Notícias

Centro Universitário CEST promove o Encontro Pedagógico Docente 2024.1

Nos dias 2 e 17 de fevereiro acontecerá o Encontro Pedagógico Docente 2024.1 que, neste semestre, tem como tema “Novos caminhos metodológicos para o ensino e pesquisa a partir dos projetos de extensão”, e é direcionado aos Docentes e Coordenadores de Cursos.

O Encontro tem como objetivo discutir sobre os aspectos inerentes à indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e em como essa articulação pode gerar aprendizagens transformadoras e novos caminhos metodológicos, a partir da dinâmica dos projetos de extensão como eixo norteador das atividades acadêmicas.

Além disso, o evento busca ainda refletir sobre como a pesquisa pode contribuir e se alinhar à extensão universitária, no sentido de fortalecer a iniciação científica.

O dia 02 de fevereiro será reservado para o encontro de formação com extensionistas, já o dia 17 de fevereiro será para o encontro geral com todos os docentes.

Os docentes extensionistas devem realizar sua inscrição até o dia 31 de janeiro e, para o encontro do dia 17, todos os docentes  precisam se inscrever até o dia 14 de fevereiro. Clique aqui e faça a sua inscrição.

Confira a Programação do evento:


Clique aqui e faça a sua inscrição.

Confira a Programação do evento e partipe!

Tese de Doutorado de Docente do Curso de Enfermagem do CEST apresenta alternativa ao tratamento da Endometriose

A Professora Isabela Bastos Jacome de Souza, do Curso de Enfermagem do CEST, conquistou o título de Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Maranhão com a tese intitulada “Efeitos da talidomida no tratamento da endometriose experimental em ratas”.

A endometriose é uma doença crônica e debilitante associada à dor pélvica e diversas estratégias têm sido pesquisadas para o controle da dor, como a utilização de substâncias anti-inflamatórias. Nesta perspectiva, a talidomida surge como opção no controle álgico por sua propriedade imunomoduladora utilizada no tratamento de diversas condições clínicas. 

O objetivo da pesquisa foi avaliar o efeito analgésico e anti-inflamatório da talidomida no tratamento de endometriose experimental. Foram utilizadas 36 ratas da linhagem Wistar e separadas aleatoriamente em 06 grupos: CONTROLE (-), LEUPROLIDA, SHAM e grupos T25, T50 e T100 com administração via oral respectivamente de 25, 50, e 100mg/kg/dia de talidomida.

A pesquisadora realizou testes comportamentais para avaliação da dor, avaliação dos níveis séricos das citocinas, aferições dos volumes dos implantes antes e ao final do protocolo de tratamento e estudo histopatológico das áreas de implante. Foi possível constatar que a talidomida teve uma ação analgésica, anti-inflamatória e reduziu o tamanho dos implantes, mais expressiva com doses a partir de 50mg/kg/dia, podendo ser sugerida como uma opção no tratamento da dor da endometriose.

Graduada em Enfermagem pela Faculdade CEST, Professora das disciplinas Enfermagem em Saúde Coletiva e Doenças Transmissíveis, do Curso de Enfermagem, Isabela Bastos também é Enfermeira da Estratégia Saúde da Família pela Secretaria Municipal de Saúde de São Luís.

A Faculdade Santa Terezinha parabeniza a docente pela conquista do título, assim como pelo compartilhamento do conhecimento acadêmico e pela importante contribuição como resultado do seu trabalho, e deseja sucesso em sua carreira.

Curso de Fisioterapia abre inscrições para o Projeto Aprender Fazendo

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo do Projeto de Extensão Aprender Fazendo, do Curso de Fisioterapia do CEST. As atividades do Projeto serão desenvolvidas na Clínica Escola Santa Edwiges – APAE, no período de 15/01/2024 a 31/01/2024.

Estão sendo oferecidas 36 vagas, que serão distribuídas entre as áreas de em Fisioterapia Traumato – Ortopédica, Fisioterapia Reumatológica, Fisioterapia Respiratória e Fisioterapia Aquática, Fisioterapia Neurológica – Adulto e Fisioterapia em Pediatria.

As inscrições serão realizadas na Central de Atendimento da Faculdade Santa Terezinha – CEST, situada na Av. Casemiro Júnior, nº 12 – Anil, até o dia 08 de janeiro, presencialmente das 8h às 12h e das 14h às 21h de segunda a sexta-feira, ou pelo e-mail centraldeatendimento@cest.edu.br

A seleção será feita através do Coeficiente de Rendimento, a partir da análise do Histórico Escolar do candidato, a ser realizada pela Coordenação do Curso de Fisioterapia. Para mais informações acesse o Edital.

Projeto de Extensão do Curso de Sistemas de Informação do CEST possibilita acesso à Robótica em comunidade maranhense

No dia 14/12, os alunos do Curso de Sistemas de Informação que participam do Laboratório de Robótica da Faculdade CEST, acompanhados da Profa. Dra. Marta Barreiros, viajaram para a cidade de Humberto de Campos para executar o Projeto de Extensão +Robótica na Escola. 

A Robótica Educacional é uma atividade que permite a simulação em mundos virtuais e reais, desafiando o aluno e o professor a solucionar problemas que imitam ou se aproximam de um sistema real. É esse ambiente que permite ao aluno manipular variáveis, observar os resultados, errar e modificar seu trabalho, atuando de forma positiva a partir do paradigma erro/acerto. 

O projeto foi desenvolvido com os estudantes do ensino fundamental da Escolas Santa Rita e Sabino Leite, e as crianças puderam aprender sobre robótica e tecnologia de maneira prática, com a realização de oficina de robótica aplicada à sustentabilidade e uma exposição com robôs. O Projeto contou com a participação dos alunos do Curso de Engenharia da Computação da UEMA, compondo a oficina prática de tecnologias. 

O objetivo do projeto consistiu em favorecer ao aluno colocar a “mão na massa”, utilizando componentes de hardware e software por meio de uma oficina prática, a fim de adquirir experiências como aprendizado, começando sempre com um desafio de montagem, assim, foi importante possibilitar aos alunos do ensino fundamental o acesso a essas informações na área de Robótica, tanto teóricas quanto práticas, permitindo que construam conhecimentos e vislumbrem oportunidades futuras para a sua própria formação.

O Projeto teve apoio integral da Coordenação do Curso de Sistemas de Informação, por meio da Coordenadora, Profa. Pedriana Pavão, e do Prof. Thiago Nelson, Coordenador de Inovação e Tecnologias do CEST, além de todo o suporte oferecido pela Diretoria Acadêmica da Faculdade CEST.

A receptividade das escolas envolvidas no Projeto foi de extrema importância e o Projeto foi alvo de muitos elogios por parte de todos os professores e alunos, que destacaram o mérito do trabalho realizado.

Inscrições abertas: Processo Seletivo para Bolsas de Iniciação Científica para o ano de 2024

A Faculdade CEST está com inscrições abertas para o Processo Seletivo para Bolsas de Iniciação Científica para o ano de 2024. Serão disponibilizadas 14 (quatorze) vagas para alunos(as) dos Cursos de Direito, Fisioterapia, Nutrição, Enfermagem , Tecnologia em Estética e Cosmética e Sistemas de Informação, que tenham interesse em participar dos Projetos de Iniciação Científica.

As Bolsas de Iniciação Científica são oferecidas a partir de convênio com a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), e os Projetos serão desenvolvidos nos turnos de funcionamento da instituição, de acordo com as especificações de cada projeto.

Para este edital serão oferecidas 14 (quatorze) bolsas no valor mensal de R$700,00 (setecentos reais) cada, cujos pagamentos serão feitos pela FAPEMA, com vigência de 12 (doze) meses, mediante convênio firmado com o CEST.

Os(As) 14 (quatorze) candidatos(as) aprovados(as) e classificados(as) terão direito também, de forma cumulativa e durante o mesmo período de vigência da Bolsa de Iniciação Científica , ao desconto de 25% (vinte e cinco por cento) na mensalidade do seu curso, a título de bolsa adicional ofertada pela Faculdade Santa Terezinha – CEST, desde que não detenham qualquer outro tipo de bolsa ou desconto já implantado.

As inscrições serão realizadas no período de 20/12/2023 a 02/02/2024, no formato on-line pelo endereço de e-mail (centralderelacionamento@cest.edu.br) da Central de Relacionamento da Faculdade Santa Terezinha – CEST.

 Para inscrição no Processo Seletivo os(as) interessados(as) deverão preencher os seguintes requisitos:

a. Estar regularmente matriculado(a) no curso de graduação no qual o Projeto de Iniciação Científica do seu interesse está vinculado;

b. Apresentar coeficiente de rendimento igual ou superior a 7,0 (sete);

c. Ter disponibilidade de 20 horas semanais para realizar as atividades do projeto;

d. Estar cursando a partir do segundo período até o antepenúltimo período do curso de graduação (não serão aceitos(as) alunos(as) matriculados(as) no primeiro período ou no último ano do curso);

e. Apresentar histórico escolar sem qualquer tipo de reprovação pendente; no caso de ter reprovado(a) em alguma disciplina, esta já deverá ter sido recuperada;

f. Não ter pendência financeira com o CEST;

g. Não ter pendências junto à Biblioteca e à Secretaria Acadêmica;

h. Ter cadastro disponível e atualizado na Plataforma Lattes do CNPq (www.lattes.cnpq.br/).

 i. Não ter vínculo empregatício e/ou não exercer atividades remuneradas de qualquer natureza (ex: estágio não obrigatório remunerado).

 Para inscrição no Processo Seletivo, o(a) candidato(a) deverá enviar para o email da Central de Relacionamento:

a. Requerimento de Inscrição devidamente preenchido (conforme o Edital), indicando a opção do Projeto de Iniciação Científica para o qual está concorrendo e o turno (matutino, vespertino ou vespertino) que deseja participar do Projeto;

b. Declaração de regularidade acadêmica e Histórico Escolar, obtidos por meio do Portal do Aluno no site institucional do CEST;

c. Currículo Lattes devidamente comprovado (últimos 5 anos).

Confira o cronograma das atividades do processo seletivo:

O processo seletivo constará de prova escrita e entrevista. O resultado final será divulgado no dia 08/03/2024, no mural da Diretoria Acadêmica e no site do CEST.

Saiba mais, clique aqui e acesse o Edital.


Informações: (98) 3213.8008

Inscrições abertas para o Projeto de Extensão Aprender Fazendo: Assistência Integral ao Idoso

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo do Projeto de Extensão Aprender Fazendo: Assistência Integral ao Idoso – 4º Circuito Interdisciplinar em Geriatria.

O projeto é interdisciplinar e envolve as áreas de Fisioterapia, Enfermagem, Direito, Nutrição, Gastronomia, Sistemas de Informação e Estética e Cosmética. As atividades serão desenvolvidas nas dependências do CEST, no período de 15/01/2024 a 29/01/2024.

Para se inscrever, o aluno interessado precisa estar devidamente matriculado em um dos cursos abaixo:

  1. Curso de Direito: a partir do 2º período;
  2. Curso de Nutrição: no 4º, 5º ou 6º período;
  3. Curso de Gastronomia: a partir do 2º período;
  4. Curso de Fisioterapia: no 7º ou 8º período;
  5. Curso de Tecnologia em Estética e Cosmética: no 2º, 3º, 4º ou 5º período;
  6. Curso de Sistema de Informações: a partir do 3º período;
  7. Curso de Enfermagem: a partir do 4º período.

As inscrições serão realizadas presencialmente na Central de Relacionamento da Faculdade Santa Terezinha – CEST, situada na Av. Casemiro Júnior, nº 12 – Anil, até o dia 08/01/2024, das 8h às 12h e das 14h às 21h, de segunda a sexta-feira.

Para mais informações acesse o Edital.

Pular para o conteúdo