Projeto coordenado por Professora do Curso de Nutrição do CEST é selecionado pela FAPEMA

O Projeto intitulado “Pandemia da Covid-19 e suas implicações sobre a insegurança alimentar e nutricional e na saúde mental de indivíduos atendidos em uma Clínica-Escola”, coordenado pela Prof.ª Janaina Maiana Abreu Barbosa, do Curso de Nutrição do CEST, foi selecionado pelo Programa Mais Ciência da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA.

O objetivo principal do Projeto é avaliar pacientes atendidos na Clínica-Escola Santa Edwiges que tiveram diagnóstico de COVID-19, verificando os sintomas de ansiedade e insegurança alimentar e nutricional, além de aferir os dados antropométricos desses pacientes; a equipe executora é constituída por nutricionistas, psicólogo, enfermeira e alunos do Programa de Iniciação Científica.

O Projeto traz em sua programação a oferta de oficinas sobre reaproveitamento integral de alimentos e a promoção de rodas de conversa que abordarão os cuidados com a saúde mental em tempos de pós-pandemia da COVID-19. Os pacientes irão receber material didático com receitas preparadas nas oficinas e orientações a respeito da garantia do direito à segurança alimentar e nutricional.

Sobre a importância da pesquisa, a Prof.ª Janaina Barbosa afirma que: “Desenvolver pesquisa é desafiador, tem um custo, tempo e, acima de tudo, o desejo de contribuir com a resolução dos problemas locais, estendendo-o ao mundo. Assim, pesquisar com o apoio do CEST e com o fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) é a garantia para execução e sucesso do projeto”.

Integram ainda a equipe do Projeto as Professoras Allanne Pereira Araújo, Mayara Rayla dos Santos Sousa, Pamara Silva Loura Franco, Elizângela França Teixeira, Marcela Lobão de Oliveira, Tayla Thais Jatahy Pereira, Leudimar Carvalho Soares Filho (Nutricionista da Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão), e a discente do curso de Nutrição do CEST, Isabella Fernanda Ferreira Pereira.

A Faculdade Santa Terezinha – CEST acredita no potencial inovador do seu time e parabeniza a equipe pelo empenho e compromisso com o desenvolvimento científico e tecnológico e a responsabilidade social da instituição, desejando sucesso na realização de seu Projeto.