Notícias

Iniciação Acadêmica para Calouros(as) do CEST acontecerá em nova data, no período de 27 de fevereiro a 1º de março

Nos dias 27 de fevereiro a 1º de março acontecerá o acolhimento dos(as) alunos(as) do 1º período dos Cursos de Administração, Direito, Enfermagem, Estética e Cosmética, Fisioterapia, Gestão de Recursos Humanos, Logística, Nutrição e Sistemas de Informação, do Centro Universitário CEST.

Nesse evento os(as) alunos(as) terão a oportunidade de obter informações sobre a estrutura e funcionamento da Instituição, além de orientações prévias acerca do Projeto Pedagógico do Curso que escolheram, das metodologias de ensino adotadas e das possibilidades de mercado relacionadas à formação profissional.

Os(as) alunos(as) também poderão conhecer os(as) coordenadores(as) de cursos e o corpo gestor do CEST, além de saber mais sobre alguns dos principais setores de apoio ao estudante, como a Secretaria Acadêmica, a Biblioteca e outros.

A Iniciação Acadêmica acontecerá no Auditório do CEST e em salas de aulas e contará com apresentações musicais e sorteios de brindes, em um ambiente descontraído e acolhedor, preparado para receber os(as) alunos(as) em seu primeiro contato com a instituição. 

O evento acontecerá nos turnos/horários correspondentes a cada turma. A programação para os(as) discentes matriculados(as) no turno matutino iniciará às 08h, os(as) alunos(as) da tarde devem participar do acolhimento às 14h e, para os(as) discentes da noite, o horário de início do evento será às 19h.

Calouro(a), comece bem o seu semestre, participe!

Centro Universitário CEST lança especialização inédita em Nutrição, Metabolismo e Fisiologia do Exercício

O Centro Universitário Santa Terezinha – Cest está com inscrições abertas para a Especialização em Nutrição, Metabolismo e Fisiologia do Exercício, oferecida de forma pioneira pela instituição e que se constitui em uma oportunidade ímpar para atualização em área de grande interesse para o mercado.

A sociedade contemporânea enfrenta um aumento significativo nas doenças crônicas relacionadas ao estilo de vida, como obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e distúrbios metabólicos, o que exige cada vez mais profissionais capacitados para lidar com tal demanda.

Dessa forma, a Especialização objetiva capacitar nutricionistas e outros profissionais da área da saúde para compreender profundamente as interações entre a nutrição, o metabolismo e a fisiologia do exercício, visando à excelência na prática clínica, na pesquisa científica e na promoção da saúde.

Estão sendo ofertadas 30 (trinta) vagas e o curso funcionará com aulas quinzenais, às sextas-feiras, no horário das 18h às 22h20min e, aos sábados, das 8h00min às 12h20min e das 13h30min às 17h40min; alguns módulos poderão implicar em atividades práticas que ocorrerão em ambientes externos ao CEST, aos domingos, das 08h às 12h20min.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 07/03/2024, pelo e-mail centralderelacionamento@cest.edu.br ou presencialmente, na Central de Relacionamento da Faculdade, das 8h às 12h e das 14h às 21h, de segunda a sexta-feira.

Acesse o edital completo em cest.edu.br/editais

Abertas as inscrições para terceira turma da Especialização de Enfermagem em UTI Adulto

O Curso de Enfermagem do Centro Universitário Santa Terezinha – CEST está com inscrições abertas para a terceira turma do curso de pós-graduação lato sensu Especialização em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto, com início das aulas previsto para março deste ano.

A Especialização em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto objetiva oferecer aos profissionais de enfermagem uma abordagem ampla sobre temas atuais, para uma melhor qualificação técnica e científica, além de proporcionar conhecimentos tecnológicos inovadores, aliados à humanização e à ética no ambiente de UTI Adulto.

A matriz curricular do curso contempla conteúdos planejados para qualificar os profissionais para uma assistência fundamentada e segura ao paciente adulto em estado crítico internado em UTI, considerando o ambiente de alta complexidade e a necessidade de conhecimentos específicos para o controle e detecção de intercorrências, no sentido de controlar e evitar danos, riscos e sequelas ao paciente.

O curso terá ainda aulas presenciais de prática hospitalar, que será realizada em uma Unidade de Terapia Intensiva, objetivando o aperfeiçoamento da vivência prática dos profissionais nesse ambiente de alta complexidade. As aulas serão ministradas por Professores Mestres e Doutores renomados e de ampla experiência na prática hospitalar.

Serão oferecidas 40 vagas e o Curso funcionará com aulas quinzenais, às sextas-feiras, no horário das 13h30min às 17h40min e das 18h às 22h20min, e aos sábados das 8h00min às 12h20min e das 13h30min às 17h40min.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 20/02/2024, das 8h às 21h, de forma presencial na Central de Relacionamento do CEST, de segunda a sexta-feira, ou remotamente, pelo e-mail centralderelacionamento@cest.edu.br.

Deverão ser apresentados os seguintes documentos:

  • Requerimento de Inscrição, devidamente preenchido sem rasuras, datado e assinado;
  • Histórico escolar;
  • Diploma ou Certidão/Declaração de conclusão;
  • Documento de Identidade;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Currículo atualizado, preferencialmente no modelo Lattes, devidamente comprovado

Para mais informações sobre o processo seletivo e valores, acesse aqui o Edital.

Projeto Aprender Fazendo promove assistência a idosos de comunidades do Anil

O Centro Universitário Santa Terezinha – CEST iniciou as atividades de extensão do primeiro semestre de 2024 com o Projeto Aprender Fazendo – Assistência  Integral ao Idoso, promovendo a vivência prática entre os alunos e grupos de idosos do bairro do Anil e adjacências.

A iniciativa, além de pôr em prática o conteúdo trabalhado em sala de aula, visa também a oportunizar aos alunos uma maior capacidade em identificar e resolver demandas e desafios reais da sociedade.

Participam das atividades alunos a partir do 2º Período do Curso de Direito, do 4º, 5º e 6º período do Curso de Nutrição, a partir do 2º período do Curso de Gastronomia, 7º e 8º período do Curso de Fisioterapia, 2º, 3º, 4º e 5º período do Curso de Estética e discentes matriculados a partir do 3º período do Curso de Sistema de Informação.

Charle Luciano, acadêmico do 3º período de Direito, conta que “Realmente, o projeto faz jus ao seu nome, porque quem dele participa aprende bastante e aprende fazendo”.

Sobre a importância de ter participado dessa atividade, Charle relata que “Foi uma experiência incrível. Foi muito exitoso poder compartilhar um pouco do meu conhecimento com esse público tão legal, que são as pessoas idosas e, além disso, poder aprender bastante com as experiências que eles sempre têm para contar (experiências essas que me impulsionam a ajudar, no que for possível, a construir uma Justiça mais célere e efetiva para a nossa sociedade)”.

Todas as atividades são orientadas e supervisionadas por docentes: Profa. Samira Kemmer Pereira (Fisioterapia), Profa. Maiane Cibele de Mesquita Serra (Direito), Profa. Hérika Polyana Rabelo (Gastronomia e Nutrição), Prof. Carlos Wagner Sousa da Costa (Sistema de Informação), e Prof. Adelson Pereira Júnior (Estética e Cosmética).

O CEST parabeniza alunos e professores pelo empenho e competência e se orgulha de tão exitoso projeto.

Aluno do Curso de Nutrição é agraciado com a Comenda Professor Expedito Alves de Melo, pelo Jubileu de Prata do CEST

Tornou-se uma importante tradição o CEST homenagear, em cada Cerimônia de Colação de Grau Oficial, o(a) aluno(a) que se destacou nos estudos no decorrer do seu curso, o  que representa o esforço, a dedicação e o empenho na busca de conhecimento e de uma formação de vida, como profissional e como cidadão. Recebe essa homenagem o(a) formando(a) destaque de cada curso. 

A Colação de Grau do semestre 2023.2, todavia, contou com um momento muito especial, pois, além da entrega do Diploma de Honra ao Mérito ao(à) Aluno(a) Destaque de cada curso, foi concedida a Comenda Professor Expedito Alves de Melo, pelo Jubileu de Prata da Faculdade Santa Terezinha – CEST, ao aluno destaque do Curso de Nutrição Matutino.

A Comenda Professor Expedito Alves de Melo leva o nome do fundador da APAE e do CEST e foi instituída pela Portaria Nº 19/2023 com o objetivo de prestigiar e reconhecer personalidades, docentes e discentes que se destacam pelos trabalhos desenvolvidos em prol da educação superior, do seu papel nesse processo e no desenvolvimento social.

Na ocasião, a medalha foi entregue ao aluno Vinícius da Silva de Castro, que obteve a maior nota entre todos os(as formandos(as) do segundo semestre de 2023 dos cursos do Centro Universitário Santa Terezinha – CEST.

A entrega foi realizada pela Profa. Maria da Conceição Lima Melo Rolim, Reitora em Exercício do CEST, junto à Profa. Tereza Medeiros, Coordenadora do Curso de Nutrição, com a presença da Profa. Rosanna Maria Couto de Sá Monteiro, Pró-Reitora Acadêmica do CEST.

De acordo com Vinícius, “Ter sido premiado com essa comenda foi uma surpresa e uma honra, sendo resultado de muito esforço e dedicação durante esses 4 anos intensos e proveitosos da graduação. Poder ver a emoção e felicidade nos olhos dos meus familiares e amigos que estavam ali presentes foi uma sensação incrível, e tudo isso só se tornou possível graças à benção de Deus, ao apoio e incentivo da minha família, de amigos e colegas que vivenciaram essa trajetória comigo, da ‘Nata’ (grupo de amigas com quem compartilhei todos os momentos vividos nesses períodos e sei que serão profissionais incríveis), da ajuda e atenção da coordenadora, Profa. Maria Tereza, de todo o corpo docente do curso de Nutrição pelo aprendizado, e toda dedicação e suporte dos profissionais do CEST. Só tenho a agradecer a todos vocês, e saibam que vocês fazem parte dessa conquista. Além do mais, ter recebido essa premiação pelas mãos da Dra. Maria da Conceição, filha do homenageado da comenda, foi uma honra, e ver sua emoção tornou o momento ainda mais especial”.

Parabenizamos o Vinícius pela grande conquista e todo o empenho no decorrer da graduação e desejamos sucesso em sua carreira!

Centro Universitário CEST promove o Encontro Pedagógico Docente 2024.1

Nos dias 2 e 17 de fevereiro acontecerá o Encontro Pedagógico Docente 2024.1 que, neste semestre, tem como tema “Novos caminhos metodológicos para o ensino e pesquisa a partir dos projetos de extensão”, e é direcionado aos Docentes e Coordenadores de Cursos.

O Encontro tem como objetivo discutir sobre os aspectos inerentes à indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e em como essa articulação pode gerar aprendizagens transformadoras e novos caminhos metodológicos, a partir da dinâmica dos projetos de extensão como eixo norteador das atividades acadêmicas.

Além disso, o evento busca ainda refletir sobre como a pesquisa pode contribuir e se alinhar à extensão universitária, no sentido de fortalecer a iniciação científica.

O dia 02 de fevereiro será reservado para o encontro de formação com extensionistas, já o dia 17 de fevereiro será para o encontro geral com todos os docentes.

Os docentes extensionistas devem realizar sua inscrição até o dia 31 de janeiro e, para o encontro do dia 17, todos os docentes  precisam se inscrever até o dia 14 de fevereiro. Clique aqui e faça a sua inscrição.

Confira a Programação do evento:


Clique aqui e faça a sua inscrição.

Confira a Programação do evento e partipe!

Pular para o conteúdo