviços jurídicos à comunidade carente, especialmente na área do Direito de Família.

Após a palestra, o presidente da OAB/MA participou de uma visita guiada às instalações do Escritório-Escola, onde conheceu a estrutura física, como salas de atendimento, salas de audiência e outros setores.

“O evento no Escritório-Escola Prof. Expedito Alves de Melo foi essencial e primordial para o desenvolvimento acadêmico, em especial no âmbito do Direito, da Justiça e da Advocacia Social, nos levando a aprender sobre a valorização do advogado e a importância do seu papel na sociedade”, declarou Adriana Soares, aluna do 7º período do curso de Direito noturno.

O Escritório-Escola do CEST desempenha um papel fundamental na formação dos futuros advogados, proporcionando-lhes experiência prática e oferecendo assistência jurídica gratuita à população carente. Com um histórico impressionante de mais de 17 mil ações ajuizadas em benefício da coletividade, o escritório se destaca como um modelo exemplar de compromisso social e acadêmico.

A celebração dos 18 anos do Escritório-Escola Prof. Expedito Alves de Melo reflete o compromisso contínuo do CEST com a excelência acadêmica e o serviço à comunidade.

Veja as fotos.

CEST participa da inauguração da revitalização do 11º Juizado Especial de São Luís

O Centro Universitário Santa Terezinha – Cest participou da inauguração da revitalização do 11º Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo de São Luís, promovida pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA).

O 11º Juizado fica localizado nas instalações do Escritório–Escola Prof. Expedito Alves de Melo, do curso de Direito do Cest. Na cerimônia, estiveram presentes a Reitoria, gestores e colaboradores do Cest.

A juíza Alessandra Arcangeli, responsável pelo 11º Juizado, expressou sua satisfação com a realização desse projeto e enfatizou a importância do Juizado como porta de acesso à justiça, destacando o compromisso em melhorar os resultados e alcançar as metas estabelecidas.

O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Paulo Velten, agradeceu a parceria com o Centro Universitário, reconhecendo o Cest como um importante colaborador do poder judiciário do Estado do Maranhão.

Durante a cerimônia, o desembargador prestou homenagem ao fundador do Escritório-Escola, Prof. Expedito Alves de Melo, ressaltando sua contribuição para a formação de profissionais no Maranhão: “Era uma pessoa muito querida, adorada e respeitada pelos alunos, pelo seu jeito simples, sempre aberto e muito franco. Professor inesquecível. Então aqui a gente também deve lembrar e homenagear a memória desse grande brasileiro, responsável pela formação de inúmeros maranhenses, sempre com exemplo de retidão e dedicação pela causa pública.”, declarou o presidente.

Sobre a parceira do Cest com o juizado, o presidente do TJMA ressaltou: “Se nós temos, portanto, uma estrutura nova, revitalizada, nós temos que também revitalizar essas relações com o Escritório–Escola do Cest, para prestigiar a prática jurídica que é fundamental. O estudante, dentro do juizado especial tem o espaço de aprendizado e de exercício da prática profissional e, portanto, ganha o poder judiciário com essa mão de obra qualificada e ganha também o Centro Universitário Santa Terezinha, que tem um espaço aqui para essa tão importante prática dos seus alunos”.

O descerramento da placa de inauguração da revitalização do 11º Juizado contou com a participação da Reitora do Cest, Profa. Maria de Nazareth Mendes, e da Vice-Reitora, Profa. Maria da Conceição Lima Melo Rolim, representando o Centro Universitário Santa Terezinha – Cest. O ato simbólico do descerramento da placa marcou oficialmente a inauguração, celebrando o esforço conjunto entre o Cest e o Tribunal de Justiça do Maranhão.

Após a inauguração, a comitiva do TJMA realizou uma visita guiada às instalações do Escritório-Escola, onde puderam conhecer a estrutura física, como salas de atendimento, auditório, salas de audiência e outros setores.

Além da Reitoria, participaram da solenidade a Coordenadora do Curso de Direito, Profa. Glaucia Batalha; a Coordenadora do Escritório-Escola, Dra. Joana Damasceno; Profa. Faida Kran, Assessora de Planejamento Estratégico; Prof. Adney Teles, DPO do Cest, além de supervisores docentes do Escritório-Escola.

Veja as fotos.

CEST promove 2º Ciclo de Diálogos 8M

Será realizado no dia 19 de março, no auditório do CEST, o 2º Ciclo de Diálogos 8M, neste ano com o tema “Mulheres na Academia: uma interlocução transdisciplinar”, buscando promover reflexões profundas sobre os desafios e oportunidades enfrentados por mulheres nas áreas acadêmicas e profissionais, especialmente nas ciências da saúde, tecnologia, sociais e humanas.

O encontro objetiva ainda, por meio de palestras, discutir estratégias e oportunidades que possam mitigar as barreiras enfrentadas pelas mulheres, promovendo um ambiente acadêmico e profissional mais inclusivo e equitativo, além de reconhecer a diversidade de experiências das mulheres, levando em consideração os marcadores sociais da diferença, como raça, classe social, orientação sexual e outros, e destacar como esses elementos influenciam de maneira particular as trajetórias acadêmicas e profissionais

O evento contará com 4 horas de duração, cuja carga horária poderá ser aproveitada como atividade complementar. As inscrições podem ser realizadas na Central de Atendimento, mediante o pagamento da taxa de R$10,00 reais.

Confira a programação:

DATA: 19 de março

14h30: Solenidade de Abertura.

 14h40: PALESTRAS

– Palestra: Mães na Ciência e produtividade: uma análise a partir do princípio da igualdade

Palestrante: Profa.Dra. Josedla Fraga

Palestra: História e Cultura da Alimentação Maranhense, empreendedorismo contemporâneo:valorização dos insumos regionais

Palestrante: Profa. Daniela Mariz

– Palestra: A importância da Mulher nas Forças Armadas: oficial nutricionista da Força Aérea Brasileira

Palestrante: Profa.Ma Yasmin Alencar

 – Palestra: Práticas de cuidado transdisciplinar na amamentação: lactação induzida para mães adotivas, dupla maternidade e pessoas trans

Palestrante: Enfermeira Aline Cristine Verde Lima Mendes

– Palestra: A importância da estética e da imagem pessoal no empoderamento feminino e na carreira profissional

Palestrante: Profa. Thâmara Ribeiro

– Palestra: Transformando Desafios em Oportunidades na Era da Inovação

Palestrante: Profa. Claudiane Diniz

– Palestra: O empreendedorismo feminino em São Luís

Palestrante: Profa. Daniele Pacheco Freitas Araújo

– Palestra: Você escuta o seu corpo? Como a Saúde Íntima deve fazer parte da rotina da Mulher

Palestrante: Profa. Érica Martins

Inscrições abertas para o Processo Seletivo da Liga de Nutrição e Alimentação Coletiva (LANAC)

A Liga Acadêmica de Nutrição e Alimentação Coletiva (LANAC), composta por alunos(as) do Curso de Nutrição, está com inscrições abertas para seleção de novos integrantes. Serão oferecidas 15 (quinze) vagas, sendo 10 (dez) para preenchimento imediato e 5 (cinco) para cadastro de reserva.

As inscrições poderão ser realizadas até às 10h do dia 19 de março. O candidato deverá preencher o formulário disponibilizado no Instagram da LANAC (@ligalanac).

O processo seletivo será constituído por três fases: Prova escrita, Entrevista e Análise do Currículo Lattes.

Veja os requisitos para participar do Processo Seletivo:

– Estar regularmente matriculado no Curso de Nutrição, cursando entre o segundo e o sexto período do Curso em qualquer turno (matutino, vespertino ou noturno);

–  Ter disponibilidade semanal de, no mínimo, 06 horas, de segunda a sexta, para exercer as atividades da LANAC.

– Não ser membro de outras ligas acadêmicas.

Para a inscrição no Processo, o(a) interessado(a) deverá apresentar os seguintes documentos que serão analisados nas demais fases:

–  Histórico Escolar com o coeficiente de rendimento;

–  Currículo Lattes comprovado.

Informações: ligalanac@gmail.com ou pelo direct do Instagram da LANAC (@ligalanac).

Inscrições abertas para o Projeto Aprender Fazendo do curso de Estética e Cosmética

Estão abertas as inscrições para o Projeto de Extensão “Aprender Fazendo em Estética Integral”, do Curso de Estética e Cosmética do CEST. Serão oferecidas 30 vagas para as alunas do CEST, devidamente matriculadas no 3º, 4º ou 5º períodos dos turnos matutino ou noturno do Curso.

As alunas selecionadas serão distribuídas em 5 grupos contendo 6 alunas em cada grupo. As alunas atenderão nos grupos em sistema de rodízio mensal, alterando o dia de atendimento semanal de acordo com o mês e professor que estará acompanhando o grupo.

As inscrições deverão ser realizadas até o dia 15/03/2023, na Central de Relacionamento do CEST, de forma presencial ou pelo e-mail centralderelacionamento@cest.edu.br, no horário das 8h às 12h e das 14h às 21h, de segunda a sexta-feira, mediante requerimento à Coordenação do Curso de Estética e Cosmética.

A seleção será feita por meio de Avaliação do Histórico Acadêmico. As atividades terão início no dia 20/03/2023 e encerrarão no dia 26/06/2023 com carga horária de 48h.

A divulgação dos resultados ocorrerá no dia 19/03/2023, às 18h, no Centro de Estética, sendo os mesmos afixados no Quadro de Avisos. Para mais informações acesse o Edital.

Pular para o conteúdo