O QUE É

A Comissão Própria de Avaliação – CPA, a ser constituída em cada instituição de ensino superior, foi criada a partir da Lei nº 10.861/2004, do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, com a função de coordenar e articular o seu processo interno de avaliação (auto-avaliação).


OBJETIVOS


A avaliação interna da instituição, ou auto-avaliação, coordenada pela CPA, tem como principal objetivo aumentar o grau de conhecimento sobre a Instituição, sua missão, finalidades, forma de organização e resultados, com vista à (re)construção de sua identidade e ao seu aperfeiçoamento contínuo, identificando pontos fortes e potencialidades, bem como fragilidades, subsidiando a gestão da Faculdade e exercendo sobre os gestores e membros da comunidade acadêmica um papel pedagógico, formativo e construtivo, visando ao aperfeiçoamento institucional, dos seus cursos e de todas as suas atividades.

A auto-avaliação é, portanto, um processo cíclico, criativo e renovador de análise, interpretação e síntese das várias dimensões que define a IES.


COMPOSIÇÃO DA CPA


A CPA do CEST conta, em sua composição, com a participação de representantes de todos os segmentos da comunidade acadêmica e, também, da sociedade civil organizada.

A CPA é formada por dois representantes do corpo docente, dois representantes do corpo discente, dois técnico-administrativos e dois representantes da sociedade civil organizada.

Prof. José Augusto dos Reis, Assessor de Planejamento Estratégico, representante do corpo técnico-administrativo – Presidente;

Profa. Faida Sandreanny Kran, Coordenadora, representante do corpo técnico-administrativo;

Prof. Abidiel Pereira Dias, representante do corpo docente;

Profa. Isabel Cristina Costa Freire, representante do corpo docente;

Adney Teles, do Curso de Direito, representante do corpo discente;

Marília Graziela Barros, do Curso de Enfermagem, representante do corpo discente;

João Bosco Pimenta de Sousa, da Associação Comercial do Maranhão, representante da comunidade;

Maria Violeta Lima Castro, do Centro Beneficente Nossa Senhora da Glória, representante da comunidade.


RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO DO CEST


Os relatórios da avaliação interna do CEST, nos moldes do SINAES, elaborados pela CPA da Faculdade, vêm sendo apresentados desde 2006 e seus resultados, sua dinâmica e suas recomendações têm surtido efeito sobre a instituição, na medida em que as indicações de correção e melhoria pertinentes vêm sendo consideradas e adotadas.

Acesso rápido

Scroll Up