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CEST realiza Encontro Pedagógico 2025.2 com foco em metodologias ativas e avaliações significativas

O Centro Universitário Santa Terezinha – CEST promoverá, nos dias 4 e 5 de agosto de 2025, o Encontro Pedagógico 2025.2, com o tema “Metodologias Ativas e Avaliações Significativas: caminhos para uma educação de qualidade”. O evento, que acontecerá de forma remota pela plataforma Google Meet, é voltado aos professores(as) e coordenadores(as) de curso da instituição e tem como principal objetivo promover uma reflexão coletiva sobre as práticas pedagógicas contemporâneas diante das novas demandas institucionais e diretrizes educacionais.

Com carga horária total de 9 horas, o encontro contará com palestras e oficinas ministradas por especialistas de renome, como o Prof. Dr. Ernandes Rodrigues, Prof. Me. Ednan Baldez e a Prof.ª Me. Faida Kran. Entre os temas abordados estão o uso de tecnologias digitais e plataformas de IA no ensino, estratégias avaliativas voltadas ao público neurodivergente e os novos desafios do ENADE no cenário educacional atual.

A programação foi pensada para oferecer aos docentes um espaço de diálogo e atualização, promovendo práticas pedagógicas mais alinhadas às competências contemporâneas e às necessidades dos estudantes. Além disso, o evento também se propõe a discutir as recentes mudanças na Resolução n.º 072/2011 – CEPE, que impactam diretamente o planejamento e a execução das avaliações acadêmicas na instituição.

O Encontro Pedagógico 2025.2 reforça o compromisso do CEST com a formação continuada do seu corpo docente e com a excelência na educação superior, incentivando o uso de metodologias que tornem a aprendizagem mais significativa e transformadora. 🔔 Convite especial: Professores e coordenadores(as) do CEST, garantam sua participação neste momento formativo essencial! As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 31 de julho, pela plataforma Sympla: https://www.sympla.com.br/produtor/cestcentrouniversitario

Participe e venha construir conosco caminhos inovadores para uma educação cada vez mais eficiente, inclusiva e de qualidade.

IMERSÃO CEST: Viva a experiência da sua próxima profissão

O Centro Universitário Santa Terezinha – CEST lança mais uma edição do Projeto Imersão CEST, uma oportunidade única para quem deseja experimentar, na prática, como é estudar em um dos melhores centros universitários do Maranhão. De 21 a 24 de julho, o público externo poderá participar de aulas práticas e vivências reais nos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Sistemas de Informação, Direito, Estética e Cosmética.

Durante a Imersão, os participantes terão contato direto com os laboratórios, equipamentos modernos, docentes experientes e a rotina acadêmica de cada curso. O objetivo é oferecer uma visão real e inspiradora sobre a futura profissão, além de mostrar de perto a excelência da estrutura e da metodologia do CEST, que une teoria e prática desde os primeiros períodos.

Se você sonha em transformar o seu futuro profissional, essa é a hora!

👉 Garanta sua vaga e inscreva-se gratuitamente no link: Sympla – Imersão CEST

CEST apresenta Especialização em Gestão Avançada dos Serviços de Saúde com abordagem prática e multidisciplinar

Voltada a profissionais da saúde e da gestão que desejam atuar com excelência na liderança e transformação dos serviços de saúde, a nova Pós-Graduação em Gestão Avançada dos Serviços de Saúde oferece uma formação estratégica, atualizada e alinhada às demandas do setor.

Com início em agosto de 2025, o curso terá duração de 12 meses, carga horária de 360 horas e será 100% presencial, com encontros quinzenais. A metodologia combina aulas expositivas, atividades práticas, uso de ferramentas digitais e desenvolvimento de projetos aplicados.

A matriz curricular contempla disciplinas como gestão de pessoas e liderança, gestão de saúde avançada, tecnologia e inovação, valor em saúde e experiência do paciente, auditoria e compliance, integrando teoria e prática para o desenvolvimento de competências essenciais.

A coordenação estará sob a responsabilidade dos médicos Dr. José Sérgio Macedo Coelho, com mestrado em Gestão de Programas e Serviços de Saúde, e Dr. Antônio Augusto Soares da Fonseca, pneumologista e sócio-proprietário da clínica Pronto Ar.

Com um corpo docente formado por mestres e doutores atuantes em instituições públicas e privadas, o curso prepara profissionais para assumir posições estratégicas, com foco em inovação, ética e resultados.

As inscrições já estão abertas em pos.cest.edu.br, com vagas limitadas.

CEST lança Pós-Graduação em Medicina Legal e Perícia Médica com foco prático e formação ética para atuação judicial e administrativa

O Centro Universitário Santa Terezinha – CEST está com inscrições abertas para a nova Pós-Graduação em Medicina Legal e Perícia Médica, um curso completo, técnico e atual, voltado a médicos com registro no CRM que desejam atuar como peritos judiciais, administrativos, securitários ou assistentes técnicos.

Com duração de 18 meses e carga horária de 640 horas, o curso será 100% presencial e ofertado de forma quinzenal, proporcionando uma formação sólida e integrada à rotina profissional do médico.

A proposta metodológica alia teoria e prática, com aulas expositivas, atividades supervisionadas, simulações de laudos, estudos de caso, debates e visitas técnicas a instituições forenses, oferecendo uma vivência real da atuação pericial.

A matriz curricular abrange temas essenciais como Fundamentos da Perícia Médica, Legislação Aplicada, Perícia Judicial e Administrativa, Medicina Legal, Toxicologia, além de módulos específicos sobre doenças ocupacionais, perícias previdenciárias, civis e securitárias.

Um dos grandes diferenciais da pós-graduação é sua abordagem interdisciplinar e integrada, com sólida base ética, técnica e legal, conduzida por um corpo docente altamente qualificado, composto por mestres e doutores com vasta experiência acadêmica e atuação prática na área. A coordenação é do Prof. Dr. Antônio Augusto Soares da Fonseca, médico especialista em Medicina do Trabalho e Pneumologia e Prof. Dr José Sérgio Macedo, médico perito do INSS e neurocirurgião.

Com essa formação, o CEST responde a uma demanda crescente por profissionais preparados para elaborar laudos médicos precisos e consistentes, capazes de contribuir com a justiça de forma técnica, imparcial e ética.

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas no link: https://cest.bitrix24.site/crm_form_yst1l/

Pesquisa desenvolvida no curso de Sistemas de Informação do CEST inova ao aplicar IA na gestão acadêmica e conquista publicação em revista Qualis A

O curso de Sistemas de Informação do Centro Universitário Santa Terezinha – CEST segue conquistando destaque no cenário acadêmico nacional. Um artigo científico produzido por alunos e professores da instituição foi publicado na Revista DELOS (Curitiba), periódico com classificação Qualis A pela CAPES, reafirmando o compromisso institucional com a inovação e a excelência na produção científica.

Intitulado “Aplicação de Inteligência Artificial na Análise de Similaridade de Ementas Acadêmicas”, o trabalho foi desenvolvido pelos estudantes Zaina Valeska Rodrigues da Silva e Samuel Santos Silva, sob orientação do Prof. Dr. Thiago Nelson Faria Reis e coorientação da Prof.ª Esp. Juliany Pereira Costa.

A pesquisa propõe uma solução inovadora para um desafio recorrente nas instituições de ensino superior: a análise de equivalência curricular entre disciplinas. Tradicionalmente realizada de forma manual, essa análise pode ser demorada e suscetível a erros. Por isso, o artigo apresenta o desenvolvimento de um sistema automatizado baseado em Inteligência Artificial e Processamento de Linguagem Natural (PLN), capaz de identificar padrões semânticos entre ementas acadêmicas e tornar o processo mais ágil e preciso.

O estudo utilizou abordagens de aprendizado de máquina e aprendizado por reforço, sendo testado no próprio curso de Sistemas de Informação do CEST. A implementação de um Web Service possibilitou a redução do tempo de análise de dias para segundos, além de permitir que o modelo fosse continuamente aprimorado a partir do feedback dos usuários.

Os resultados reforçam o potencial da aplicação da IA na gestão acadêmica, trazendo mais eficiência, acessibilidade e transparência para os processos internos das instituições. A pesquisa também abre caminhos para futuros estudos com técnicas avançadas de PLN e bases de dados mais robustas.

Essa importante publicação não apenas fortalece a atuação científica do curso, como também comprova o protagonismo dos alunos e professores do CEST na busca por soluções tecnológicas de impacto.

Parabenizamos os autores e orientadores pelo excelente trabalho desenvolvido e pela conquista de uma publicação em periódico de alto nível, que honra o nome do CEST e contribui para a inovação no ensino superior.

Alunos e professores do curso de Sistemas de Informação do CEST têm artigo publicado com Qualis B

Alunos do curso de Sistemas de Informação do CEST, sob orientação de professores da instituição, tiveram um artigo científico publicado na Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação (REASE), periódico com classificação Qualis B pela CAPES.

Intitulado “Desenvolvimento de um Dispositivo Inteligente para Monitoramento de Doenças de Pele”, o trabalho foi produzido pelos estudantes Naum Leal Linhares Diniz e Kemuell Klinger Costa Torres, com orientação do Prof. Me.. Edilson Carlos Silva Lima e coorientação do Prof. Me. Leonardo Silva Nunes.

A pesquisa teve como objetivo o desenvolvimento de um algoritmo inteligente baseado em redes neurais convolucionais para a detecção automatizada de melanoma, o tipo mais letal de câncer de pele. Utilizando uma base pública de imagens dermatoscópicas disponibilizadas na plataforma Kaggle, os alunos aplicaram técnicas avançadas de data augmentation e pré-processamento para otimizar o desempenho do modelo.

Programado em Python, com uso da biblioteca Keras e executado na plataforma Google Colab com suporte de GPU, o modelo obteve índices altamente promissores, com acurácia de 89,09%, sensibilidade de 85,7%, precisão de 91,3% e F1-score de 88,4%.

Segundo os autores, os resultados indicam que o modelo pode atuar como ferramenta auxiliar no diagnóstico precoce do melanoma, especialmente em contextos com acesso limitado a especialistas, contribuindo para uma saúde mais acessível e assertiva.

Essa publicação reforça o compromisso do CEST com a inovação tecnológica e a pesquisa científica aplicada, promovendo uma formação acadêmica sólida, alinhada às demandas reais da sociedade.

Parabenizamos os alunos e professores envolvidos por essa conquista científica que honra e eleva ainda mais o nome do CEST no cenário acadêmico nacional.

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