ATIVIDADES DE EXTENSÃO

COM INSCRIÇÕES ABERTAS

Curso de Folhados Básicos

Com a expertise do Prof. Eleilson Fernandes, você vai dominar a arte de criar deliciosos folhados, desde croissants até palmiers, desenvolvendo habilidades na panificação para diversos segmentos. No curso você aprenderá sobre:

  • Teórico (tipo de massa, característica e batimento).
  • Processo de batimento e laminação
  • Preparações:
  • Folhado básico
  • Folhado recheado
  • Palmier

O curso acontecerá no dia 23 de outubro! Não perca essa oportunidade de aprimorar suas habilidades gastronômicas e prepare-se para uma experiência saborosa e enriquecedora. 

As inscrições podem ser realizadas na Central de Relacionamento, com valor de investimento de R$ 100,00, até 20 de outubro. Maiores informações em 3213.8008

#CESTGastronomia #Folhados #AprendaComOsMelhores”

Workshop de Eletroterapia Básica

Prepare-se para aprofundar seus conhecimentos em eletroterapia!

O evento oferecerá uma visão abrangente e prática das principais técnicas e equipamentos de eletroterapia, tornando-o ideal para estudantes do Curso de Estética da Faculdade CEST e acadêmicas de estética de outras instituições a partir do 3º Período.

O curso será ministrado pela Profa. Ma. Monalisa Sodré, Esteticista e Mestra em Biologia Microbiana. Confira o conteúdo:

Conteúdo Teórico:
-Efeitos fisiológicos, indicações e contraindicações das correntes:

• Corrente Aussie;
• Corrente Russa;
• Corrente Polarizada (Galvânica ou Contínua)
• Corrente Micropolarizada;
• Microcorrente;
• Alta frequência;

Conteúdo Prático:

• Parametrização dos diferentes tipos de correntes;
• Instrução no manuseio, técnicas e manobras utilizadas nos equipamentos;
• Possíveis associações nas disfunções estéticas faciais e corporais.

As inscrições para o workshop estão abertas e podem ser feitas até o dia 27 de outubro, Central de Relacionamento do CEST. Informações em 3213-8008.
#EletroterapiaCEST #WorkshopCEST #Estética #Saúde

Curso de Exames Bioquímicos na Prática Clínica do Nutricionista: da Interpretação à prescrição

O curso, que será ministrado pela Profa. Marília Santana Sousa de Lacerda, tem como objetivo aprender a interpretar e a prescrever os exames bioquímicos importantes para a prática clínica do nutricionista, conectando os resultados dos exames com o quadro clínico do paciente e as principais patologias associadas

Fará parte do Conteúdo Programático do curso:

  • A importância dos exames bioquímicos para o nutricionista: histórico e legislações.
  • Interpretação e prescrição de exames bioquímicos para:

– Desnutrição proteica

– Doenças cardiovasculares

– Doenças endócrinas

– Avaliação da tireoide

– Rastreamento da saúde da mulher

– Doenças renais

– Doenças hepáticas

– Anemia

– Avaliação de vitaminas e minerais

  • Momento prático (casos clínicos)

As inscrições podem ser realizadas na Central de Relacionamento, com valor de investimento de R$ 80,00, até 20 de outubro. Maiores informações em 3213.8008

Cozinha regional Maranhense

Descubra os sabores autênticos do Maranhão! 

Junte-se a nós no dia 29 de setembro na Faculdade CEST para uma jornada culinária única com a renomada Chef Sildiana Cerqueira. Entre as receitas que serão elaboradas estão:

• Arroz de cuxá
• Cuxá
• Torta de camarão
• Vatapá

Prepare-se para uma explosão de sabores maranhenses! 

#CursoDeGastronomia #CulináriaMaranhense #ChefSildiana #CEST

EM ANDAMENTO

Projeto Aprender Fazendo em Direito

O Projeto Aprender Fazendo em Direito acontece no Escritório Escola Prof. Espedito Alves de Melo e tem por objetivo prestar serviços advocatícios à comunidade carente de São Luís de forma gratuita, nas mais diversas áreas jurídicas, propiciando uma formação de qualidade para os futuros profissionais pautada na solidariedade e fraternidade, além disso proporciona aos alunos do curso de Direito a oportunidade de colocarem em prática os conhecimentos adquiridos durante as aulas e uma possibilidade de experienciar a realidade da profissão de forma mais direta.

Projeto Aprender Fazendo em Estética Integral

O Projeto Aprender Fazendo em Estética Integral busca promover vivência prática entre as alunas do curso de Estética e Cosmética proporcionando domínio dos métodos e técnicas aplicados à Estética Integral.

 

Projeto Institucional de Extensão CEST Esportes

O projeto CEST ESPORTES tem a finalidade de integrar a comunidade acadêmica da Faculdade Santa Terezinha-CEST, utilizando o esporte como ferramenta, fomentando sua prática, organização e discussão. O projeto visa parcerias com órgãos esportivos, secretarias de esporte e federações, para que as práticas esportivas possam ser realizadas. O projeto também tem por objetivo contribuir para um ambiente saudável e de oportunidades relacionadas à prática esportiva universitária.

PROGRAMADAS

Atividade no Projeto Social Ádapo. O projeto uma iniciativa social que trabalha para impactar a vida das pessoas em vulnerabilidade social e tem como objetivo prestar assistência social, oferecendo cultura e lazer para a comunidade do Angelim.

A atividade acontecerá dia 13 de maio, às 14h, na praça do Viva Angelim e oferecerá as mães do bairro Angelim atendimentos básicos de saúde e beleza.

O CEST participará da atividade com alunos e professores do curso de Fisioterapia.

REALIZADAS

1º Ciclo de Diálogos Povos Indígenas: Educação, Saúde e Direito

O evento proporcionou uma tarde de muito aprendizado e de importantes debates acerca dos direitos, o acesso a saúde e a educação dos povos indígenas.
As palestras foram ministradas pelos representantes indígenas Inay’Uri Guajajara, Rosa Tremembé, Pjihcre akroá Gamella, Magno Guajajara e pela Professora Ana Caroline Oliveira.

Atividade de Extensão Oficina de Produção de Pratos com Alimentos Cultivados na Comunidade

A atividade foi realizada na comunidade de Tajaçuaba, no município de São Luís. Os alunos participaram da colheita dos produtos e ensinaram a comunidade a prepararem alimentos de forma saudável e com total aproveitamento.

Atividade de Extensão na Comunidade Baré realizada pelos alunos do curso de Enfermagem.

Foram feitos atendimentos de orientações às mães e crianças sobre alimentação e distribuição de cestas básicas.

Atividade de extensão para orientação nutricional para praticantes de atividade física.

Foram realizadas orientações sobre informações de cunho nutricional e associadas a qualidade de vida para praticantes de atividade física.

Atividade de extensão para avaliação e orientação nutricional.

Foram realizadas avaliações e orientações nutricionais sobre hábitos saudáveis associados à qualidade de vida para funcionários da empresa Yara Brasil

Atividade de Extensão no Instituto de Longa permanência para idosos ILP.

Foram executadas atividades educativas como: lavagem das mãos (aplicação de tinta guache nas mãos para demonstrar a técnica correta de lavagem das mãos), bingo das frutas (didática em forma de bingo com marcações de frutas e explanação sobre os benefícios de cada alimento e premiação) e palestra com dicas e tira dúvidas sobre a alimentação saudável.

Atividade de extensão no Lar Calábria.

Foram executadas atividades de Educação Nutricional com explanação sobre os 10 Passos para a Alimentação Saudável do Idoso (Quiz sobre o tema e dinâmica de adivinhação)

5ª Feira da mulher empreendedora do CEST

A Feira da Mulher Empreendedora do CEST tem como objetivo divulgar e valorizar as iniciativas de empreendedorismo das alunas e colaboradoras da faculdade.

Palestra Imersão em Micropigmentação

Palestra Imersão em Micropigmentação, realizada no dia 31 de março de 2023, promovida pelo Curso de Estética e Cosmética, ministrada pelo Prof. Esp. Jefferson Belfort.

Projeto de Extensão Assistência Integral do Idoso

O Projeto de Extensão Assistência Integral ao Idoso tem como objetivo promover vivência prática entre alunos e o grupo dos idosos do bairro Anil e adjacências, proporcionando maior capacidade de identificar e resolver demandas e desafios reais da sociedade, facilitando o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais para a sua jornada profissional.

Por meio do projeto busca-se formar uma maior consciência crítica e política a respeito das práticas interdisciplinares, desenvolver protocolos de atendimento voltados para a área de geriatria, gerar autonomia e segurança nas condutas definidas e promover ações interdisciplinares abrangendo todos os cursos do CEST.

Projeto Arena Empreendedora

O projeto Arena Empreendedora tem como objetivo colocar em prática os conhecimentos obtidos nas disciplinas de Contabilidade Gerencial, Administração Financeira e Orçamentária, e Marketing a partir da aplicação empreendedora de uma solução (produto/serviço) para o mercado.

A partir dos conteúdos das disciplinas, os alunos realizam a aplicação na ideia de negócio de modo a torná-la viável mercadologicamente e financeiramente.

Projeto Atitude

O Programa Atitude é uma iniciativa da Prefeitura de São José de Ribamar em parceria com o CEST e tem por objetivo formar indivíduos e cidadãos, por meio de práticas e formações que compõem o conjunto de iniciativas voltadas para a construção do projeto de vida dos estudantes. As vivências foram elaboradas a partir de um olhar crítico sobre os desafios da rede pública de ensino em todo o país.

O programa está sendo desenvolvido em todo o município de São José de Ribamar, através de 36 escolas municipais, com jovens de 13 a 15 anos, cursistas do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental. Serão atingidos, aproximadamente, 5 mil adolescentes, 20 mil grupos familiares, 3.600 idosos, 500 pessoas de população quilombola, 5 mil mulheres e pessoas com algum tipo de deficiência.

Através do programa, inicialmente, tem a participação de 25 alunos bolsistas de extensão dos cursos de Nutrição, Enfermagem e Estética e Cosmética do CEST.

Projeto Panetomar

O Projeto Panetomar tem como objetivo distribuir no período das festas natalinas panetones para os familiares e alunos assistidos pela Escola Eney Santana, mantida pela APAE São Luís. Os panetones são produzidos pelos alunos e professores dos cursos de Nutrição e Gastronomia do CEST.

O Panetomar busca a interdisciplinaridade entre os cursos de Gastronomia e Nutrição, visando desenvolver a criação, elaboração, conservação e marketing de um produto elaborado pelos discentes do CEST, bem como levá-los a se relacionarem com grupos sociais externos à Faculdade, experienciando outras realidades, nas quais podem fazer a diferença, bem como levando um pouco dos produtos natalinos para quem não tem condições de comprá-los.

 Projeto de Extensão Oficina de Brigadeiro Gourmet

O Projeto de Extensão Oficina de Brigadeiro Gourmet é realizado com as mães e alunos da escola Eney Santana, bem como em comunidades carentes. O projeto consiste em ensinar a fazer diversos brigadeiros de forma criativa, variados tipos, sabores, modelos, tamanhos, cores e aromas. Junto a isso, o projeto ensina aplicação de técnicas adequadas ao preparo da confeitaria, cozinha brasileira, métodos e técnicas de conservação, marketing e rotulagem do produto.

.

Pular para o conteúdo