O que é o NOP?

Núcleo de Orientação Psicopedagógica (NOP) é o serviço criado pela Faculdade Santa Terezinha destinado a prestar assistência e orientação acadêmica e psicopedagógica aos alunos, instalado em ambiente próprio e com horários estabelecidos, composto por equipe multidisciplinar, formada por pedagogo, psicopedagogo, psicólogo, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional.

Objetivo

O NOP visa oferecer suporte aos alunos, através de ações de caráter preventivo e de orientação, mediante atendimento individual ou em grupo, buscando solucionar e dar encaminhamento a problemas surgidos tanto no seu desempenho acadêmico quanto em questões que tenham reflexo nesse desempenho, relativas a dificuldades de aprendizagem, comportamento individual, ao relacionamento intra e interpessoal e outras que possam causar comprometimento ao seu pleno desenvolvimento acadêmico e das capacidades humanas, em suas dimensões cognitiva, afetiva, social e psicomotora.

Público Alvo

O atendimento multidisciplinar proporcionado pelo NOP destina-se aos alunos da Faculdade, mediante atendimento individual ou em grupo, a partir de procura espontânea ou por encaminhamento de professor ou pela Coordenação do Curso, podendo se estender a familiares ou outros, conforme o caso.

SERVIÇOS DE ATENDIMENTO AO ALUNO

Atendimento Individual

– O atendimento individual se dá em casos que envolvam demanda pessoal específica, como situações de vida que gerem sofrimento psíquico, dificuldades de aprendizagem, problemas no relacionamento interpessoal, dentre outros.

– O aluno é atendido individualmente, pelo profissional indicado para o caso, e a partir daí estabelece-se o processo de acompanhamento, que pode ser através de atividades individuais ou em grupo.

– Quando julgado necessário, o aluno é orientado para procurar serviços especializados externos.

Atendimento em Grupo

– As atividades em grupo são realizadas com o objetivo de intervir em dificuldades comuns aos alunos, buscando soluções através da relação interpessoal e grupal.

– As temáticas em grupo são trabalhadas de acordo com as demandas identificadas.

– As atividades desenvolvidas em grupo incluem, entre outras: Intervenções em sala de aula, ligadas ao relacionamento da turma ou a alguma questão emergente; Projeto “Corpo Livre”, voltado para promover a desinibição e a expressividade, com reunião semanal; Projeto “Curso de Preparação para Falar em Público”, com turmas pré-formadas para trabalhar dificuldades relacionadas à apresentação de trabalhos acadêmicos, com duração de uma semana e renovado mensalmente; Projeto “Grupo de Estudo”, com o objetivo de leitura e discussão de conteúdos técnico-científicos, com periodicidade semanal.

OUTRAS ATIVIDADES DO NOP

– Avaliação Psicopedagógica

– Contato com pais familiares do aluno, para escuta e orientações

– Escuta e orientações aos professores, em situações específicas relacionadas aos alunos

– Participação na Iniciação Acadêmica semestral, promovendo o acolhimento ao aluno ingressante, por meio das oficinas de relacionamento intra e interpessoal e trabalhando a afetividade

– Atividades de arte e cultura

 

COORDENADORA DO NOP

Profa. Maria Goreti de Nasaré RodriguesPsicologia, UFPA (1993)Especialista em Psicomotricidade, UCAM (2005)

LOCAL E HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Local: Sala do NOP, 1º andar (ao lado da Sala dos Professores, sobre a lanchonete)

Contato(98) 3213-8045

E-mail:  nucleodeorientacao@cest.edu.br

Horários:

HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO
Dias da semanaMatutinoVespertinoNoturno
Segunda-feira*******15h30 às 18h30
Terça-feira07h30 às 09h30
11h30 às 12h30
15h30 às 18h30
Quarta-feira**************
Quinta-feira07h30 às 09h00
11h00 às 12h30
15h30 às 20h30
Sexta-feira09h30 às 12h30*******

 

Pular para o conteúdo