MENSAGEM AO DIA DO PROFESSOR

Conclamamos neste dia 15 de outubro, dedicado ao Professor a realçar em nosso cenário acadêmico, essa nobre missão de extrema relevância, fonte de produção de riqueza humana pela transmissão de seus conhecimentos, que transcendem fronteiras, integra e forma indivíduos, desde os primórdios e na atualidade.

Ao ensejo, associada a toda comunidade da Faculdade Santa Terezinha-CEST, presto homenagem a todos que se dedicam a arte de ensinar, homenageados muitas vezes invisíveis e não reconhecidos como merecem e mesmo assim, no anonimato, transmitem os seus saberes insculpidos em suas dedicações, salvam vocações e enriquecem o nosso País.                         

Quem compartilha o que sabe muda a história de quem aprende e este profissional, dedica-se aos seus semelhantes, vocaciona sonhos, transforma-os para conquistas aos seus destinatários e que, ao volverem seus olhos, deparam com os protagonistas de suas caminhadas: OS MESTRES.

Aos professores na contemporaneidade, lhes são exigidas respostas imediatas, atualizadas e carecem de aperfeiçoamento permanente para atenderem e privilegiarem suas competências metacognitivas, predicados especiais e complexos de atitudes, comportamentos e posturas transversais no processo ensino aprendizagem, suporte e arena de construção humana em direitos e valores.

Celebrar esta data em meio a atual e ainda não finda pandemia, com experiências conturbadas, com rotinas modificadas, nas quais precisaram dissipar crises pessoais e institucionais e manterem o foco e comprometimento com o seu papel fundamental de educar, ainda sem dispensar o fazer científico, significam eles, nestes tempos, molas propulsoras e agentes da indispensável ciência, instrumento abençoado que transforma vidas.

Sobressai-se, o gosto pela aprendizagem que caracteriza o vocacionado professor, que se torna a inspiração que o mundo precisa para evoluir e   despertar ao seu alunado em algo especial justo, harmônico e produtivo para sociedade, pois além dos conteúdos e currículos de sua formação, extrapolam além em sua missão ao apresentar-se como a resistência dos bravos a serem seguidos.

O lado memorável deste congraçamento se constitui estímulo às lembranças de trajetórias de grandes educadores e principalmente do destaque do nosso século, pela coincidência do centenário do enaltecido internacionalmente educador e patrono da educação brasileira, Paulo Freire, autor de mais de 30 livros sobre educação, que ao lado de tantos outros estiveram à frente das maiores reformas educacionais que transformaram e consolidaram a educação brasileira, nossos aplausos.

Qualquer manifestação se torna insipiente pelo muito que   devemos aos nossos professores em qualquer etapa de nossas vidas pessoalmente e institucionalmente pela sua contribuição indispensável como aqui conjugada pela Faculdade Santa Terezinha-CEST, exemplo de seus entusiasmos e responsabilidade em fazê-la crescer.

Pelo contexto, rendemos nossas homenagens de carinho, respeito, reconhecimento e admiração pelas sementes no seu cotidiano aqui plantadas e regadas, que perpassam pelo nosso engrandecimento

PARABÉNS aos nossos caríssimos e ilustres professores

Maria da Conceição Lima Melo Rolim
Vice-Diretora Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *