EXTENSÃO - O QUE É

A extensão na educação superior brasileira é a atividade que promove a interação transformadora instituição – comunidade, realizando a troca mútua de saberes, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa. A extensão se faz por meio de políticas e práticas participativas e emancipadoras, em correspondência à necessária inserção social da instituição de ensino superior.

A EXTENSÃO NO CEST

A Extensão no CEST tem como base a sua história de vinculação estreita com a comunidade e, ainda, a expertise oriunda da sua mantenedora, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de São Luís.

A partir da política de extensão estabelecida, os alunos, professores e técnico-administrativos do CEST podem desenvolver, por meio das atividades de extensão, uma relação transformadora com a sociedade, mediante o exercício da cidadania, a reflexão crítica a partir da interação com a comunidade, a construção e compartilhamento de conhecimentos e o desenvolvimento das competências e habilidades para um exercício profissional comprometido com o desenvolvimento social.

O PROGRAMA DE EXTENSÃO DO CEST

O Programa de Extensão do CEST- PROEXT CEST é o programa norteador das atividades de extensão desenvolvidas no âmbito dos seus cursos de graduação, bem como a partir de iniciativas dos membros da comunidade acadêmica ou por demandas externas.

O PROEXT CEST objetiva ampliar a integração CEST/comunidade e promover uma formação integral e cidadã dos alunos, envolvendo as várias áreas de conhecimento abrangidas pelos cursos de graduação da instituição.

O PROEXT CEST está regulamentado pela Resolução CEPE nº 007 de 28 de setembro de 2021, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Instituição.

OBJETIVOS DO PROGRAMA DE EXTENSÃO

O PROEXT CEST tem por objetivos, entre outros:

  • Ampliar a interação entre o CEST – comunidade, em uma relação transformadora, fortalecendo seus vínculos mútuos e a responsabilidade social da instituição;
  • Fortalecer a articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão, contribuindo para a formação integral e cidadã dos alunos;
  • Estabelecer parcerias com os setores público, privado e terceiro setor para a promoção de ações de desenvolvimento social.

INCENTIVO À REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO

Conforme estabelecido no Programa Institucional de Bolsas de Extensão do CEST, alunos participantes de atividades de extensão poderão receber Bolsa de Extensão, concedida diretamente pelo CEST ou por instituição parceira.

 O Programa Institucional de Bolsas de Extensão do CEST está regulamentado pela Resolução CS nº 018 de 18 agosto de 2022, do Conselho Superior.

 ATIVIDADES DE EXTENSÃO COMO COMPONENTE CURRICULAR OBRIGATÓRIO

A extensão passou a ser componente curricular obrigatório para os alunos ingressantes a partir do 1º semestre letivo de 2023, correspondendo a no mínimo 10% da carga horária total do curso, conforme estabelecido na Resolução CNE/CES nº 7/2018 e na Resolução CEPE nº 007 de 28 de setembro de 2021, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão do CEST.

Neste sentido, o CEST proporciona oportunidade de participação aos alunos em variadas modalidades de atividades de extensão, por meio do Programa de Extensão – PROEXT CEST, incluindo atividades de extensão programadas na estrutura curricular dos cursos.

As atividades de extensão como componente curricular obrigatório serão desenvolvidas pelos alunos ao longo dos semestres letivos do curso.

ATIVIDADES DE EXTENSÃO

EDITAIS

REGULAMENTO DA EXTENSÃO

ACONTECEU NA EXTENSÃO

ACONTECEU NA EXTENSÃO

O CEST deu início no mês de fevereiro de 2023 a Extensão como componente curricular obrigatório, conforme estabelece resolução nº 7/2018. As primeiras atividades serão para a formação dos alunos sobre a importância da extensão universitária.  Essa formação será realizada em turmas interdisciplinares, por meio da disciplina Extensão Universitária, Cidadania e Responsabilidade Social.

Alunos de Sistemas de Informação e Direito realizam visita técnica para o 1º Ciclo de Formação das Quebradeiras de Coco Jovem
No dia 10 de abril (quinta-feira), os alunos do 4º período dos cursos de Direito e Sistemas de Informação, sob orientação da Profa. Me. Marla Medeiros, participaram de uma visita técnica à sede da MIQCB – Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu, localizada na Rua da Palma, no Centro Histórico de São Luís. A atividade integra as ações do projeto de extensão “MIQCB: a força do coletivo para o empoderamento feminino”. O grupo está atualmente desenvolvendo a segunda etapa do projeto. A primeira, realizada no segundo semestre de 2024, consistiu na criação do protótipo do aplicativo “Disque Palmeira”. Agora, os estudantes se dedicam à organização do 1º Ciclo de Formação das Quebradeiras de Coco Jovem. Durante a visita, os alunos definiram coletivamente os principais elementos do evento: tema, título, público-alvo, conteúdo programático e a logística de execução. A formação, que será realizada de forma remota, terá como tema “Noções de direitos e um entendimento sobre as violências simbólicas contra a mulher”. O evento acontecerá no dia 8 de maio, com transmissão via Google Meet, conectando jovens quebradeiras de coco dos estados do Maranhão, Pará, Piauí e Tocantins. A mediação será realizada pelos próprios estudantes, diretamente da sala de aula no CEST, por meio de um link de reunião criado especialmente para a atividade.
Alunos dos cursos de Fisioterapia, Nutrição e Enfermagem realizaram atividades educativas a crianças no projeto Missão Possível: Impactando vidas de crianças e adolescentes no Instituto Fernandes Pantera
No último sábado (12/04), os alunos dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem e Nutrição do 4º período matutino, sob a orientação da professora Rachel Pimentel, deram continuidade às atividades do projeto de extensão Missão Possível: Impactando vidas de crianças e adolescentes no Instituto Fernandes Pantera, localizado no bairro João de Deus. As atividades tiveram como objetivo trabalhar a importância do autocuidado, abordando temas como a lavagem das mãos e os cuidados no manuseio dos alimentos. Os extensionistas utilizaram jogos e brincadeiras como metodologia para abordar esses temas.
Durante a atividade, os extensionistas realizaram pinturas nas mãos das crianças para simular sujidade e orientaram a forma adequada de higienização das mãos e a técnica correta de higienização dos alimentos. O projeto Missão Possível: Impactando vidas de crianças e adolescentes visa promover o desenvolvimento integral da criança por meio de ações educativas, sociais, culturais e de saúde, contribuindo para a formação cidadã e fortalecendo vínculos sociais.
Alunos de Sistemas de Informação realizaram oficina do projeto EducaTech na Creche Escola CEDAC
Na última terça-feira (15/04), os alunos do 3º período do curso de Sistemas de Informação , sob a orientação do Prof. Esp. Marcos Sobrinho, deram continuidade às atividades do projeto de extensão EducaTech na Creche Escola CEDAC, localizada no bairro Pão de Açúcar.  A oficina, dedicada ao Google Documentos, teve como objetivo formar professores e equipe gestora no uso dessa ferramenta essencial para a produção de materiais didáticos e trabalho colaborativo.
Durante a atividade, os extensionistas apresentaram as principais funcionalidades da plataforma, incluindo: – Criação e formatação de documentos – Compartilhamento de arquivos com ajuste de permissões – Edição colaborativa em tempo real entre múltiplos usuários – Inserção de imagens e elementos visuais para enriquecer atividades pedagógicas O EducaTech é um projeto que visa promover a inclusão digital no ambiente educacional, oferecendo capacitação em ferramentas tecnológicas gratuitas e amplamente utilizadas no mercado. A iniciativa busca otimizar o fluxo de trabalho dos professores e gestores, além de incentivar a integração de recursos digitais no processo de ensino-aprendizagem. Os cursistas ainda foram apresentados aos conceitos de organização de arquivos e trabalho em nuvem com o Google Drive. O cronograma de atividades seguirá ao longo do semestre, contemplando outras ferramentas do Google Workspace for Education.

 

Palestra do Lider do Movimento Popular de Lutas Urbanas do João de Deus

Aconteceu no dia 19/08/2023, pela manhã, aula da Extensão universitária (ACEs I) das professoras Emanuelle e Luciana Costa, com a palestra do Lider do Movimento Popular de Lutas Urbanas do João de Deus que será a sede dos intercursos A (matutino e vespertino) e C (matutino).

Vídeos de trabalhos dos alunos da extensão curricularizada

Formação do Intercurso C3 da extensão curricularizada

Os cursos de Estética e Cosmética, Recursos Humanos, Logistica e Gastronomia do turno noturno, que formam o Intercurso C3 da extensão curricularizada, realizaram atividade de extensão com o tema “Extensão Universitária como prerrogativa de difusão de saberes e inclusão social”

A atividade acontceu na área de vivencia do CEST, no dia 24 de março de 2023.

Palestra Imersão em Micropigmentação

Palestra Imersão em Micropigmentação, realizada no dia 31 de março de 2023, promovida pelo Curso de Estética e Cosmética, ministrada pelo Prof. Esp. Jefferson Belfort.

Reunião de apresentação para os alunos do Projeto de Extensão CEST Esportes

CONTATO

Assessoria de Extensão

E-mail: extensao@cest.edu.br

Fone: (98) 3213-8010

Pular para o conteúdo