BIBLIOTECA
BIBLIOTECA RAIMUNDA GALEANA MELO BATISTA

Biblioteca

A Biblioteca Raimunda Galeana Melo Batista, da Faculdade Santa Terezinha – CEST, objetiva dar apoio aos programas de ensino, pesquisa e extensão da instituição, no atendimento às demandas de informação, bem como oferecer colaboração técnico-científica, na sua área de atuação, aos docentes, alunos e demais usuários.

Para a Biblioteca, são adotadas políticas de atuação orientadas para a prestação de serviços de qualidade, por meio da formação e desenvolvimento da coleção, da infra-estrutura física, do conjunto de recursos informacionais e dos consequentes procedimentos para adquirí-los, bem como da estrutura organizacional, objetivando garantir à comunidade acadêmica uma unidade de informação voltada para uma gestão qualitativa de serviços e produtos, que possibilite aos usuários o acesso a informações relevantes e atualizadas.

Horário de funcionamento

A Biblioteca funciona nos três turnos, de segunda a sexta-feira, ininterruptamente das 8h às 21h30.

Acesso às informações

A Biblioteca encontra-se totalmente informatizada, utilizando o Sistema RM Biblios.

O sistema permite: cadastrar o usuário, cadastrar documentos, emprestar material, reservar material, recuperar informações referentes ao acervo, aos usuários, aos empréstimos, às reservas e às estatísticas, realizar atualizações, emitir relatórios e emitir etiquetas.

No que se refere à pesquisa, o usuário pode acessar as bases por autor, título e assunto, recuperando on-line a informação, através de telas, identificando o documento no acervo, verificando inclusive sua disponibilidade.

No tocante à circulação, a Biblioteca adota o sistema de código de barras, para leitura ótica, objetivando maior rapidez no atendimento aos usuários. 

O acesso físico ao acervo é livre, inclusive para pessoas com deficiência, o que permite ao usuário utilizar amplamente todos os recursos informacionais disponíveis.

A Biblioteca oferece aos usuários os seguintes serviços, dentre outros:

– Consulta aberta ao público em geral, com ênfase para a demanda da comunidade acadêmica;

– Acesso ao acervo físico;

– Acesso à Biblioteca Virtual;

– Empréstimo domiciliar;

– Reserva e renovação presencial;

– Reserva  e renovação on-line;

– Acesso aberto, possibilitando ao usuário o manuseio da coleção

– Catálogo impresso, disponível para consulta local ao acervo

– Orientação à elaboração de trabalhos acadêmicos

– Horário de funcionamento diário ininterrupto

– Acesso à rede Wi-Fi;

– Pesquisa bibliográfica;

– Pesquisa em bases de dados;

– Capacitação de usuários, utilizando todos os recursos da Biblioteca, bases locais, bibliotecas virtuais e bases de dados, com utilização de estratégias de busca;

– Exposições e campanhas.

A Biblioteca, para atender às demandas informacionais da comunidade acadêmica, possui no seu acervo coleção completa e atualizada, selecionada a partir de critérios relevantes na formação de um acervo para atender a uma instituição de ensino superior, composta por:

– Livros

– Periódicos Correntes

– Revistas

– Jornais

– CDs

– DVDs


A coleção passa por um processamento técnico, com vista à sua ordenação, recuperação e localização da informação.

No que diz respeito à classificação dos assuntos, é adotado o Sistema Decimal Universal – CDU e a Tabela de Cutter, utilizando-se para a catalogação o Código de Catalogação Anglo-Americano – AACR2 (padrões internacionais).

 

Pular para o conteúdo