Aluno do Curso de Gastronomia do CEST buscou na culinária uma forma de empreender com sucesso

O empreendedorismo tem sido uma saída frente às inúmeras dificuldades econômicas e sociais que têm surgido nos últimos anos, agravadas principalmente pela pandemia da Covid-19, e para se destacar em um mercado cada vez mais disputado, é preciso conhecimento e dedicação para inovar.

Diante desses desafios, Wenderson Souza, aluno do Curso de Gastronomia do CEST, resolveu empreender no ramo alimentício, e buscou na Gastronomia uma forma de desenvolver suas habilidades e se destacar no mercado.

Como surgiu a ideia de empreender na Gastronomia?

“A perseverança sempre foi a ferramenta primordial na minha vida e dentro dos negócios ela ganhou mais força. Acredito que todo sonhador que vive em meio a dificuldade social precisa desse fator.

Iniciei com vendas bem novo, quando criança já vendia picolé na feira do João Paulo com meu irmão e aquele desafio foi bastante forte para eu buscar capacidades para novos desafios. Já adulto fui morar no Rio de Janeiro e lá ganhei muito conhecimento trabalhando com vendas.

Quando decidi morar de novo em São Luís, com esposa grávida e desempregado, veio a oportunidade de empreender, então usei a prática que mais me inspirava no meu dia a dia – a culinária.”

Qual foi o nicho de mercado escolhido e quais foram os principais desafios?

“Resolvi encarar o mercado de lanches de São Luís, no início só atendia meu bairro, porém resolvi fazer diferente, busquei preparos de uma arte que na época ainda não estava em alta na cidade, o lanche gourmet, lanches artesanais.

Consegui vantagens e destaque no meu bairro, enfim, vieram também novos desafios, passei por algumas dificuldades emocionais nas quais meu sonho quase desmorona, foi quando venci uma depressão profunda e consegui chegar em uma visão de amadurecimento no empreendedorismo.

Daí foquei na minha operação: logística, operação e planejamento. Clientes começaram a surgir, consegui ter minha equipe, chegar no Delivery, e abrir outro empreendimento, uma galeteria. Então analisei que precisava buscar conhecimento para ter mais evolução e passar credibilidade para meu público, coloquei o amor pela arte e pelo meu negócio acima e fui estudar.”

Como se deu sua escolha da Faculdade Santa Terezinha e o que você espera do Curso de Gastronomia?

A escolha foi acertada e hoje sei o quanto é importante ter conhecimento para desenvolver melhor aquilo que você já ama. A Faculdade CEST está me capacitando a cada dia para eu ultrapassar meus limites e ter visão ampla de todos os meus sonhos.

Foi o melhor investimento que fiz desde quando resolvi empreender, estamos na luta e Deus está dando determinação todos os dias para lutar por aquilo que tanto amo. A Gastronomia é minha paixão, meu real motivo para vencer, e saber que a vida é bela. Só basta a gente acreditar em si, ter fé e seguir determinado e confiante sempre.”