Notícias

Aluno do Curso de Nutrição é agraciado com a Comenda Professor Expedito Alves de Melo, pelo Jubileu de Prata do CEST

Tornou-se uma importante tradição o CEST homenagear, em cada Cerimônia de Colação de Grau Oficial, o(a) aluno(a) que se destacou nos estudos no decorrer do seu curso, o  que representa o esforço, a dedicação e o empenho na busca de conhecimento e de uma formação de vida, como profissional e como cidadão. Recebe essa homenagem o(a) formando(a) destaque de cada curso. 

A Colação de Grau do semestre 2023.2, todavia, contou com um momento muito especial, pois, além da entrega do Diploma de Honra ao Mérito ao(à) Aluno(a) Destaque de cada curso, foi concedida a Comenda Professor Expedito Alves de Melo, pelo Jubileu de Prata da Faculdade Santa Terezinha – CEST, ao aluno destaque do Curso de Nutrição Matutino.

A Comenda Professor Expedito Alves de Melo leva o nome do fundador da APAE e do CEST e foi instituída pela Portaria Nº 19/2023 com o objetivo de prestigiar e reconhecer personalidades, docentes e discentes que se destacam pelos trabalhos desenvolvidos em prol da educação superior, do seu papel nesse processo e no desenvolvimento social.

Na ocasião, a medalha foi entregue ao aluno Vinícius da Silva de Castro, que obteve a maior nota entre todos os(as formandos(as) do segundo semestre de 2023 dos cursos do Centro Universitário Santa Terezinha – CEST.

A entrega foi realizada pela Profa. Maria da Conceição Lima Melo Rolim, Reitora em Exercício do CEST, junto à Profa. Tereza Medeiros, Coordenadora do Curso de Nutrição, com a presença da Profa. Rosanna Maria Couto de Sá Monteiro, Pró-Reitora Acadêmica do CEST.

De acordo com Vinícius, “Ter sido premiado com essa comenda foi uma surpresa e uma honra, sendo resultado de muito esforço e dedicação durante esses 4 anos intensos e proveitosos da graduação. Poder ver a emoção e felicidade nos olhos dos meus familiares e amigos que estavam ali presentes foi uma sensação incrível, e tudo isso só se tornou possível graças à benção de Deus, ao apoio e incentivo da minha família, de amigos e colegas que vivenciaram essa trajetória comigo, da ‘Nata’ (grupo de amigas com quem compartilhei todos os momentos vividos nesses períodos e sei que serão profissionais incríveis), da ajuda e atenção da coordenadora, Profa. Maria Tereza, de todo o corpo docente do curso de Nutrição pelo aprendizado, e toda dedicação e suporte dos profissionais do CEST. Só tenho a agradecer a todos vocês, e saibam que vocês fazem parte dessa conquista. Além do mais, ter recebido essa premiação pelas mãos da Dra. Maria da Conceição, filha do homenageado da comenda, foi uma honra, e ver sua emoção tornou o momento ainda mais especial”.

Parabenizamos o Vinícius pela grande conquista e todo o empenho no decorrer da graduação e desejamos sucesso em sua carreira!

Centro Universitário CEST promove o Encontro Pedagógico Docente 2024.1

Nos dias 2 e 17 de fevereiro acontecerá o Encontro Pedagógico Docente 2024.1 que, neste semestre, tem como tema “Novos caminhos metodológicos para o ensino e pesquisa a partir dos projetos de extensão”, e é direcionado aos Docentes e Coordenadores de Cursos.

O Encontro tem como objetivo discutir sobre os aspectos inerentes à indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e em como essa articulação pode gerar aprendizagens transformadoras e novos caminhos metodológicos, a partir da dinâmica dos projetos de extensão como eixo norteador das atividades acadêmicas.

Além disso, o evento busca ainda refletir sobre como a pesquisa pode contribuir e se alinhar à extensão universitária, no sentido de fortalecer a iniciação científica.

O dia 02 de fevereiro será reservado para o encontro de formação com extensionistas, já o dia 17 de fevereiro será para o encontro geral com todos os docentes.

Os docentes extensionistas devem realizar sua inscrição até o dia 31 de janeiro e, para o encontro do dia 17, todos os docentes  precisam se inscrever até o dia 14 de fevereiro. Clique aqui e faça a sua inscrição.

Confira a Programação do evento:


Clique aqui e faça a sua inscrição.

Confira a Programação do evento e partipe!

Tese de Doutorado de Docente do Curso de Enfermagem do CEST apresenta alternativa ao tratamento da Endometriose

A Professora Isabela Bastos Jacome de Souza, do Curso de Enfermagem do CEST, conquistou o título de Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Maranhão com a tese intitulada “Efeitos da talidomida no tratamento da endometriose experimental em ratas”.

A endometriose é uma doença crônica e debilitante associada à dor pélvica e diversas estratégias têm sido pesquisadas para o controle da dor, como a utilização de substâncias anti-inflamatórias. Nesta perspectiva, a talidomida surge como opção no controle álgico por sua propriedade imunomoduladora utilizada no tratamento de diversas condições clínicas. 

O objetivo da pesquisa foi avaliar o efeito analgésico e anti-inflamatório da talidomida no tratamento de endometriose experimental. Foram utilizadas 36 ratas da linhagem Wistar e separadas aleatoriamente em 06 grupos: CONTROLE (-), LEUPROLIDA, SHAM e grupos T25, T50 e T100 com administração via oral respectivamente de 25, 50, e 100mg/kg/dia de talidomida.

A pesquisadora realizou testes comportamentais para avaliação da dor, avaliação dos níveis séricos das citocinas, aferições dos volumes dos implantes antes e ao final do protocolo de tratamento e estudo histopatológico das áreas de implante. Foi possível constatar que a talidomida teve uma ação analgésica, anti-inflamatória e reduziu o tamanho dos implantes, mais expressiva com doses a partir de 50mg/kg/dia, podendo ser sugerida como uma opção no tratamento da dor da endometriose.

Graduada em Enfermagem pela Faculdade CEST, Professora das disciplinas Enfermagem em Saúde Coletiva e Doenças Transmissíveis, do Curso de Enfermagem, Isabela Bastos também é Enfermeira da Estratégia Saúde da Família pela Secretaria Municipal de Saúde de São Luís.

A Faculdade Santa Terezinha parabeniza a docente pela conquista do título, assim como pelo compartilhamento do conhecimento acadêmico e pela importante contribuição como resultado do seu trabalho, e deseja sucesso em sua carreira.

Curso de Fisioterapia abre inscrições para o Projeto Aprender Fazendo

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo do Projeto de Extensão Aprender Fazendo, do Curso de Fisioterapia do CEST. As atividades do Projeto serão desenvolvidas na Clínica Escola Santa Edwiges – APAE, no período de 15/01/2024 a 31/01/2024.

Estão sendo oferecidas 36 vagas, que serão distribuídas entre as áreas de em Fisioterapia Traumato – Ortopédica, Fisioterapia Reumatológica, Fisioterapia Respiratória e Fisioterapia Aquática, Fisioterapia Neurológica – Adulto e Fisioterapia em Pediatria.

As inscrições serão realizadas na Central de Atendimento da Faculdade Santa Terezinha – CEST, situada na Av. Casemiro Júnior, nº 12 – Anil, até o dia 08 de janeiro, presencialmente das 8h às 12h e das 14h às 21h de segunda a sexta-feira, ou pelo e-mail centraldeatendimento@cest.edu.br

A seleção será feita através do Coeficiente de Rendimento, a partir da análise do Histórico Escolar do candidato, a ser realizada pela Coordenação do Curso de Fisioterapia. Para mais informações acesse o Edital.

Projeto de Extensão do Curso de Sistemas de Informação do CEST possibilita acesso à Robótica em comunidade maranhense

No dia 14/12, os alunos do Curso de Sistemas de Informação que participam do Laboratório de Robótica da Faculdade CEST, acompanhados da Profa. Dra. Marta Barreiros, viajaram para a cidade de Humberto de Campos para executar o Projeto de Extensão +Robótica na Escola. 

A Robótica Educacional é uma atividade que permite a simulação em mundos virtuais e reais, desafiando o aluno e o professor a solucionar problemas que imitam ou se aproximam de um sistema real. É esse ambiente que permite ao aluno manipular variáveis, observar os resultados, errar e modificar seu trabalho, atuando de forma positiva a partir do paradigma erro/acerto. 

O projeto foi desenvolvido com os estudantes do ensino fundamental da Escolas Santa Rita e Sabino Leite, e as crianças puderam aprender sobre robótica e tecnologia de maneira prática, com a realização de oficina de robótica aplicada à sustentabilidade e uma exposição com robôs. O Projeto contou com a participação dos alunos do Curso de Engenharia da Computação da UEMA, compondo a oficina prática de tecnologias. 

O objetivo do projeto consistiu em favorecer ao aluno colocar a “mão na massa”, utilizando componentes de hardware e software por meio de uma oficina prática, a fim de adquirir experiências como aprendizado, começando sempre com um desafio de montagem, assim, foi importante possibilitar aos alunos do ensino fundamental o acesso a essas informações na área de Robótica, tanto teóricas quanto práticas, permitindo que construam conhecimentos e vislumbrem oportunidades futuras para a sua própria formação.

O Projeto teve apoio integral da Coordenação do Curso de Sistemas de Informação, por meio da Coordenadora, Profa. Pedriana Pavão, e do Prof. Thiago Nelson, Coordenador de Inovação e Tecnologias do CEST, além de todo o suporte oferecido pela Diretoria Acadêmica da Faculdade CEST.

A receptividade das escolas envolvidas no Projeto foi de extrema importância e o Projeto foi alvo de muitos elogios por parte de todos os professores e alunos, que destacaram o mérito do trabalho realizado.

Inscrições abertas: Processo Seletivo para Bolsas de Iniciação Científica para o ano de 2024

A Faculdade CEST está com inscrições abertas para o Processo Seletivo para Bolsas de Iniciação Científica para o ano de 2024. Serão disponibilizadas 14 (quatorze) vagas para alunos(as) dos Cursos de Direito, Fisioterapia, Nutrição, Enfermagem , Tecnologia em Estética e Cosmética e Sistemas de Informação, que tenham interesse em participar dos Projetos de Iniciação Científica.

As Bolsas de Iniciação Científica são oferecidas a partir de convênio com a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), e os Projetos serão desenvolvidos nos turnos de funcionamento da instituição, de acordo com as especificações de cada projeto.

Para este edital serão oferecidas 14 (quatorze) bolsas no valor mensal de R$700,00 (setecentos reais) cada, cujos pagamentos serão feitos pela FAPEMA, com vigência de 12 (doze) meses, mediante convênio firmado com o CEST.

Os(As) 14 (quatorze) candidatos(as) aprovados(as) e classificados(as) terão direito também, de forma cumulativa e durante o mesmo período de vigência da Bolsa de Iniciação Científica , ao desconto de 25% (vinte e cinco por cento) na mensalidade do seu curso, a título de bolsa adicional ofertada pela Faculdade Santa Terezinha – CEST, desde que não detenham qualquer outro tipo de bolsa ou desconto já implantado.

As inscrições serão realizadas no período de 20/12/2023 a 02/02/2024, no formato on-line pelo endereço de e-mail (centralderelacionamento@cest.edu.br) da Central de Relacionamento da Faculdade Santa Terezinha – CEST.

 Para inscrição no Processo Seletivo os(as) interessados(as) deverão preencher os seguintes requisitos:

a. Estar regularmente matriculado(a) no curso de graduação no qual o Projeto de Iniciação Científica do seu interesse está vinculado;

b. Apresentar coeficiente de rendimento igual ou superior a 7,0 (sete);

c. Ter disponibilidade de 20 horas semanais para realizar as atividades do projeto;

d. Estar cursando a partir do segundo período até o antepenúltimo período do curso de graduação (não serão aceitos(as) alunos(as) matriculados(as) no primeiro período ou no último ano do curso);

e. Apresentar histórico escolar sem qualquer tipo de reprovação pendente; no caso de ter reprovado(a) em alguma disciplina, esta já deverá ter sido recuperada;

f. Não ter pendência financeira com o CEST;

g. Não ter pendências junto à Biblioteca e à Secretaria Acadêmica;

h. Ter cadastro disponível e atualizado na Plataforma Lattes do CNPq (www.lattes.cnpq.br/).

 i. Não ter vínculo empregatício e/ou não exercer atividades remuneradas de qualquer natureza (ex: estágio não obrigatório remunerado).

 Para inscrição no Processo Seletivo, o(a) candidato(a) deverá enviar para o email da Central de Relacionamento:

a. Requerimento de Inscrição devidamente preenchido (conforme o Edital), indicando a opção do Projeto de Iniciação Científica para o qual está concorrendo e o turno (matutino, vespertino ou vespertino) que deseja participar do Projeto;

b. Declaração de regularidade acadêmica e Histórico Escolar, obtidos por meio do Portal do Aluno no site institucional do CEST;

c. Currículo Lattes devidamente comprovado (últimos 5 anos).

Confira o cronograma das atividades do processo seletivo:

O processo seletivo constará de prova escrita e entrevista. O resultado final será divulgado no dia 08/03/2024, no mural da Diretoria Acadêmica e no site do CEST.

Saiba mais, clique aqui e acesse o Edital.


Informações: (98) 3213.8008

Pular para o conteúdo