Alunas do Curso de Fisioterapia publicam artigo na Revista Science & Saúde

Os resultados de pesquisa de alunas do curso de Fisioterapia do CEST foram publicados recentemente na Revista Science & Saúde: Ciência e atualizações sobre a área da saúde, da Editora e-Publicar. A pesquisa foi desenvolvida pelas alunas Jéssica de Carvalho de Morais, Juliana do Nascimento Cantanhede e Lauciane Figueiredo da Silva França, sob orientação do Professor Fernando Cesar Vilhena Moreira Lima.

O estudo resultou de preocupação das alunas com o aumento dos casos de ansiedade e de estresse durante o período de isolamento social, em decorrência do aumento de casos da Covid-19, pelo que resolveram pesquisar as consequências físicas e mentais para a saúde dos alunos.

A amostra da pesquisa foi composta por 57 acadêmicos do curso de Fisioterapia. Para a coleta de dados foram utilizados o Questionário de Percepção de Estresse e o Inventário de Ansiedade de Beck, através de formulário online. Como resultado, 32.2% dos voluntários apresentaram indicadores de ansiedade moderada e 55,93% declararam um grau de auto percepção de estresse moderado.

Como relata a aluna Juliana Cantanhede, “A pesquisa é uma porta para novos conhecimentos, é a busca por desvendar problemas e solucioná-los, é algo prazeroso e que se torna viciante, ainda mais quando se tem mestres que te incentivam a ir sempre mais longe e sair da zona de conforto. Queremos agradecer pelo apoio da instituição que nos incentivou durante todo nosso período acadêmico e em especial, ao nosso orientador Prof. Fernando Vilhena, que sempre acreditou na gente e nas nossas propostas. Estamos imensamente gratas e felizes pela publicação”.

A Faculdade Santa Terezinha parabeniza os discentes e professor orientador pela relevante publicação e pelo incentivo à pesquisa e ao compartilhamento do conhecimento acadêmico, prioridade na Instituição.