CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO
Pós-Graduação

NOSSOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO

Curso de Especialização em Práticas Integrativas e Complementares e Saúde (PICS) aplicadas à Nutrição

Com o objetivo de capacitar Nutricionistas por meio de uma abordagem diferenciada para atuar nas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) aplicadas à Nutrição, considerando-as como ferramentas importantes e inovadoras para o exercício profissional, a Faculdade CEST vem lançar o Curso de Especialização em Práticas Integrativas e Complementares Em Saúde (PICS) aplicadas à Nutrição.

O curso busca desenvolver as habilidades necessárias para a adoção das PICS, visando a utilização de variados recursos terapêuticos e preventivos de doenças e promotores da saúde, de forma sistêmica, programada e personalizada. Ao final do curso, o Nutricionista poderá solicitar habilitação nas PICS junto ao Conselho Federal de Nutricionistas (CFN).

São oferecidas 25 vagas e o conteúdo programático será desenvolvido em doze módulos, com carga horária de 30 horas cada, ministradas em aulas presenciais quinzenais, às sextas-feiras, das 18h às 22h20min e aos sábados, das 8h às 12h20min e das 13h30min às 17h50min, totalizando 375 horas.

 

As inscrições podem ser realizadas pelo e-mail centraldeatendimento@cest.edu.br, ou presencialmente na Central de Atendimento da Faculdade, das 8h às 12h e das 14h às 21h, de segunda a sexta-feira, com apresentação dos seguintes documentos:

a) Requerimento de Inscrição, devidamente preenchido sem rasuras, datado e assinado;

b) Histórico escolar;

c) Diploma ou Certidão/Declaração de conclusão de ensino superior;

d) Documento de identidade;

e) CPF;

f) Comprovante de residência;

g) Currículo atualizado, preferencialmente no modelo LATTES, devidamente comprovado;

A seleção dos candidatos será mediante análise do Currículo e do Histórico Escolar. Poderá ser realizada entrevista, caso o número de inscritos ultrapasse o limite de vagas.

Informações: (98) 3213.8008

DITAL 006/2023/CEST – Torna públicos os procedimentos e as normas para oferta de vagas a candidatos com graduação Nutrição, para ingresso no Curso de Especialização em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) aplicadas à Nutrição.

Curso de Especialização em Nutrição Integrativa e Fitoterapia

Aliando conceitos da Nutrição tradicional com outros conhecimentos, que consideram a pessoa de forma holística, onde ela é vista em sua totalidade, corpo e mente, a Nutrição Integrativa tem ganhado destaque no mercado, ampliando as possibilidades de atuação do nutricionista.

Junto à Nutrição Integrativa, a prática da Fitoterapia na assistência nutricional e dietoterápica também tem ganhado notoriedade, ao ampliar as abordagens de cuidado e as possibilidades terapêuticas para os pacientes.

Dessa forma, considerando a importância da capacitação profissional para um atendimento nutricional completo e diferenciado, o CEST lança de forma inédita o Curso de Especialização em Nutrição Integrativa e Fitoterapia.

São oferecidas 25 vagas e o conteúdo programático será desenvolvido em doze módulos, com cargas horária de 30 horas cada, ministradas em aulas presenciais quinzenais, às sextas-feiras, das 18h às 22h20min e aos sábados, das 8h às 12h20min e das 13h30min às 17h50min, totalizando 375 horas.

 

As inscrições serão realizadas pelo e-mail centraldeatendimento@cest.edu.br, ou presencialmente na Central de Atendimento da Faculdade, das 8h às 12h e das 14h às 21h, de segunda a sexta-feira, com apresentação dos seguintes documentos:

a) Requerimento de Inscrição, devidamente preenchido sem rasuras, datado e assinado;

b) Histórico escolar;

c) Diploma ou Certidão/Declaração de conclusão de curso superior;

d) Documento de identidade;

e) CPF;

f) Comprovante de residência;

g) Currículo atualizado, preferencialmente no modelo LATTES, devidamente comprovado;

A seleção dos candidatos será mediante análise do Currículo e do Histórico Escolar. Poderá ser realizada entrevista, caso o número de inscritos ultrapasse o limite de vagas.

Informações: (98) 3213.8008

EDITAL 005/2023/CEST – Torna públicos os procedimentos e as normas para oferta de vagas a candidatos com graduação Nutrição, para ingresso no Curso de Especialização em Nutrição Integrativa e Fitoterapia.

Curso de Especialização em Injetáveis Estéticos

A Faculdade Santa Terezinha – CEST está com inscrições abertas para o curso de Especialização em Injetáveis Estéticos, com foco na capacitação e no desenvolvimento de habilidades necessárias para atuar de forma competente e ética em área que se encontra em plena ascensão.

Ao final do curso o profissional poderá realizar procedimentos injetáveis estéticos atuando em equipes multidisciplinares nos serviços de Estética e Cosmética, tendo por base os fundamentos éticos e legais que regem a profissão.

São oferecidas 25 vagas e o Curso funcionará com aulas quinzenais, totalizando 400 horas. As aulas serão ministradas na Faculdade CEST às sextas-feiras, no horário das 13h30 às 17h40 e/ou 18h10 às 22h30, e aos sábados das 8h às 12h20 e das 13h às 17h30.

 

As inscrições podem ser realizadas pelo e-mail centraldeatendimento@cest.edu.br, ou presencialmente na Central de Atendimento da Faculdade, das 8h às 12h e das 14h às 21h, de segunda a sexta-feira, com apresentação dos seguintes documentos:

  1. Requerimento de Inscrição, devidamente preenchido sem rasuras, datado e assinado pelo candidato ou seu procurador;
  2. Histórico escolar (original e cópia);
  3. Diploma ou Certidão/Declaração de conclusão de curso superior(original e cópia);
  4. Documento de identidade (original e cópia);
  5. CPF (original e cópia);
  6. Comprovante de residência (original e cópia).
  7. Currículo atualizado, preferencialmente no modelo LATTES, devidamente comprovado;

A seleção dos candidatos será mediante análise do Currículo e do Histórico Escolar. Poderá ser realizada entrevista, caso o número de inscritos ultrapasse o limite de vagas.

Para mais informações acesse o(s) edital(is):

EDITAL 010/2023/CEST – Torna público que prorrogou as datas de matrícula e início no Curso de Especialização em Injetáveis Estéticos objeto do Edital  03/2023/DG/CEST.

EDITAL 007/2023/CEST – Torna público que alterou o Edital nº 003/2023/CEST que trata da abertura do Processo Seletivo para ingresso no Curso de Especialização em Injetáveis Estéticos.

EDITAL 003/2023/CEST – Torna públicos os procedimentos e as normas para oferta de vagas a candidatos com graduação na área da Saúde, para ingresso no Curso de Especialização em Injetáveis Estéticos.

Curso de Enfermagem do CEST abre Inscrições para novo curso de Pós-Graduação em UTI

O Curso de Especialização em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto objetiva oferecer aos profissionais de enfermagem um ensino de qualidade articulado à pesquisa e extensão, apresentando temas atuais para uma melhor qualificação técnica e científica, além de conhecimentos tecnológicos inovadores aliados à humanização e à ética no ambiente de UTI.

A matriz curricular do curso contempla conteúdos planejados para qualificar os profissionais a uma assistência fundamentada e segura ao paciente adulto em estado crítico internado em uma UTI, considerando o ambiente de alta complexidade e a necessidade de conhecimentos específicos para o controle e detecção de intercorrências, no sentido de controlar e evitar danos, riscos e sequelas ao paciente.

O curso contará com aulas presenciais de prática hospitalar que será realizada em uma Unidade de Terapia Intensiva, objetivando o aperfeiçoamento da vivência prática dos profissionais nesse ambiente de alta complexidade. As aulas serão ministradas por Professores Mestres e Doutores renomados e de ampla experiência na prática hospitalar.

Serão oferecidas 40 vagas e o Curso funcionará com aulas quinzenais, às quintas-feiras e sextas-feiras, no horário das 18h às 22h20min e, aos sábados, das 8h às 12h20min.

1. DAS INSCRIÇÕES

1.2 Período de inscrição conforme Edital

1.3. A documentação necessária, conforme estabelecido no Edital nº 005/2022/DG/CEST, deve ser anexada preferencialmente em formato pdf.

1.4. No caso de o candidato ter quaisquer dificuldades de acesso ao site, a inscrição será realizada presencialmente, até o dia 02/09/2022, de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, na Central de Atendimento da Faculdade Santa Terezinha – CEST, situada na Avenida Casemiro Júnior Nº 12 – Anil – São Luís – MA, fone (98) 3213-8008.

  • Requerimento de Inscrição, devidamente preenchido sem rasuras, datado e assinado pelo candidato ou seu procurador (anexar Procuração); 
  • Histórico escolar;
  • Diploma ou Certidão/Declaração de conclusão de Curso de Graduação;
  • Documento de Identidade; 
  • CPF; 
  • Comprovante de residência;
  • Currículo, preferencialmente no modelo Lattes, devidamente comprovado

Para mais informações sobre o processo seletivo e valores, acesse:

EDITAL 008/2023/CEST – Torna públicos os procedimentos e as normas para oferta de vagas a candidatos com graduação em Enfermagem, para ingresso no Curso de Especialização em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto.

EDITAL 057/2022/CEST – Torna públicos os procedimentos e as normas para oferta de vagas a candidatos interessados em cursar, na forma de Disciplinas Isoladas, como Aluno Especial, disciplinas ofertadas nos Cursos de Especialização em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Tricologia e Terapia Capilar e Planejamento e Gestão de Unidade de Alimentação e Nutrição.

EDITAL 051/2022/CEST – Torna público que prorrogou a data de matrícula e início no Curso de Especialização em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) , objeto do Edital 005/2022/DG/CEST.

EDITAL 021/2022/CEST – Torna público que prorrogou a data de matrícula e início no Curso de Especialização em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) , objeto do Edital 005/2022/DG/CEST.

EDITAL 011/2022/CEST – Torna público que prorrogou a data de matrícula e início no Curso de Especialização em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) , objeto do Edital 005/2022/DG/CEST.

 DITAL 005/2022/CEST – Torna públicos os procedimentos e as normas para oferta de vagas a candidatos com graduação em Enfermagem, para ingresso no Curso de Especialização em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

MÓD

DISCIPLINA

CH

I

Ética, Bioética, Morte Encefálica e Doações de Órgãos

20

II

Epidemiologia e Bioestatística Aplicada ao Cuidado Intensivo

20

III

Farmacologia em Terapia Intensiva

20

IV

Exames Laboratoriais, Imaginologia e Eletrocardiograma

20

V

Prevenção e Controle de Infecção Hospitalar, Biossegurança e Segurança do Paciente

20

VI

Introdução ao Atendimento de Emergência Intra e Pré-Hospitalar e

Biomecânica do Trauma

20

VII

Oxigenoterapia em UTI

20

VIII

Suporte Ventilatório Não Invasivo e Invasivo Adulto

20

XIX

Emergência em Terapia Intensiva

20

X

Assistência Intensiva ao Paciente com Alterações Cardiorrespiratórias

20

XI

Assistência Intensiva ao Paciente com Alterações Gastrintestinais, Endócrinas e Metabólicas

20

XII

Assistência Intensiva ao Paciente com Alterações Neurológicas e

Politraumatizados

20

XIII

Monitorização Hemodinâmica

20

XIV

Assistência ao Paciente Oncológico, Terminalidade em UTI e Cuidados Paliativos

20

XV

Sepse na Unidade de Terapia Intensiva

20

XVI

Sistematização da Assistência de Enfermagem em UTI

20

XVII

Suporte Nutricional ao Paciente Grave

20

XVIII

Tratamento de Feridas e Ostomias em Terapia Intensiva

20

XIX

Gerenciamento em Unidade de Terapia Intensiva

20

XX

Prática em Unidade de Terapia Intensiva Adulto

40

CARGA HORÁRIA TOTAL

420

Especialização em Tricologia e Terapia Capilar

O Curso representa uma oferta diferenciada no mercado para os profissionais formados em Estética e Cosmética, Medicina, Farmácia, Biomedicina e Enfermagem, que almejam o aperfeiçoamento e o desenvolvimento de habilidades e competências específicas para se tornarem Terapeutas Capilares, com ênfase em Tricologia.

Doenças inerentes ao couro cabeludo e à fibra capilar vêm ganhando destaque nas últimas décadas, fazendo com que os profissionais busquem maior conhecimento a respeito da fisiopatologia dessas doenças para desenvolver novas terapias de tratamento. Além da abordagem fisiopatológica, o curso também focará no estudo da cosmetologia e sua utilização em forma de terapia aplicada a reconstituição da fibra e da pele capilar.

O Curso de Especialização em Tricologia e Terapia Capilar contribuirá de forma significativa à formação do público-alvo para atuar nesse segmento tão importante, preparando-o para desenvolver programas de tratamentos para as diferentes patologias do couro cabeludo e da fibra capilar.

Serão oferecidas 36 (trinta e seis) vagas e o Curso funcionará com aulas quinzenais, às quintas-feiras e sextas-feiras, no horário das 18h às 22h20min e, aos sábados, das 8h às 12h20min.

As inscrições podem ser realizadas de forma presencial na Central de Atendimento da Faculdade das 8h às 21h, de segunda a sexta-feira, ou on-line, pelo e-mail centraldeatendimento@cest.edu.br. Deverão ser apresentados os seguintes documentos:

  • Requerimento de Inscrição, devidamente preenchido sem rasuras, datado e assinado pelo candidato ou seu procurador (anexar Procuração); 
  • Histórico escolar;
  • Diploma ou Certidão/Declaração de conclusão de Curso de Graduação;
  • Documento de Identidade; 
  • CPF; 
  • Comprovante de residência;
  • Currículo, preferencialmente no modelo Lattes, devidamente comprovado

Para mais informações sobre o processo seletivo e valores, acesse:

EDITAL 057/2022/CEST – Torna públicos os procedimentos e as normas para oferta de vagas a candidatos interessados em cursar, na forma de Disciplinas Isoladas, como Aluno Especial, disciplinas ofertadas nos Cursos de Especialização em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Tricologia e Terapia Capilar e Planejamento e Gestão de Unidade de Alimentação e Nutrição.

EDITAL 018/2022/CEST – Torna público que prorrogou a data de matrícula e início no Curso de Especialização em Tricologia e Terapia Capilar, objeto do Edital 024/2021/DG/CEST.

EDITAL 012/2022/CEST – Torna público que prorrogou a data de matrícula e início no Curso de Especialização em Tricologia e Terapia Capilar, objeto do Edital 024/2021/DG/CEST.

DITAL 007/2022/CEST – Torna público que prorrogou a data de matrícula e início no Curso de Especialização em Tricologia e Terapia Capilar, objeto do Edital 024/2021/DG/CEST.

DITAL 024/2021/CEST – Torna público o presente Edital disciplinando os procedimentos e as normas para preenchimento das vagas por candidatos com graduação nas áreas de Estética e Cosmética, Medicina, Farmácia, Biomedicina e Enfermagem, via Processo Seletivo, para o Curso de Especialização em Tricologia e Terapia Capilar.

MÓD

DISCIPLINA

CH

I

Anatomia e fisiologia do sistema pilossebáceo

15 horas

II

Ética Profissional e Empreendedorismo

15 horas

III

Disfunções do couro cabeludo e da haste capilar

20 horas

IV

Micropigmentação do couro cabeludo

20 horas

V

Avaliação e Anamnese capilar

15 horas

VI

Interpretação de exames clínicos e Prescrição de cosmética

15 horas

VII

SPA capilar

20 horas

VIII

Cosmetologia aplicada a patologias capilares

40 horas

IX

Terapia capilar aplicada

40 horas

X

Eletrotermofototerapia capilar (recursos)

40 horas

XI

Terapia capilar pressurizada*

20 horas

XII

Mesoterapia capilar (intradermicos)*

40 horas

XIII

Vivência Prática em Terapia Capilar

60 horas

TOTAL

360h

Especialização em Planejamento e Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN)

O Curso é voltado para candidatos com graduação nas áreas de Nutrição, Gastronomia, Engenharia de Alimentos, Administração, Hotelaria, Turismo e áreas afins.

O Curso tem como objetivo capacitar profissionais com conhecimentos teórico-práticos para o gerenciamento de Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN), visando sua aplicação no controle de qualidade dos alimentos, implementação de processos e sistemas de qualidade, gestão de cardápios, gestão de custos, e de saúde e educação continuada da equipe de trabalho.

Serão oferecidas 40 (quarenta) vagas e o Curso funcionará com aulas quinzenais, às quintas-feiras e sextas-feiras, no horário das 18h às 22h20min e, aos sábados, das 8h às 12h20min.

As inscrições podem ser realizadas de forma presencial na Central de Atendimento da Faculdade das 8h às 21h, de segunda a sexta-feira, ou on-line, pelo e-mail centraldeatendimento@cest.edu.br. Deverão ser apresentados os seguintes documentos:

a) Requerimento de Inscrição, devidamente preenchido sem rasuras, datado e assinado pelo candidato ou seu procurador; (se presencial)

b) Histórico escolar (original se for presencial se for por e-mail, digitalizada ou foto);

c) Diploma ou Certidão/Declaração de conclusão (original se for presencial se for por e-mail digitalizada ou foto);

d) Currículo atualizado, preferencialmente no modelo LATTES;

e) Documento de identidade (original se for presencial se for por e-mail, digitalizado ou foto);

f) CPF (original se for presencial se for por e-mail, digitalizado ou foto);

g) Comprovante de residência (original se for presencial se for por e-mail, digitalizado ou foto);


Para mais informações sobre o processo seletivo e valores, acesse:

EDITAL 057/2022/CEST – Torna público que prorrogou a data de matrícula e início no Curso de Especialização em Planejamento e Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN), objeto do Edital 022/2021/DG/CEST.

EDITAL 057/2022/CEST – Torna públicos os procedimentos e as normas para oferta de vagas a candidatos interessados em cursar, na forma de Disciplinas Isoladas, como Aluno Especial, disciplinas ofertadas nos Cursos de Especialização em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Tricologia e Terapia Capilar e Planejamento e Gestão de Unidade de Alimentação e Nutrição.

EDITAL 055/2022/CEST – Torna público que prorrogou a data de matrícula e início no Curso de Especialização em Planejamento e Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN), objeto do Edital 022/2021/DG/CEST.

EDITAL 019/2022/CEST – Torna público que prorrogou a data de matrícula e início no Curso de Especialização em Planejamento e Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN), objeto do Edital 022/2021/DG/CEST.

EDITAL 013/2022/CEST – Torna público que prorrogou a data de matrícula e início no Curso de Especialização em Planejamento e Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN), objeto do Edital 022/2021/DG/CEST.

DITAL 006/2022/CEST – Torna público que prorrogou a data de matrícula e início no Curso de Especialização em Planejamento e Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN), objeto do Edital 022/2021/DG/CEST.

DITAL 022/2021/CEST – Torna público o presente Edital disciplinando os procedimentos e as normas para preenchimento das vagas por candidatos com graduação na área de Nutrição, Gastronomia, Engenharia de Alimentos, Administração, Hotelaria, Turismo, Gestores de Bares, Restaurantes, Lanchonetes e áreas afins via Processo Seletivo, para o Curso de Especialização em Planejamento e Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN).

MÓD

DISCIPLINA

CH

I

Planejamento e Gestão de UAN

30 horas

II

Projetos, inovações e tendências tecnológicas de estrutura física e funcional de UAN

30 horas

III

Consultoria e tendências mercadológicas em produção de alimentos

30 horas

IV

Microbiologia de Alimentos

30 horas

V

Segurança Alimentar e Vigilância Sanitária

30 horas

VI

Planejamento de cardápios

30 horas

VII

Gastronomia e sua aplicabilidade em UAN

30 horas

VIII

Gerenciamento do abastecimento de gêneros e controle de estoques

30 horas

IX

Gestão de custos e Informatização

30 horas

X

Ferramentas e Sistemas de Qualidade

30 horas

XI

Gestão de Pessoas em UAN

30 horas

XII

Inovação e Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição – desafios, soluções e inovações tecnológicas

30 horas

TOTAL

360h

Pular para o conteúdo